Consórcio de Imóveis 7 ago / 2014

Consórcio de imóveis: como funciona?

Consórcio de imóveis: como funciona?

Definido pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) como “a arte de poupar em grupo”, o consórcio foi criado na década de 60 para incentivar a compra de veículos novos numa época em que a economia brasileira não estava muito favorável. O intuito dos criadores do primeiro grupo era construir um fundo com dinheiro suficiente para a compra de um carro 0 km para cada participante.

A iniciativa deu tão certo que a modalidade se diversificou até chegar ao segmento de imóveis. Assim como o consórcio de automóveis, o imobiliário se caracteriza por uma poupança comum, à qual os participantes contribuem mensalmente.

Todos os meses, um ou mais consorciados têm a chance de usar o dinheiro do fundo comum para adquirir um imóvel, reformar e até construir uma casa, entre outras possibilidades. A contemplação acontece de duas formas: sorteio e lance.

O sorteio é realizado pela Loteria Federal, já a oferta de lance nada mais é do que a antecipação do pagamento das prestações. Cada administradora de consórcio define de que forma isso pode ocorrer. Na Ademilar, os consorciados dispõem de duas opções: lance livre e lance limitado. O primeiro deles não tem limite de oferta; no segundo, este limite é definido de acordo com o grupo no qual o cliente está inserido.

O consórcio possui diversas vantagens em relação a outras modalidades de compra parcelada. Além de ser mais econômico por não haver a cobrança de juros – só existe uma baixa taxa de administração –, o crédito da contemplação permite a negociação de descontos, por proporcionar uma compra à vista.

Os benefícios do consórcio não se restringem à economia de dinheiro. Essa modalidade também é menos burocrática, permite que o consorciado use o saldo do seu FGTS de diversas formas e ainda atualiza os valores do crédito anualmente, garantindo a formação de patrimônio sem descapitalização.

Veja também: O que você precisa saber antes de investir em um consórcio

—————————————————————————————–

A Ademilar é especializada em consórcio de imóveis, e desde 1991 já atendeu mais de 22 mil famílias. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma aposentadoria imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada para melhor atendê-lo.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

7 comentários “Consórcio de imóveis: como funciona?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *