7 vantagens do consórcio para compra de imóvel

7 vantagens do consórcio para compra de imóvel - Ademilar

O consórcio é o meio mais indicado para quem planeja adquirir um imóvel de forma econômica e segura.

Nesta modalidade, um grupo de pessoas com objetivos em comum se reúne para concretizar seus projetos imobiliários. Ao adquirir uma cota, o consorciado começa a pagar parcelas, que irão compor o fundo comum do grupo. É com este dinheiro que a administradora contemplará um ou mais clientes mensalmente através de sorteios e lances.

Vantagens do Consórcio para Comprar Imóveis

Confira as principais vantagens de investir em um consórcio para comprar um imóvel:

1. Ausência de juros e valor de entrada

No consórcio não são cobrados juros, uma vez que os próprios consorciados se financiam. Incide sobre a parcela apenas uma taxa de administração para o bom andamento do grupo, que na Ademilar gira em torno de 0,1% ao mês, uma das mais baixas do mercado. A modalidade também não exige valor de entrada.

2. Economia e flexibilidade

A flexibilidade é outra vantagem do consórcio, pois são oferecidos diversos planos, com valores variados de créditos e parcelas, que se adequam às necessidades de cada consorciado. Além disso, a modalidade não é vinculada a nenhuma construtora ou imobiliária, portanto, a decisão do imóvel a ser adquirido é inteiramente do cliente.

Vale destacar que, com a carta de crédito contemplada, o consorciado tem poder de compra à vista e consegue negociar ótimos descontos. E caso o imóvel desejado seja de valor inferior ao crédito, o cliente tem a opção de usar a diferença para reduzir seu saldo devedor ou pagar despesas com a documentação.

3. Correção anual dos valores

 O crédito é atualizado anualmente pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Desta forma, o consorciado mantém o poder de compra ao longo de todo o processo.

4. Segurança e Confiabilidade

Os clientes são amparados por uma lei própria que regulamenta a modalidade (11.795/08), garantindo sua segurança. Além disso, o consórcio é supervisionado pelo Banco Central. A Ademilar é fiscalizada pela instituição desde o início de suas atividades, em 1991.

5. Uso do FGTS

O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado para complementar o valor do crédito, liquidar e amortizar o saldo devedor e até realizar o pagamento parcial ou total de lances, desde que esteja de acordo com as normas do Conselho Curador do FGTS.

Confira as regras para utilização do FGTS no consórcio.

6. Transferência de cota

Imprevistos acontecem e nem sempre o cliente pode manter o planejamento original. Com o consórcio, é possível readequar os planos sem comprometer o investimento realizado. 

Nos casos em que o consorciado não está conseguindo pagar as parcelas mensais ou não deseja continuar investindo no consórcio, ele tem a opção de transferir a titularidade, tanto de cotas já contempladas quanto das que estão aguardando contemplação.

7. Utilização do crédito

Ao investir em um plano de consórcio, é possível comprar um imóvel residencial ou comercial, novo ou usado.

Confira as opções de uso do crédito:

A modalidade pode ser usada para a compra de:

  • Casas
  • Sobrados
  • Apartamentos
  • Salas comerciais
  • Terrenos
  • Imóveis de férias, como casas e apartamentos na praia ou no campo
  • Imóveis no exterior

Assista ao vídeo da série #AdemilarResponde e saiba mais sobre o consórcio:

Dúvidas Frequentes

Como posso fazer um consórcio? 

O primeiro passo para tornar-se um consorciado é escolher uma administradora. Ela será responsável pela formação, organização e gerenciamento dos grupos de consórcio.  Depois, é necessário optar por um grupo que tenha os mesmos objetivos imobiliários. Para adquirir uma cota, são necessários apenas o RG e CPF do cliente.

Saiba mais sobre os deveres da administradora.

Quanto custa um consórcio para compra de imóveis?

O valor varia de acordo com o seu objetivo, mas no site da Ademilar é possível fazer uma simulação de consórcio a partir do crédito desejado ou do valor da parcela que você pode pagar.

Quanto tempo demora para sair o consórcio de Imóveis?

O tempo máximo é estipulado em contrato e varia de acordo com o grupo escolhido, porém é possível tentar adiantar a contemplação por meio da oferta de lances. Na Ademilar, a contemplação pode ocorrer a partir da primeira assembleia, mas não há como prever uma data exata.

O que acontece se eu desistir do consórcio?

Em caso de desistência, o consorciado participa de sorteios para receber o valor pago por ele ao fundo comum, conforme previsto em regulamento do consórcio. Mas vale lembrar que nos casos em que o cliente não está conseguindo pagar as parcelas mensais ou não deseja continuar investindo no consórcio, é possível transferir a titularidade, como já citado anteriormente.

Como o crédito é liberado no consórcio?

Após a contemplação, que pode acontecer por sorteio ou lance, o crédito fica disponível para utilização. A carta de crédito é usada conforme o valor contratado e, no caso da compra de imóveis, o valor é repassado diretamente ao vendedor, após os devidos procedimentos para liberação do crédito.

 Para saber mais, acesse o Manual do Contemplado.

Veja também: Consórcio de imóveis também é opção para construir

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *