Onde Morar 14 fev / 2014

Sé: o início de São Paulo

Sé, o marco zero de São Paulo
Foto: Bruno Rodrigues

Foram os jesuítas os responsáveis pela criação de São Paulo, quando Martim Afonso de Sousa, donatário da Capitania de São Vicente, entregou a eles uma grande área para a edificação da cidade. A construção da Igreja da Sé iniciou-se em 1555 naquela mesma área. Por existirem problemas na edificação, a igreja foi demolida em 1744 e em 1745 começou a ser construída novamente.

O início da construção da catedral em estilo gótico que conhecemos hoje se deu pelo primeiro arcebispo metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, no ano de 1912, e 42 anos depois, em 1954, a igreja foi inaugurada por Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta.

Durante o mandato do prefeito Olavo Setúbal, a Praça da Sé foi totalmente reurbanizada, principalmente pela implantação do metrô, que foi inaugurado no ano de 1978 como Estação da Sé.

Em frente à Catedral da Sé fica o Marco Zero de São Paulo, que traz um mapa dos estados ao redor de São Paulo ilustrado com símbolos que fazem referências a esses locais.

Marco Zero de São Paulo
Foto: Fernando Rebelo Fotografia

Igreja da Sé é hoje a maior igreja de São Paulo, com 110 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura, cúpula com altura de 30 metros e capacidade para 8 mil pessoas.

Interior da Catedral da SéInterior da Catedral da Sé (Foto: Site Dica de Turismo)

Fonte: São Paulo Bairros

Veja também: Vantagens de morar próximo ao Ibirapuera

—————————————————————————————–

A Ademilar é especializada em consórcio de imóveis, e desde 1991 já atendeu mais de 22 mil famílias. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma aposentadoria imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada para melhor atendê-lo.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

18 comentários “Sé: o início de São Paulo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *