Conheça os direitos e deveres dos consorciados

Conheça os direitos e deveres dos consorciados - Ademilar

O consórcio surgiu no Brasil na década de 1960, e desde então cresce cada vez mais. Em determinado momento, houve a necessidade de criar uma regulamentação que previsse em lei a modalidade e quais os direitos e deveres nesta forma de investimento. É sobre esse tema que vamos falar neste post.

A Lei dos Consórcios foi implementada em 2009, em subordinação ao Código de Defesa do Consumidor, e garante que a modalidade seja segura e transparente por estar alinhada com as necessidades do cliente. Antes de entrar em vigor, a normatização era feita internamente pelo Banco Central, através da Circular Nº 3.432.

Progresso social

Apesar de nova, a lei prevê em seus primeiros artigos que o consórcio é um instrumento de progresso social, ou seja, na sociedade ele é capaz de atender às necessidades dos cidadãos, promovendo uma base para que todos alcancem e sustentem a qualidade de vida.

Deste modo, por ser facilitadora de acesso ao crédito, a modalidade permite grandes investimentos, como a compra de um imóvel. Além disso, a normativa estabelece que a administradora deve ser constituída propriamente para este fim e obter autorização do Banco Central, que é encarregado da fiscalização.

Benefícios ao consorciado

A lei é favorável às pessoas que queiram adquirir o bem. Assim como facilita a realização de projetos imobiliários, o consórcio também é visto como uma forma de investimento, no qual o retorno obtido com o aluguel resulta em renda extra.

Um dos benefícios do consórcio é que o valor das parcelas é pré-estabelecido em contrato, prevenindo cobranças inesperadas. Além disso, existe a flexibilidade do uso do crédito, que na Ademilar pode ser utilizado para aquisição, construção ou reforma do imóvel. Com o crédito disponível, o consorciado também consegue negociar ótimos descontos por fazer pagamentos à vista.

É importante ressaltar que em um consórcio o valor do crédito é atualizado anualmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custos da Construção), para assegurar o poder de compra do cliente ao longo dos anos.

Aquisição descomplicada

Outras formas de obter crédito imobiliário costumam ser muito burocráticas, e existem várias taxas específicas que aumentam significativamente o valor final. No consórcio, a contratação é descomplicada e acessível, pois não cobra juros nem entrada, apenas a taxa de administração, que na Ademilar gira em torno de 0,1% ao mês, uma das mais baixas do mercado.

Com toda a proteção fornecida ao cliente por lei, o consórcio é uma forma segura, prática e programada de realizar objetivos,permitindo o planejamento de acordo com suas necessidades e o valor da parcela que cabe no orçamento.  

Simule em nosso site e encontre o plano ideal para realizar seus projetos de vida com tranquilidade.

Leia também: Quais as vantagens do consócio em relação a outros investimentos?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *