O que levar em conta ao planejar a aposentadoria?

O que levar em conta ao planejar a aposentadoria? - Ademilar

Como destaca reportagem da Folha de São Paulo, crescemos ouvindo que “vida de aposentado não é fácil” e acabamos nos conformando que no futuro será preciso diminuir o padrão de vida. A estabilidade financeira na terceira idade, porém, pode ser alcançada com planejamento financeiro prévio.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “as pessoas não se atentam ao fato que no futuro terão uma redução de renda quando pararem de trabalhar se não fizerem uma preparação prévia. E quanto mais velho, mais caros são os gastos com saúde, seja por conta do valor do plano, seja por conta da maior propensão a ter problemas de saúde que necessitem de remédios caros e cirurgias. Além disso, muita gente tem planos de aproveitar mais a vida quando se aposenta. Mas tudo isso tem um custo alto e deve ser pensado ainda quando jovem”.

Para garantir um futuro tranquilo, saiba o que levar em conta ao planejar a aposentadoria:

Planeje-se desde cedo

 

Quando o planejamento para a aposentadoria começa cedo, a quantia a ser poupada por mês pode ser menor. Recomenda-se iniciar essa preparação ao ingressar no mercado de trabalho, por volta dos 20 anos. Faça projeções para garantir uma renda com o valor mais próximo possível do último salário recebido na fase ativa.

Ao fazer as contas, inclua na renda da aposentadoria os custos fixos com moradia, água e luz e também gastos com lazer e atividades que promovam qualidade de vida.

Foque na aposentadoria

 

Pode parecer óbvio, mas é importante salientar que o dinheiro poupado para a aposentadoria deve ficar restrito a ela. Ou seja, se você tem outros objetivos, como fazer uma grande viagem, precisa investir separadamente. Isso diminui as chances de cair na tentação de usar o montante acumulado para a terceira idade em um sonho de consumo.

Use o orçamento de forma responsável

 

Um orçamento sob controle no presente ajuda a garantir uma vida financeira tranquila no futuro. Evite consumir de forma excessiva com foco em prazer imediato e viva de acordo com a sua renda para não contrair dívidas e comprometer o planejamento para a aposentadoria.

Cuide da saúde

 

Durante a juventude, adote hábitos saudáveis e visite o médico regularmente. Como na terceira idade os gastos com remédios e plano de saúde costumam aumentar, é interessante se prevenir para fortalecer a saúde e economizar durante a aposentadoria.

Seja disciplinado

 

Estabeleça um compromisso de economia com você mesmo para estar preparado financeiramente para a aposentadoria. O consórcio pode ajudá-lo, pois a modalidade é vista como um disciplinador financeiro.

Através do consórcio de imóveis é possível ainda complementar a renda na aposentadoria. Após a contemplação, o consorciado adquire uma unidade e a aluga. Com o dinheiro da locação, paga as parcelas restantes e repete a operação, até formar uma carteira de imóveis. Assim se conquista renda extra vitalícia e um patrimônio para desfrutar de conforto, tranquilidade e segurança na terceira idade.

Veja também: Mais independência na terceira idade

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 38 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *