Lances no consórcio de imóveis: como funcionam?

Lances no consórcio de imóveis: como funcionam? - Ademilar

Quando se adquire uma cota de consórcio imobiliário – uma modalidade econômica, prática e segura –, o pagamento das parcelas é feito mensalmente e irá compor o fundo do grupo. Com a liberação do crédito, é possível investir em projetos, como comprar, reformar, construir um imóvel ou planejar uma Aposentadoria Imobiliária.

Uma das maneiras de tentar antecipar a realização dos seus objetivos é através da oferta de lances. Entenda como funcionam!

Formas de contemplação no consórcio de imóveis

É através das assembleias mensais que os clientes contemplados são definidos. O acesso ao crédito pode acontecer de duas formas: por  sorteio, realizado pela extração da Loteria Federal (devido a pandemia do coronavírus, até o mês de junho de 2020 os contemplados serão definidos através da extração da FENACAP (Federação Nacional de Capitalização), ou por meio de lances. Veja mais sobre as possibilidades.

O que é lance?

O lance é uma oferta feita para tentar antecipar a contemplação. Pode ser livre, fixo ou limitado.

Quais os tipos de lances no consórcio?

Na Ademilar, consultores orientam os clientes que gostariam de tentar o adiantamento da contemplação, de modo que escolham com precisão o melhor momento para a oferta. Para entender mais sobre como dar um lance no consórcio, confira o manual de lances gratuito.

Lance livre

Fazendo a oferta de lance livre, o consorciado é quem define a quantidade de parcelas, e o vencedor será aquele que oferecer o maior número. O lance livre pode ser pago de recursos próprios, embutido do próprio crédito ou ainda com o FGTS, seguindo as regras predeterminadas de cada grupo.

Lance fixo

Nesta modalidade, o valor do lance é predefinido no aditivo do grupo, conforme o número de parcelas. Vence a cota que estiver mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente. O pagamento pode ser totalmente descontado do crédito e não há a necessidade do uso de recursos próprios.

Lance limitado

Dependendo do grupo, existe a possibilidade de oferecer o lance limitado, em que concorrem as cotas que ofertarem lance pré-determinado no aditivo do grupo inserido. Neste caso, a quitação do lance ocorre conforme o aditivo e pode acontecer em duas formas: com o pagamento feito integralmente de recursos próprios ou com o valor equivalente ao lance fixo descontado do crédito e o restante com recursos próprios. Como esta modalidade é permitida somente em alguns grupos, é importante consultar a administradora para verificar a possibilidade.

Quais as vantagens dos lances no consórcio?

A principal vantagem para quem deseja ofertar lances é a possibilidade de antecipar a liberação do crédito, uma alternativa que o consorciado tem para realizar mais cedo seus objetivos imobiliários. Além disso, com o lance é possível escolher se a amortização será feita com redução da parcela ou do prazo.

Ofertando um lance

Definido o melhor momento para o lance, o próximo passo é fazer a oferta. O lance pode ser feito pelo próprio consorciado através do site, até 30 minutos antes da realização da assembleia. O acompanhamento do resultado é online e ocorre após o sorteio mensal.

É importante ressaltar que a contemplação depende da disponibilidade dos recursos financeiros do grupo, e o cliente tem 24 horas para fazer o pagamento do lance, caso seja o vencedor.

Para a oferta de lances, é necessário conhecer o perfil do grupo e dos participantes, e a Ademilar dá todo o suporte para ajudar e esclarecer eventuais dúvidas.

Formas de pagamento do lance no consórcio

A forma como o pagamento do lance pode ser feito muda de acordo com cada grupo: com recursos próprios ou com o valor descontado da carta de crédito, no chamado lance embutido. Em alguns grupos, há ainda a possibilidade de unir as duas opções, ou até mesmo utilizar o saldo do FGTS, para o pagamento total ou parcial do lance, desde que esteja de acordo com as regras do Conselho Curador do FGTS.

Os lances são uma tentativa de dar continuidade aos seus projetos imobiliários antes do previsto. Simule em nosso site e confira os planos disponíveis.

Este conteúdo foi originalmente escrito em novembro de 2019 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Tudo que você precisa saber para começar a investir em um consórcio de imóveis em 2020

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

6 comentários em “Lances no consórcio de imóveis: como funcionam?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Lino, os lances variam de acordo com o grupo. Por isso, o ideal é conversar com um representante, que poderá te explicar como funcionam os lances em cada grupo. Você poderia nos passar seu telefone e e-mail para que um representante entre em contato?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Edson.

      No lance livre o maior valor ofertado é sim o vencedor, porém, cada grupo conta com especificidades em relação aos lances.

      Podemos pedir para um consultor entrar em contato e lhe explicar como funcionam as contemplações. É só nos informar qual o melhor horário e a melhor forma (e-mail, telefone, WhatsApp) para isso.

      Obrigado

  • DANIEL DIAS DA SILVA says:

    E esses lances livres que damos eles
    Se não contemplado ele vai para as parcelas ou seja para o valor da carta??

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Daniel.

      O lance somente será quitado se for vencedor. Não sendo contemplado, é apenas uma oferta.

      Obrigado pela visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *