Jovens e a reforma da Previdência: como se planejar

Jovens e a reforma da Previdência: como se planejar - Ademilar

Preocupar-se com a aposentadoria e a previdência pode parecer uma realidade distante para os jovens e, por isso, não costuma fazer parte dos planos deles. Porém, diante das propostas da reforma da Previdência anunciadas recentemente, torna-se cada vez mais importante começar desde cedo a pensar no futuro e em formas de complementar a renda para a aposentadoria.

 

Quais são as propostas?

 

Atualmente, é estabelecido o mínimo de 15 anos de contribuição para quem se aposenta por idade (60 para mulheres e 65 para homens). Em relação ao tempo de contribuição, são 30 anos para as mulheres e 35 para os homens.

O governo propõe estabelecer um mínimo de 20 anos de contribuição para todos, além de idade mínima de 62 anos para as mulheres e de 65 para os homens, o que pode aumentar caso a expectativa de vida do brasileiro suba. Além disso, para receber 100% da aposentadoria será preciso contribuir por 40 anos. Quem cumprir os prazos mínimos, indicados acima, terá direito a apenas 60% da aposentadoria.

O projeto ainda precisa ser analisado pela Câmara e pelo Senado, mas se a proposta for aprovada em sua forma original, quem começar a trabalhar agora teria que cumprir a idade mínima e o tempo de contribuição.

 

O que fazer diante das mudanças?

 

Ao observar estas propostas, fica claro que os jovens terão que trabalhar por muito mais tempo do que se estivessem inseridos no modelo anterior de aposentadoria. Desta forma, para não passar por dificuldades quando chegar a hora de deixar o mercado de trabalho, o jovem não deve contar apenas com a Previdência Social, mas sim se planejar e começar o quanto antes a poupar e investir com foco na complementação de renda para a aposentadoria.

 

Como se planejar?

 

Como afirma Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), “[…] a consciência de poupar e se planejar para o futuro ainda é pequena entre os brasileiros, não apenas pela vontade de crescer profissionalmente de forma rápida, mas também pela ausência da educação financeira durante toda a vida, o que faz com que isso seja apenas um sonho distante. A mudança de comportamento em relação ao dinheiro é fundamental para que, no longo prazo, esse esforço seja recompensado”.

Como o tempo trabalha a favor de quem se planeja e investe, quanto mais cedo você começar a poupar, mais fácil será atingir a meta desejada - Ademilar

Diante disso, Domingos indica que se pense em qual padrão de vida é o desejado para a aposentadoria. Como o tempo trabalha a favor de quem se planeja e investe, quanto mais cedo você começar a poupar, mais fácil será atingir a meta desejada.

 

Onde investir?

 

Comece criando o hábito de poupar, tendo como principal motivação uma aposentadoria tranquila, confortável e que permita aproveitar a vida da forma que mais lhe agradar. O ideal é reservar 10% do salário para este fim.

É preciso buscar um investimento seguro e rentável, como a Aposentadoria Imobiliária Ademilar

Em seguida é preciso buscar um investimento seguro e rentável, como a Aposentadoria Imobiliária Ademilar. Funciona assim: você paga as parcelas e, por meio de sorteio ou lance,  pode utilizar o crédito para comprar um imóvel e alugá-lo. O valor recebido mensalmente com a locação ajuda a pagar as parcelas restantes do plano ou pode ser usado para a adquirir uma nova cota de consórcio, o que gera o chamado ciclo virtuoso de investimento. Com o tempo, será possível formar uma carteira de imóveis e multiplicar a renda extra.

Acesse o simulador exclusivo de aposentadoria imobiliária em nosso site e calcule qual é o investimento mensal ideal para você atingir os seus objetivos financeiros.

Veja também: O que levar em conta ao planejar a aposentadoria?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *