Sustentabilidade 20 abr / 2017

Conheça o conceito de arquitetura sustentável “Earthship”

Conheça o conceito de arquitetura sustentável “Earthship” - Ademilar

“Se você tivesse um espaço para viver onde a água fosse captada da chuva, a energia viesse do sol e dos ventos e o alimento pudesse ser produzido dentro da própria casa, o que você faria com seu tempo?”.

O conceito “Earthship” tem por objetivo nos manter afastados da realidade caótica do planeta - Ademilar

A frase acima, que nos faz refletir sobre o modo de vida que levamos e a maneira com que edificações são levantadas, é de autoria de Mike Reynolds, arquiteto norte-americano considerado o papa da arquitetura sustentável e criador do modelo de construção conhecido como “Earthship”, que tem por objetivo atribuir aos espaços construídos a função de nos abrigar e manter vivos e ao mesmo tempo afastados da realidade caótica do planeta.

Primeira escola sustentável da América Latina - Ademilar

A arquiteta Fátima Souza, que acompanhou Reynolds durante a construção da primeira escola sustentável da América Latina, no Uruguai, resume as construções Earthship: “As estruturas aproveitam materiais que seriam descartados, como latas de alumínio, garrafas plásticas, pneus usados, além de itens naturais como madeira e terra. Os espaços produzidos mantêm a temperatura ambiente e o funcionamento é independente de energia e água de redes externas. Outro destaque é a produção de alimentos por meio das células botânicas que limpam toda a água utilizada na casa e depois é devolvida à natureza, sem poluentes”.

As estruturas aproveitam materiais que seriam descartados, como latas de alumínio, garrafas plásticas e pneus usados - Ademilar

Mike Reynolds garante que a durabilidade das casas elaboradas com base neste conceito é maior do que as de alvenaria, uma vez que são construídas de acordo com as necessidades apontadas pelos fenômenos da natureza. A primeira casa Earthship, levantada há mais de 45 anos, ainda está de pé e em pleno funcionamento.

O modelo de construção Earthship visa alertar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso inteligente das matérias-primas naturais - Ademilar

O modelo de construção Earthship, que visa alertar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso inteligente das matérias-primas naturais, foi desenvolvido ao longo de 50 anos de pesquisa e possui seis princípios básicos: sistema sustentável de conforto térmico, autossuficiência energética, captação de água da chuva, tratamento de esgoto por células botânicas, construção com materiais naturais e reaproveitados e produção independente de alimentos. A ideia, portanto, é desenvolver espaços que necessitem apenas dos recursos naturais ao mesmo tempo em que sejam economicamente viáveis.

Veja também: Ecovila tem casas construídas com garrafas pet

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *