Por que o consórcio é exemplo de economia compartilhada?

Por que o consórcio é exemplo de economia compartilhada? - Ademilar

Você pode até não associar o conceito aos serviços, mas com certeza já usufruiu da economia compartilhada.

Quer alguns exemplos? Em vez de tirar o carro da garagem, chamou um motorista por aplicativo, ao viajar, trocou o hotel pela casa de alguém, e antes de uma festa, emprestou uma roupa para a ocasião. Todos esses serviços que já estão na sua rotina fazem parte dessa nova forma de consumir que é a economia compartilhada ou colaborativa.

E você sabia que o consórcio também é exemplo de economia compartilhada? Sim, essa modalidade de compra parcelada, apesar de ter quase 60 anos de existência, nunca foi tão atual, descubra por quê!

O que é economia compartilhada?

Antes de qualquer coisa, vale entender melhor o que significa economia compartilhada. Em poucas palavras, é a circulação contínua de produtos e serviços. A tecnologia que possuímos atualmente serve como intermédio para as pessoas que buscam compartilhar algo. Hoje podemos ver vários tipos de negócios que utilizam dessa modalidade, como aplicativos de caronas, aluguel de imóveis, doações, trocas, entre outros.   

Quais as vantagens da economia compartilhada?

A economia colaborativa costuma usar a tecnologia para desenvolver ideias que possam conectar as pessoas, promover a geração de renda e criar valor para a sociedade, tudo de forma consciente, sem desperdício.

A economia compartilhada permite que as pessoas economizem e/ou conquistem uma renda extra, garante acessibilidade – ao possibilitar que os usuários tenham acesso a produtos ou serviços que a princípio não teriam condições de ter ou utilizar – e também se destaca pela praticidade, pois é muito simples consumir desta maneira. Ainda, ela promove a sustentabilidade. Tudo aquilo que é produzido é aproveitado da melhor maneira possível e por mais tempo, em substituição ao consumo excessivo.

Por que o consórcio é um exemplo de economia compartilhada?

O compartilhamento está no DNA do consórcio, no qual pessoas se juntam em grupos, compartilham objetivos e conquistam bens ou projetos.

Podemos dizer que o consórcio é exemplo de compra compartilhada porque ele promove os mesmos benefícios deste modelo de consumo. A começar pela economia, visto que não há a cobrança de juros nem entrada, uma vez que os próprios participantes se autofinanciam.

Ao entrar em um consórcio, o cliente paga parcelas mensais que irão compor o fundo comum do grupo. É com esta quantia que, a cada mês, um ou mais consorciados serão contemplados com o crédito.

Assim, o valor que cada cliente paga ajuda no acúmulo de capital dos participantes, e embora a pessoa adquira um bem de maneira individual, o grupo beneficia todos os consorciados. Além disso, eles têm as mesmas chances de atingir seus objetivos, através de sorteio ou lance.

O consórcio também é acessível porque facilita a aquisição de um bem que muitas pessoas não teriam condições de adquirir de outra forma, como é o caso de um imóvel, uma compra de alto valor.

Outro benefício do consórcio é que ele gera valor para o cliente. Na Ademilar, ao longo do prazo de pagamento e antes de contemplar a cota, o crédito é atualizado de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), para que o consorciado mantenha seu poder de compra. E caso ele deseje, consegue ainda obter renda extra ao colocar os imóveis para locação.

Por fim, o consórcio promove empoderamento e consumo consciente. Isso porque o próprio consorciado escolhe a melhor opção de parcela e crédito de acordo com o seu orçamento e, com isso, consome de maneira sustentável, evitando assumir compromissos que estejam acima das suas possibilidades financeiras e criando o hábito de poupar com foco em um grande objetivo.

Compartilhe seus projetos imobiliários

Agora que você já conhece todas as vantagens do consórcio, que tal se planejar para aderir à modalidade? Acesse o nosso site, faça uma simulação e comprove que vencer em grupo é sempre mais fácil!

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *