Dicas Financeiras 15 mar / 2017

A importância da educação financeira para os jovens

A importância da educação financeira para os jovens - Ademilar

De acordo com reportagem veiculada pelo SBT, uma pesquisa realizada no ano passado revelou que 9,4 milhões de jovens entre 18 e 25 anos estão com as contas atrasadas. Este número representa 15,7% dos mais de 60 milhões de brasileiros inadimplentes. A educação financeira é uma excelente aliada para combater este cenário.

Controlar as finanças pode ser um desafio para os jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho. A falta de experiência em lidar com o dinheiro, aliada às tentações consumistas, acarreta o endividamento. Daí a importância de se trabalhar a educação financeira, o que possibilitará ao jovem entender que é possível curtir o presente e ao mesmo tempo se planejar para um futuro com estabilidade e independência.

Milhares de escolas Brasil afora já trabalham a educação financeira em sala de aula, seja como matéria obrigatória ou optativa. Além dos professores, cabe também aos pais ajudar os jovens a estabelecer uma relação saudável com o dinheiro. Aprender a usar o orçamento de forma consciente nesta fase da vida pode fazer a diferença entre conseguir ou não realizar grandes projetos.

Uma vez que muitos jovens não se preocupam com o futuro ou não se interessam em planejar os próximos anos, é papel do educador financeiro explicar que o breve prazer de uma compra mal planejada pode fácil e rapidamente ser superado pelo pesadelo do endividamento.

Além de romper com velhos – e maus – hábitos, a educação financeira influencia em um aspecto muito valorizado pelos jovens, a liberdade, tendo em vista que somente quem aposta no consumo consciente e escolhe bons investimentos conseguirá de fato ser livre, ao não ficar dependente de outras pessoas ou do sistema.

A educação financeira se traduz ainda em planejamento, disciplina e na importância de eleger prioridades, no sentido de que não se deve buscar diversos objetivos de uma vez e que um prazer momentâneo pode refletir na conquista de uma meta a longo prazo.

Veja também: Reforma da previdência deve estimular planejamento financeiro

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *