Dicas Financeiras 12 abr / 2017

Dinheiro: erros que os jovens cometem

Dinheiro: erros que os jovens cometem - Ademilar

Para grande parte dos jovens, o planejamento financeiro costuma passar longe das preocupações. Aos vinte e poucos anos, muitos desejam somente aproveitar o momento. Porém, para que possam desfrutar das tão sonhadas e valorizadas independência e liberdade, cuidar do dinheiro é fundamental. Abaixo, listamos alguns erros que jovens costumam cometer e devem evitar para viver um futuro confortável.

Não fazer um orçamento

Para quem ainda mora com os pais e, portanto, não tem muitas responsabilidades financeiras, colocar todos os gastos na ponta do lápis parece desnecessário. Porém, é importante acostumar-se desde cedo a organizar o orçamento. É através dele que você conseguirá se planejar para realizar projetos e saber para onde seu dinheiro vai todos os meses.

Abusar do cartão de crédito

O cartão de crédito pode se tornar uma armadilha para quem o usa sem controle ou planejamento - Ademilar

A conta está quase zerada, mas você não pode deixar de comprar a bolsa recém-lançada ou fazer uma viagem. A solução: o cartão de crédito. Embora seja um excelente aliado quando utilizado com responsabilidade, o crédito pode se tornar uma armadilha para quem o usa sem controle ou planejamento. Ao pagar só o mínimo de uma fatura alta, o cliente passa a enfrentar os juros do rotativo, que no ano passado chegaram a inacreditáveis 484,6% ao ano. Para evitar as dívidas, priorize o pagamento à vista e use o cartão de crédito esporadicamente.

Gastar para se exibir

Para impressionar os amigos e serem aceitos em determinado grupo, muitos jovens gastam além do que podem e acabam mantendo um padrão de vida incoerente com seus salários. Tenha em mente que os verdadeiros amigos não se importam com o modelo do seu carro ou a marca das suas roupas.

Se recusar a desembolsar mais pela qualidade

Ao adquirir peças de roupa ou equipamentos eletrônicos você normalmente opta pelo produto com o menor preço? Adotar sempre essa postura pode ser prejudicial para o seu bolso, afinal, como prega o ditado, “o barato sai caro”. O ideal é aprender a investir mais em coisas necessárias e duradouras, como um casaco e o seu colchão, por exemplo.

Aplicar o dinheiro somente na poupança

O rendimento da poupança é muito baixo quando comparado a outros tipos de investimentos, por isso, recorrer somente à caderneta pode significar perder dinheiro. Uma excelente opção de investimento é o consórcio de imóveis, a partir do qual você consegue disciplinar as finanças, obter renda extra e ainda planejar a compra do primeiro imóvel.

Não ter uma reserva de emergência

Para esta finalidade, a poupança funciona bem, uma vez que a ideia é poder resgatar o dinheiro facilmente no caso de um imprevisto, como o desemprego. Especialistas recomendam direcionar 10% do salário para esta reserva de emergência e se planejar para que ela atinja uma quantia equivalente entre seis meses e um ano da sua renda.

Não planejar a aposentadoria

Planejar a aposentadoria desde cedo, por exemplo, é fundamental, desembolsando menos por mês para garantir independência financeira dali a alguns anos - Ademilar

Os jovens não costumam pensar a longo prazo. Planejar a aposentadoria desde cedo, por exemplo, é fundamental, desembolsando menos por mês para garantir independência financeira dali a alguns anos. A Aposentadoria Imobiliária Ademilar é uma excelente opção: através de um plano de consórcio de imóveis, o jovem se planeja para obter renda extra com a locação, além de garantir um patrimônio.

Veja também: A importância da educação financeira para os jovens

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *