Consórcio com segurança: como não cair em fraudes

Consórcio com segurança: como não cair em fraudes - Ademilar

O consórcio é uma modalidade eficiente que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário. No consórcio, o cliente participa de um grupo e paga parcelas para um fundo comum, com a possibilidade de ser contemplado nas assembleias mensais para ter acesso ao crédito. Mas é importante estar atento para não cair em fraudes. Veja como se prevenir e quais os golpes mais comuns.

Fraudes mais comuns no consórcio

Fraude do crédito contemplado do consórcio

Por diversos motivos, muitas pessoas optam por vender a carta de crédito contemplada. Embora seja uma transação autorizada, ela precisa ser realizada com cautela, pois pessoas de má-fé podem oferecer créditos que não existem e a vítima é levada a acreditar que vai adquirir um consórcio já contemplado, pronta para comprar seu imóvel.

Para que isso não aconteça, é importante ter conhecimento sobre a administradora e o vendedor, assim como checar a veracidade de todos os documentos apresentados pelo consorciado. Busque sempre entrar em contato com a empresa do consórcio em questão e verificar se a cota está com as parcelas devidamente pagas e se o grupo do consórcio existe. É importante ressaltar que a Ademilar não comercializa créditos contemplados, mas pode colocar consultores e seus investidores em contato com compradores.

Fraude da quitação após a contemplação do consórcio

Quando um consorciado é contemplado, o crédito é liberado e assim ele consegue prosseguir com seus objetivos imobiliários. Isso pode ocorrer antes do previsto, mas ainda assim é necessário concluir o pagamento das parcelas. Alguns mal-intencionados, para atrair interessados, anunciam consórcios afirmando que o plano é quitado logo quando acontece a contemplação, mas essa informação nem sempre é correta, pois essa situação acontece somente quando o consorciado é contemplado por meio de um lance de quitação, ofertando todo o saldo devedor da cota.

Desconfie de anúncios com vantagens irreais, como valores muito baixos, que não condizem com a realidade do grupo. Exija os documentos que comprovem que o consultor tem permissão para comercializar o consórcio e verifique diretamente com a administradora se as informações repassadas conferem com o que é oferecido.

Consórcio não autorizado

Outra fraude que precisa de atenção é a venda de consórcios por empresas não autorizadas. Existem golpistas que criam empresas falsas para vender produtos de fachada e somem com o valor arrecadado. Os clientes atraídos fazem o pagamento das parcelas para perceber mais tarde que a cota adquirida foi forjada. Para que isso não aconteça, é necessário verificar se a empresa é autorizada pelo Banco Central e se está ativa.

Como evitar fraudes no consórcio

O consórcio é uma modalidade regulamentada pela Lei 11.795, a Lei dos Consórcios, fiscalizada pelo Banco Central e subordinada ao Código de Defesa do Consumidor, prevista em legislação justamente para que os consorciados possam se beneficiar da negociação com segurança e transparência, permitindo o acesso facilitado a bens de alto valor.

Sempre confira se o consórcio a ser comercializado está em conformidade com o Banco Central. Também pesquise a administradora nos órgãos de defesa do consumidor e leve em consideração as reclamações disponíveis na internet feitas por outros clientes. Além disso, avalie minuciosamente o contrato oferecido, assim como as documentações exigidas e os valores ofertados. Dê preferência a administradoras estabelecidas no mercado e busque a opinião de pessoas que tiveram experiências anteriores com a empresa em questão.

A Ademilar está presente no mercado desde 1991 e já atendeu mais de 60 mil clientes. São pessoas que tiveram a oportunidade de concretizar objetivos imobiliários, como comprar, reformar, construir ou investir, contando com todo o auxílio prestado por nossos consultores.

Faça uma simulação em nosso site e construa seu futuro imobiliário com segurança, tranquilidade e economia.

Leia também: Conheça os direitos e deveres dos consorciados

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *