A importância de planejar a aposentadoria ainda jovem

A importância de planejar a aposentadoria ainda jovem - Ademilar

A reforma da previdência apresentada pelo governo federal é um dos assuntos que mais têm gerado debates e preocupação entre os brasileiros. De acordo com as regras propostas, para receber a aposentadoria integral o trabalhador terá que contribuir por 49 anos, e a idade mínima para se aposentar passará a ser 65 anos. O novo formato valerá para homens e mulheres com menos de 50 e 45 anos, respectivamente.

Os jovens serão afetados diretamente pelas mudanças, porém, ainda não colocam o planejamento da aposentadoria entre as suas prioridades. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), em conjunto com o instituto de pesquisa Ipsos, fez o recorte de uma ampla pesquisa sobre o tema que entrevistou jovens de diversos países (incluindo o Brasil), nascidos entre meados da década de 80 até a virada do século. O resultado é que 62% deles já ouviram falar a respeito das mudanças que o governo pretende implementar, porém, metade afirmou não compreender nada ou desconhecer detalhes sobre o caminho para a aposentadoria. Além disso, um terço dos jovens relatou que prefere não saber como será o futuro financeiro na terceira idade por “não conseguirem lidar com a verdade”.

De acordo com outra pesquisa, feita pelo banco BNY Mellon em parceria com a Universidade de Cambridge, o fato de não querer pensar na aposentadoria não é necessariamente reflexo da falta de interesse desta parcela da população, mas sim uma falha na comunicação feita com os jovens.

Vanessa Vidutto, advogada especializada em planejamento previdenciário, acredita que a negação do jovem é uma reação ao imediatismo desta geração. “Existe uma falta de compromisso a longo prazo e isso se reflete diretamente na questão da previdência, que exige planejamento”. A opinião é compartilhada pelo economista Cícero Péricles, que afirma: “O comportamento do jovem é ainda mais reforçado pela tendência do consumo imediato, que concorre diretamente com o planejamento financeiro e com a falta de comprometimento para organizar um futuro tranquilo”.

Já Aline Sun, sócia de uma empresa de investimentos, vai na contramão. “Acredito que o protagonismo dessa geração supera o imediatismo. Esse jovem quer ter controle da própria vida, e a melhor forma de ter isso é se planejando financeiramente.”

Certamente quem começa a se planejar cedo larga na frente quando o assunto é uma aposentadoria tranquila e rentável, afinal, menor é a quantia que precisa investir por mês para desfrutar de um futuro confortável. “Na juventude, poupar para a aposentadoria é um passeio no parque”, compara o consultor financeiro Jurandir Macedo.

Ao iniciar o planejamento financeiro com foco na aposentadoria, o jovem deve pensar com que idade deseja parar de trabalhar e qual renda precisará ter para manter o padrão de vida e conseguir colocar seus projetos pessoais, familiares e até profissionais em prática.

Para auxiliar os jovens a planejar o futuro, a Ademilar oferece a Aposentadoria Imobiliária. Após adquirir uma cota de consórcio e ser contemplado, o cliente compra um imóvel para locação e, com o valor do aluguel, paga as parcelas restantes do plano. Depois, repete a operação até formar uma carteira de imóveis. Com isso, o consorciado garante renda extra para uma aposentadoria confortável, além de um patrimônio.

Veja também: Aposentadoria mais rentável e tranquila com o consórcio de imóveis

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *