Como alugar um imóvel sem fiador

Como alugar um imóvel sem fiador - Ademilar

Quem está em busca de uma aposentadoria tranquila e confortável pode contar com a Aposentadoria Imobiliária Ademilar para garantir renda extra a partir da locação de imóveis.

Para ter menos dores de cabeça no momento de colocar seus imóveis para alugar e gerenciar o recebimento dos valores de seus inquilinos, o consorciado pode recorrer às imobiliárias, que costumam exigir dos locatários o fiador como forma de garantia.

Porém, há muitas pessoas que, por algum motivo, não podem contar com essa opção ao procurar apartamentos para alugar. Mas há outras boas e seguras alternativas além do fiador, confira:

 

Caução

 

Caução é um valor que pode ser de até três vezes o valor do aluguel e devolvido no fim do contrato - Ademilar

Caução é um valor que pode ser de até três vezes o valor do aluguel e devolvido no fim do contrato, se todos os compromissos tiverem sido cumpridos ao longo dos meses.

Sua vantagem é que o dinheiro “investido” no início do contrato é devolvido, corrigido pelo rendimento da poupança. Por outro lado, se você procura uma kitnet para alugar, pois não precisa de muito espaço ou quer gastar menos, a desvantagem da caução é que é preciso ter a quantia dos aluguéis de uma só vez. Isso pode ser uma dificuldade para quem não possui uma poupança.

 

Seguro-fiança

 

O seguro-fiança é um seguro que o locatário ou o locador podem fazer através de um contrato anual, em que a seguradora arca com os aluguéis em caso de uma eventualidade. Portanto, nessa modalidade, quando há inadimplência, o locatário receberá o valor dos aluguéis determinado no contrato de seguro, que varia de acordo com a empresa seguradora.

Sendo assim, se você procura casas para alugar, a vantagem do seguro-fiança é que não é necessário ter toda a quantia de uma só vez, pois é possível parcelar o valor, que normalmente equivale a um aluguel e meio. Além disso, a cobertura do seguro-fiança pode abranger encargos como IPTU e condomínio e também danos ao imóvel.

A desvantagem é que, como qualquer seguro, o dinheiro não é devolvido ao fim do contrato, e o inquilino também precisa passar por uma análise de crédito, o que pode ser um pouco burocrático.

 

Fundo de investimento

 

Esta forma é a menos comum, pois exige um conhecimento do mercado de investimentos, mas pode ser muito vantajosa se estudada com cuidado, já que há investimentos mais e menos arriscados.

A cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento é uma garantia usada por quem possui dinheiro aplicado em um fundo de investimento. Isso quer dizer que se você está em busca de apartamentos para alugar e possui fundo de investimentos, ele pode ser usado como uma garantia do locador de que, se ocorrer inadimplência, ele poderá transferir fundos suficientes para quitar a dívida da sua conta para a dele.

 

Depósito adiantado

 

Essa é uma opção bem simples, mas não prevista em lei, que consiste no depósito adiantado de dois ou mais aluguéis na conta do locador. Não é muito comum, mas pode ser feita através de um acordo entre as partes, expondo no contrato os termos e as multas ou a não devolução do dinheiro, caso o locatário não rescinda o contrato antes do tempo.

Veja também: Erros que podem afastar inquilinos

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 38 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “Como alugar um imóvel sem fiador

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Evandro, tudo bem?

      É livre a estipulação de qualquer prazo, desde que exista acordo entre o locador e locatário (como consta na Lei do Inquilinato – Lei 8.245/91).

      Os contratos de locação podem ser celebrados por prazo determinado ou não. Como a lei não estipula prazo mínimo ou máximo de duração do contrato, este pode ser de 12, 24, 30 meses, ou tantos meses quanto as partes acordarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *