Construção Civil 7 fev / 2013

Tabela com o percentual de gastos para cada etapa da obra

tabela-percentual-gastos-obraPara controlar os gastos e administrar melhor uma obra, utilizar uma tabela com o percentual de custo de cada etapa pode ser uma boa ideia, já que oferece uma visão mais clara de quanto está sendo investido e em quê. Assim, auxiliado por essa ferramenta, é possível criar um plano de controle de gastos conforme o cronograma do projeto, ajudando na adequação do dinheiro disponível para o empreendimento.

A tabela a seguir não inclui porcentagem referente à mão de obra (por conta dos reajustes constantes que não podem ser mensurados com precisão) e seus valores de referência têm base em um projeto arquitetônico de padrão normal, com estrutura de concreto armado ou alvenaria. Assim sendo, os valores-base podem sofrer variações de acordo com diversos fatores.

ETAPA VARIAÇÃO DO CUSTO
Projetos e aprovações 5% a 12%
Serviços preliminares 2% a 4%
Fundações 3% a 7%
Estrutura 14% a 22%
Alvenaria 2% a 5%
Cobertura 4% a 8%
Instalação hidráulica 7% a 11%
Instalação elétrica 5% a 7%
Impermeabilização/isolamento térmico 2% a 4%
Esquadrias 4% a 10%
Revestimento e acabamentos 15% a 32%
Vidros 1% a 3%
Pintura 4% a 6%
Serviços completares Até 1%

Veja também: Dicas para a hora da reforma.

26 comentários “Tabela com o percentual de gastos para cada etapa da obra”

  1. Prezados, bom-dia!

    Gostaria de saber qual foi o estudo utilizado para criação desta tabela? Pois estou necessitando de algo do tipo, porem não encontro dados para construção de uma.

    Obrigado.

    Ricardo

    1. Olá, Ricardo.

      Imaginamos que não é necessária a criação de uma nova tabela, já que as porcentagens de variações desta são fixas para todas as construções. A única porcentagem que varia é referente à mão de obra.

      Continue nos acompanhando. Abraços!

  2. Olá!

    Estou fazendo um trabalho e gostaria de saber qual a fonte dessas informações? Existe alguma publicação, norma?

    Continuem com o bom trabalho do site!

    abraço

    1. Olá Sandro.

      A Ademilar é uma administradora de consórcios e em nosso blog damos dicas de decoração, arquitetura e construção, mas não oferecemos estes serviços. Por isso o ideal seria entrar em contato diretamente com uma empresa ou profissional do ramo.

      Convidamos você a conhecer um pouquinho mais sobre a Ademilar em nosso site: http://www.ademilar.com.br.

      Obrigado pela visita! 🙂

  3. Olá,

    Gostaria de saber em qual das categorias entram na porcentagem materiais como louças sanitárias e metais. Seria em revestimentos e acabamentos?

    Grata.

  4. Boa noite. A categoria mais adequada para porcentagem de materiais como louças e metais (Assento sanitário, pia, tanque, torneiras) não seria Instalações Hidrossanitarias/Hidráulica ?

    Obrigado.

    1. Obrigado por seu comentário, Anderson, mas todas as fontes que consultamos indicam a colocação dos gastos com louças e metais sanitários na categoria Revestimentos e Acabamentos 😉

      Agradecemos sua vista, volte sempre 🙂

  5. Boa tarde. Primeiramente parabéns pelo blog.
    Estes percentuais levam em consideração o custo total da obra (material + mão de obra) ou somente material?

  6. Bom dia, gostaria de saber se há alguma tabela que informe o percentual relacionado às etapas da obra?!
    Por exemplo: quantos % do total a ser construído representa a fundação, ou a supraestrutura. Não em valores, mas em termos de execução. Obrigado

    1. Olá Waldir.

      Pedimos que converse com um profissional especializado no segmento da Construção Civil para sanar todas as suas dúvidas.

      Agradecemos o comentário e a visita 🙂

  7. Olá pessoal. recentemente uma empresa de automação residencial desenvolveu um projeto em que houve economia de material e mão de obra. No que se refere ao material, foi economizado cerca de 20% e mão de obra, 1/3 do tempo que levaria para executar. Para o cliente, a economia trazida pela automação no uso cotidiano do imóvel pagará i investimento em 2 anos. (Cliente: Faculdade Regis; Automação: Controllar)

  8. Olá pessoal, para quem interessar existe uma consultoria de uma empresa chamada PINI especializada na área da construção Civil, eu uso as informações para calcular quantitativo e valores de cada etapa da obra bem como mão de obra por cada serviço executado.
    Mas para quem está procurando valores percentuais ai vai uma dica, existe uma regra básica na construção civil para quem quer ter uma base de valores, usamos a seguinte conta 60% para materiais e 40% MDO (mão de obra).
    Então se vc já tiver um valor estimado para um dos dois serviços é só calcular pelo número de vez da décima da porcentagem, exemplo 60% =6 , 40%= 4
    $1200 de MDO então 40% do total da obra certo?
    40% =4
    1200÷4
    = 300 certo?
    Então 300 é = 10%
    100% da sua obra = 300 ×10 = 3000
    Então vc irá gastar 1800 de material.

  9. A minha pergunta é: 5% a 7% do valor da
    obra para instalações elétricas estão incluídos iluminação (luminárias), tomadas e interruptores e outros dispositivos inerentes às instalações elétricas? Ou só tubulação e fiação?
    Obrigado !!

    1. Olá, José.

      A Ademilar é uma administradora de consórcios e em nosso blog damos dicas de decoração, arquitetura e construção, mas não oferecemos estes serviços ou vendemos os produtos que mostramos. Por isso, o ideal seria entrar em contato diretamente com uma empresa de construção civil para esclarecer suas dúvidas.

      Convidamos você a conhecer um pouquinho mais sobre a Ademilar em nosso site: http://www.ademilar.com.br.

      Obrigado pela visita! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *