Como escolher o bairro para morar

Como escolher o bairro para morar - Ademilar

Em geral, as prioridades de quem busca um imóvel são: preço, tamanho e localização. Entre elas, a última é a que mais costuma afetar a qualidade de vida no longo prazo, daí a importância de escolher bem o bairro em que irá morar. Se você não sabe ao certo como fazer isso, confira abaixo algumas dicas para saber o que analisar nas regiões da cidade.

Perfil

Conhecer as próprias necessidades e as da família é o ponto de partida para escolher o bairro. Uma região residencial e tranquila pode não ser a melhor opção para quem tem uma vida social ativa e gosta de sair à noite com frequência, por exemplo.

Além das necessidades atuais, também é preciso pensar nas futuras. Você pretende ter filhos, adotar um animal de estimação ou mudar de emprego? Então você terá que avaliar se a região conta com escolas nas proximidades, se dispõe de praças e parques e se é fácil o deslocamento dali para outros lugares da cidade.

Deslocamentos

Quanto mais você puder evitar o trânsito pesado no dia a dia, melhor será a sua qualidade de vida. Por isso, verifique se há boas vias de acesso para chegar ao trabalho e também aos locais que você frequenta regularmente, como a casa dos pais ou a faculdade.

Independentemente se você utiliza ou não o transporte público, também é importante escolher um bairro que seja bem servido neste aspecto. Assim você terá menos problemas para receber a visita de amigos ou de prestadores de serviço.

Infraestrutura

Confira como estão as calçadas, verifique as condições de recolhimento de lixo e preste atenção à iluminação das ruas. Outra questão que deve ser valorizada é a presença de áreas verdes, que não apenas tornarão a região mais bonita, como também irão valorizar a qualidade do ar e podem servir como ótimas alternativas de lazer.

Segurança

Visitar o bairro em diferentes horários é uma boa ideia para analisar a segurança da região. Assim será possível observar se há vigilância da polícia e se os pedestres circulam tranquilamente durante o dia.

Rotina

Ir até o bairro em diferentes períodos também ajuda a conhecer as particularidades da região. Você pode acabar descobrindo que há uma feira livre em um determinado dia, o que irá obrigá-lo a sair de casa com antecedência, por exemplo. O fluxo de veículos também pode se tornar mais intenso em determinados períodos, fazendo com que uma região tranquila durante a manhã se torne muito agitada durante a tarde e a noite.

Vizinhança

Mesmo com pesquisas e observações, nada se compara à opinião de quem já conhece bem o bairro. Tente conversar com as pessoas que vivem e trabalham na região e faça perguntas práticas sobre transporte e segurança. Uma boa conversa de calçada pode revelar muito sobre um local.

Ao fazer um consórcio e ser contemplado, você terá total liberdade para escolher o imóvel e a sua localização, não se limitando a uma região específica. Quem aposta na modalidade tem ainda a vantagem de não pagar juros nem entrada para conquistar sua residência.

Veja também: Casa ou apartamento: qual escolher?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *