Consórcio para construir: Entenda como funciona

Consórcio para construir: Entenda como funciona - Ademilar

O consórcio imobiliário é um investimento que oferece inúmeros benefícios para a aquisição de imóveis, mas também é uma ótima opção para quem busca construir empreendimentos residenciais e comerciais. Até mesmo quem não dispõe de um terreno pode apostar na modalidade para comprar um.

Como funciona o consórcio imobiliário para construção?

O consórcio imobiliário funciona como uma poupança programada. Na modalidade, os participantes contribuem todos os meses, criando um fundo comum para garantir a cada integrante o crédito necessário para realizar seus projetos. Mensalmente, um ou mais consorciados são contemplados.

Confira, a seguir, como a contemplação acontece:

Como ocorre a contemplação?

1. Sorteios: São realizados em datas estipuladas no calendário anual da administradora, tanto para consorciados ativos quanto excluídos, a partir da extração dos números da Loteria Federal, que equivalem aos números das cotas dos grupos.

2. Lances: A oferta de lances pode ser definida como a antecipação do pagamento das parcelas e serve para tentar antecipar a contemplação. Ela deve ser feita até 1 hora antes da realização da assembleia ordinária.

A Ademilar possui três tipos de lances: livres, fixos e limitados. Saiba mais.

Com o crédito liberado, pode-se dar continuidade aos projetos imobiliários, sendo a construção uma das possibilidades.

Liberação do crédito para construção

No consórcio para construção, o crédito é liberado em etapas, conforme o cronograma físico financeiro da obra. Para garantir que o crédito está sendo utilizado conforme acordado em contrato, é necessário apresentar o cronograma da obra e alvará de construção válido no ato da solicitação do laudo de análise de garantia. Lembrando que o terreno objeto da construção precisa ser de titularidade do consorciado e não deve possuir nenhum tipo de ônus.

Vantagens de utilizar o consórcio imobiliário para construir

Planejamento financeiro

O consórcio é uma excelente opção para quem planeja construir, mas não dispõe do valor total necessário para o investimento. É o cliente quem determina o crédito a ser contratado, de acordo com seus objetivos. O pagamento é feito em parcelas, como em uma poupança programada.

Investimento imobiliário

O consórcio também é uma ótima forma de investir no mercado imobiliário, pois com a modalidade é possível projetar imóveis residenciais e comerciais destinados para locação ou venda, além da opção de usar parte do valor do crédito para a aquisição do terreno.

Ao construir um empreendimento para locação, o lucro do aluguel pode ser usado para quitar as parcelas restantes do consórcio. E, considerando a valorização do imóvel ao longo dos anos, também é possível vendê-lo por um valor superior ao investido.

Possibilidade de usar o FGTS

Desde que se enquadre nas regras do Conselho Curador do FGTS, é possível utilizar parte do FGTS ou até 100% dele para ofertar um lance ou como complemento do crédito, caso o cliente precise de um valor maior que o contratado.

Porém, vale destacar que este benefício não poderá ser usado para aquisição de terrenos. O fundo de garantia deve ser utilizado exclusivamente para construção em um terreno de titularidade do consorciado.

Fui contemplado. O que preciso saber antes de construir?

Além da escolha de materiais de qualidade e contratação de bons profissionais, é importante seguir o passo a passo abaixo para dar sequência no projeto:

1 – Registrar o lote em cartório e providenciar a escritura do terreno.

2 – Contratar um profissional devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).

3 – Reunir os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros, e cronograma de execução da obra assinados pelo profissional de engenharia contratado.

4 – Emitir o Alvará de Construção que autorizará o início da obra, na Secretaria Municipal de Urbanismo do seu município.

Documentos necessários para construção

Alguns documentos deverão ser apresentados à administradora ao longo de toda a construção do imóvel, entre eles:

  • Certidão Negativa de Ações Trabalhistas
  • Certidão Negativa de Débitos da União Federal
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas
  • Certidão de Falências, Concordatas, Recuperação Judicial e Extrajudicial da Comarca da sua sede (apenas Pessoa Jurídica)
  • Certidão Negativa de Débitos Estaduais (apenas Pessoa Jurídica)
  • Certidão de Inteiro Teor da Matrícula com Negativa de Ônus Reais, Pessoais e Reipersecutórias
  • Certidão Negativa de Tributos Municipais relativa ao imóvel

Essa documentação é necessária para comprovar que o crédito imobiliário está sendo utilizado conforme previsto em contrato. A lista completa dos documentos está disponível no Manual do Contemplado.

Confira as vantagens de construir um imóvel:

Ainda tem dúvidas sobre construir, comprar ou reformar? Confira abaixo algumas das vantagens de investir em um projeto de construção!

Ter um imóvel personalizado

Ao construir um imóvel, é possível personalizá-lo com base nas preferências e necessidades do proprietário, por exemplo:

  • Detalhes da arquitetura
  • Dimensões dos cômodos
  • Escolha das cores
  • Escolha dos materiais utilizados
  • Acessibilidade

Economia no investimento

A construção pode ser mais econômica do que a compra de um imóvel na planta, já que a escolha de fornecedores, materiais e implementação de soluções sustentáveis na obra fica a cargo do cliente, conforme disponibilidade financeira.

Tem interesse no consórcio para construir um novo imóvel? Faça uma simulação em nosso site e concretize seus objetivos com a Ademilar.

Veja também:

Casos em que o FGTS pode ser usado no consórcio de imóveis

Motivos para investir no mercado imobiliário através do consórcio

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

78 comentários em “Consórcio para construir: Entenda como funciona

  • "Se a pessoa contemplada não tiver o terreno, pode usar parte do crédito para comprá-lo e o restante para construir".

    Com base nesta afirmação gostaria de saber: se o saldo restante da carta não for suficiente para acabar a obra, é possivel construir o possível do restante do crédito? Ex.: Crédito 300mil, terreno 150mil, Construção estimada em 200mil.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Michelle.

      Você poderia nos informar a cidade em que mora e o seu telefone com DDD? Vamos pedir para um representante entrar em contato 🙂

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Michelle.

      Você poderia nos informar a cidade em que mora e seu telefone com DDD? Vamos pedir para um representante entrar em contato 🙂

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Samuel. É possível sim construir casas geminadas. Ambas ficarão como garantia.

      Você deseja que um representante entre em contato para dar mais detalhes sobre a modalidade?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Samuel. É possível sim construir casas geminadas. Ambas ficarão como garantia.

      Você deseja que um representante entre em contato para dar mais detalhes sobre a modalidade? Se sim, poderia nos informar seu telefone com DDD e e-mail?

  • Michelle sousa says:

    Tenho um terreno financiado diretamente pela incorporadora que está construindo o condomínio. Poderia usar a carta de crédito para construção ou teria que quitar primeiro o terreno?
    Valor do terreno 150 mil, valor da obra 350 mil.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Michelle.

      Vamos pedir para um consultor entrar em contato e esclarecer suas dúvidas. Você poderia nos informar seu telefone com DDD e e-mail, por gentileza?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Michelle, como vai?

      Vamos pedir para um consultor entrar em contato e esclarecer suas dúvidas. Você poderia nos informar seu telefone com DDD e e-mail, por gentileza?

  • Ana Paula says:

    Preciso saber qual a documentação necessária para ter a autorização para utilizar esse consórcio para construção.
    Tipo qual documentação do terreno(no meu caso vou construir no andar superior ou seja na laje da casa de meu pai) gostaria de saber documentos necessários detalhados e com quanto tempo de consórcio posso dar o lance para ser contemplada.
    Moro em Lauro de Freitas BA

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Ana Paula.

      Para esclarecer suas dúvidas o ideal é que você entre em contato com o nosso Departamento de Contemplação através do telefone – (41) 3023-2000 – ou chat em nosso site (www.ademilar.com.br) 🙂

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Sebastião.

      Podemos pedir para um consultor entrar em contato e esclarecer sua dúvida. Você poderia nos informar seu telefone com DDD e e-mail, por gentileza?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Natalia.

      Você poderia nos informar seu telefone com DDD e a cidade em que mora? Vamos pedir para um consultor entrar em contato. Ele poderá esclarecer com precisão a sua dúvida 😉

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Bom dia, Natalia, tudo bem? estamos aguardando seus dados para que possamos encaminhar a um consultor. Ele pode poderá esclarecer com precisão a sua dúvida

  • Para construção é liberado conforme o andamento da obra correto ? E no caso a primeira etapa da obra eu preciso de recursos para iniciar ou o consórcio disponibiliza ? Para uma carta de 150 mil quanto eu teria que dar de lanCE para ser contemplado ?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Clayton, tudo bem?

      Sim, no caso de construção de imóvel, o crédito é liberado de acordo com o andamento da obra. Sobre os valores de lances, precisamos do seu contato com DDD para que possamos lhe atender da melhor forma.

      • Com relação ao início da obra . O consórcio libera recursos pra eu iniciar a primeira etapa ou preciso iniciar com recursos próprios e depois de concluída o consórcio me paga ? Essa informação não ficou clara . Resumindo , o consórcio paga a etapa antes de iniciar ou paga a etapa depois de concluída ?

        • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

          Clayton, as liberações são feitas segundo o cronograma físico-financeiro apresentado e as medições de obra solicitadas pelo Comitê de Liberação de Crédito. Se o imóvel apresentado como garantia tiver valor compatível com o saldo devedor da cota, libera-se parte do crédito para o início das obras, de acordo com o cronograma. Depois, é solicitada a medição da obra para verificar se o valor foi aplicado de acordo com o previsto, e, assim, sucessivamente.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Sidnei, tudo bem? A Ademilar é uma administradora de consórcio de imóveis, não trabalha com produtos e serviços para construção, apenas com a carta de crédito.

  • Fábio Soares says:

    Se a pessoa contemplada não tiver o terreno, pode usar parte do crédito para comprá-lo e o restante para construir”. Com base nesta afirmação gostaria de saber: Mesmo sendo contemplado por lance e utilização do FGTS para esse lance, posso utilizar parte da carta par ao terreno? ou somente se o lance foi sem o FGTS?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fábio.

      De acordo com as regras da Caixa Econômica Federal e do Conselho Curador do FGTS, não é possível utilizar o benefício para a compra de terrenos. O FGTS pode ser usado somente para a aquisição de imóvel residencial urbano – já construído ou, no caso de construção, já com o terreno.

      Você deseja que um consultor entre em contato para esclarecer outras dúvidas? Se sim, é só nos informar, por gentileza, seu telefone com DDD.

      Obrigado pela visita!

  • Olá tenho um terreno já quitado em condomínio. Posso usar o consorcio para construção?
    Poderia fazer um valor maior para usar como lance?
    o Terreno ficaria alienado como garantia
    Como funciona

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Rafael.

      Sim, no processo de construção o terreno fica como garantia. A liberação de crédito é feita por etapas conforme cronograma físico-financeiro da obra e vistorias realizadas.

      Você deseja que um consultor entre em contato para te explicar melhor como funciona e esclarecer outras dúvidas? Se sim, é só nos informar seu telefone com DDD.

      Obrigado pela visita 🙂

  • Renato Andrade says:

    Gostaria de saber como funciona o consorcio, é necessário o terreno estar quitado, pode ser usado um que esteja financiado direto pela loteadora? agradeço a atenção.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Renato.

      No processo de construção o terreno fica como garantia, por isso precisa estar quitado 😉

    • Gostaria de saber se consigo construir um imóvel comercial embaixo e um imóvel residencial em cima com a mesma carta de consórcio?

      • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

        Oi Suzana, tudo bem?

        Desde que o alvará de construção, aprovado pela prefeitura, permita esse tipo de construção, é possível sim.

        Obrigado pela visita!

  • Boa tarde tenho terreno financiado e soube que é possível fazer uma carta de crédito com valor maior e Administradora do consórcio quita o terreno e repasso o restante do dinheiro para construção, existe esta possibilidade ??? Se existir, a construção pode ser feita com restante do dinheiro, mesmo sabendo que não será suficiente para completar toda obra ?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Leo.

      No contrato de alienação fiduciária, existe uma cláusula sobre a obrigatoriedade de averbação da obra. Se o crédito do consórcio não for suficiente para o término da construção, o consorciado deverá dispor de recursos próprios para conclui-la, uma vez que a obra só pode ser averbada se estiver finalizada.

  • Boa tarde, minha mae tem um terreno quitado no rj e eu vou construir uma casa para a gente nesse terreno tem como eu pegar o consorcio e construir no terreno dela?

  • FRANCISCO MARTINS DE SOUZA says:

    TENHO TERRENO QUITADO, QUERIA CONSTRUIR MAS SEM PRECISAR PARA ENGENHEIRO OU ARQUITETO, TEM COMO USAR CARTA DE CREDITO MESMO ASSIM , PORQUE PAGAR ELES INVIABILIZA O QUE TENHO EM MENTE.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Francisco.

      Para o processo de construção é necessária a apresentação de Alvará de Construção válido e cronograma físico financeiro da obra, devidamente assinado por engenheiro civil.

      Dessa forma, pela menos para emissão desses documentos será necessária a contratação de um engenheiro.

  • eu tenho um terreno quitado gostaria de saber se a primeira parte eu tenho que tirar do meu bolso ou o consorcio paga a primeira etapa

  • gostaria de saber se ao dar lance e ser contemplado, posso usar o valor do lance para diminuir o valor das parcelas, ou se posso também abater algumas próximas parcelas e voltar a pagar tipo daqui 1 ano…

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabio.

      Existem duas formas de amortização do lance:
      – Refinanciamento do saldo devedor: a quantidade de parcelas a vencer continuará a mesma e o valor mensal delas será reduzido;
      – Redução do prazo: o valor do lance abaterá parcelas de trás para frente, ficando a cota com um prazo menor para quitação do saldo devedor.

  • Tenho um terreno porém não trabalho registrada, não tendo como comprovar renda. Se eu fazer um consórcio para construção e se eu for contemplada, vou perder a contemplação por não ter como comprovar essa renda?? Ou só o terreno de garantia já basta??

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Drieli.

      Para a liberação do crédito, é preciso comprovar a renda declarada no contrato de adesão.

  • Boa tarde.

    Gostaria de saber, se é possível (se sim, isso constará no contrato), depois de contemplado, usar o valor do consórcio para compra do terreno e o restante do valor construir a casa? Valor estimado do terreno (duzentos mil) , valor estimado da construção (250 mil).
    Se sim, posso utilizar dessa maneira, qual seria o valor a ser pago por uma carta de crédito de 450 mil?
    Obrigado.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Boa tarde, Walace, tudo bem?

      Vamos pedir para um consultor entrar em contato e esclarecer suas dúvidas. Você poderia, por gentileza, nos informar qual seria o melhor horário e a melhor forma (e-mail, telefone, WhatsApp) para isso?

      Obrigado!

  • Gizano rocha says:

    Olá sou amaciado tenho um terreno no nome da minha mulher posso fazer um consórcio no meu nome para construir ???

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Gizano, tudo bem?

      É possível sim. A sua esposa será a devedora fiduciante, pois a garantia a ficar alienada é apenas dela. Porém, ambos serão devedores na cota, pois vocês dois irão usufruir do crédito.

      Obrigado pela visita!

  • Andréia aparecida says:

    Se a pessoa contemplada não tiver o terreno, pode usar parte do crédito para comprá-lo e o restante para construir”

  • Joana Campos says:

    Ola,

    Otimas dicas, parabens!

    Me responda, posso usar o conssorcio para construir em terreno financiado?

    Aguardo/Obrigado

    Joana Campos

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Joana.

      Para os processos de construção a garantia será o terreno, portanto, não pode estar financiado, a menos que o consórcio quite o financiamento.
      Outra opção é deixar um bem em garantia para construir em outro.

      Obrigada pela visita! 🙂

  • William Alves says:

    Bom dia!! Tenho duas dúvidas. Posso usar parte da carta para dar lance embutido? Posso usar a carta para construir em chácara em zona rural? Ela não tem escritura, tem 1.000m2, foi criado uma associação de moradores, tem cnpj, tudo organizado, mais as chacaras são vendidas somente com contrato de compra e venda. Imóvel rural so tem escritura acima de 5.000m2 se nao me engano. Obrigado!!

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá William.

      É possível sim usar uma parte do crédito para lance, conforme a regra do grupo participante. Alguns permitem que se desconte o lance integral do crédito, outros que se desconte um parcial equivalente ao lance fixo. Há ainda grupos que só permitem descontar o lance fixo propriamente dito.

      Com relação a construir, aqui na Ademilar já tivemos processos semelhantes, mas isso só é possível caso o consorciado possua alvará e cronograma de obras e o imóvel seja passível de alienação através do registro de imóveis. Para o bem ser alienável ele precisa ter, além de escritura pública, uma matrícula vinculada ao registro de imóveis da cidade.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Luciana, tudo bem?

      O crédito do consórcio pode ser utilizado para adquirir um terreno e/ou construir um imóvel. Neste caso, para que os valores sejam liberados, é necessária a apresentação de um cronograma de obras assinado por um engenheiro, além de alvará de construção concedido pela prefeitura.

      Obrigado pela visita! 🙂

  • bom dia! Quero adquirir um terreno ao valor médio de 130.000 e construir com o valor restante. No entanto, o saldo devedor é de 260.000. O terreno, inicialmente, não cobriria esse saldo devedor, apenas ao final da obra. Pois ela está estimada em 250.000. A carta é de 220.000. Qual o procedimento neste caso? Fabíola BH MG.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabíola, tudo bem?

      Nos casos de aquisição de terreno com construção é liberado o valor da compra do terreno e, após alienado como garantia, o consorciado apresenta um cronograma de obras e alvará para a construção. A liberação do crédito para iniciar a obra é autorizada pelo comitê de liberação de acordo com o cronograma e saldo devedor na ocasião, sendo o valor estipulado por eles e conforme as medições de obras. Conforme a evolução da obra e recursos próprios do consorciado aplicados, mais crédito é liberado em cada etapa e menos medições são necessárias. Importante salientar que sempre fica um percentual retido para averbação da obra concluída.

      Obrigado pela visita!

      • Boa tarde!
        Na liberação do crédito, vocês observarão o valor do terreno mais a obra que será finalizada cobrir o saldo devedor?Pergunto porque trabalhei com outra empresa e eu não pude concluir a compra porque o meu saldo devedor era maior do que a avaliação do terreno. Outra coisa, perguntaram mais acima se podem ser construídas duas casas geminadas no mesmo terreno. No meu caso, serão construídas duas casas, mas em prédio, e pavimentos contando com o terraço. É possível? Esse é o meu projeto.

        • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

          Na liberação será considerado o valor do terreno e o andamento da obra. O crédito é liberado em etapas e considera-se o valor da construção informado pelo engenheiro no laudo de avaliação. O cronograma de etapas da obra é importante, mas o que realmente foi construído é que será considerado.

          Em relação a construção, se a prefeitura autorizar e liberar o alvará nessas condições, para a Ademilar não interfere se as casas serão uma ao lado da outra ou como apartamentos.

          Salientamos apenas que as duas unidades ficarão alienadas como garantia da dívida, mesmo que de valor superior. Caso queira futuramente liberar uma delas, terá que individualizar e dependerá de aprovação do comitê.

          • Bom dia! Eu consigo adquirir mais uma carta para finalizar a construção? Por exemplo, o meu saldo é de R$ 220.000, comprarei um terreno ao valor de R$ 130.000, sobrará apenas R$ 90.000 para construir, e a minha obra está avaliada em aproximadamente R$ 300.000. As cartas serão unificadas constituindo um único crédito?

  • Boa tarde!

    Comprando o terreno a R$ 140.000, restará 90.000 para construir. Eu poderia adquirir uma carta de R$ 100.000, mais ou menos, para complementar e finalizar a minha obra? As duas cartas são unificadas? Aguardo. Obrigada.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Fabíola, tudo bem?

      Você pode sim adquirir uma nova carta para complementar a construção, mas os valores são liberados em etapas, a medida em que a obra for avançando. A Ademilar solicita medições de obra para verificar se o dinheiro liberado foi realmente empregado na obra. De qualquer maneira, para que seja possível a liberação, o terreno tem que comportar o saldo devedor relativo ao valor contratado. Provavelmente você terá que injetar um pouco de recursos próprios para fazer a obra avançar, para que na próxima medição o valor do imóvel tenha valorizado e desta forma possamos liberar mais um tanto do recurso.

      Obrigado!

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Pedro, tudo bem?

      É possível sim. Neste caso, todo o imóvel ficará alienado para a Ademilar, inclusive a casa já construída. Lembrando que para essa construção você deverá apresentar alvará e cronograma de obras.

  • Emerson Wessling says:

    Olá.
    Eu tenho uma carta de crédito da Ademilar de construção e reforma e estou pagando já fazem 9 anos e ainda não fui contemplado. O terreno está quitado e já iniciei a construção da casa com recursos próprios e falta a fase final de acabamentos, porém já estou morando nela. Ao ser contemplado posso usar o crédito para finalizar a ultima etapa que são os acabamentos (Pisos, banheiros, muro, pintura ) ? Tenho o alvará de construção e o projeto está em andamento na prefeitura porém não finalizado .

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Emerson, tudo bem?

      Sim, você pode utilizar o consórcio para finalização da obra. Se a casa ainda não estiver averbada e com o alvará válido, fará um processo de construção. Se estiver averbada, fará o processo de reforma.

  • Olá!

    Tenho um terreno financiado pelo Sicredi, poderia usar minha carta para contruir, sendo que o terreno está alienado ao banco?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Jhiovana!

      Ao utilizar a carta de crédito para construir, é necessário alienar o imóvel, pois ainda há saldo devedor da cota. Se o imóvel está financiado pelo Sicredi, ele já está alienado pelo Sicredi e não pode ser alienado também pela Ademilar. Esse terreno tem que estar quitado para que possa ser alienado por nós.

      Um alternativa seria você ofertar outro imóvel, quitado, para obter os recursos para essa construção.

      Obrigado pela visita! 🙂

  • Tarcísio Nascimento says:

    Boa tarde, caso eu tenha uma carta de crédito de 150mil, e consiga comprar um terreno avaliado nesse valor pagando apenas 100mil, tenho como pegar os outros 50mil? Já que o terreno foi avaliado em mais?
    João Pessoa-PB

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Tarcísio, tudo bem?

      Caso a carta de crédito seja superior ao valor de compra e venda do terreno, o crédito restante pode ser utilizado para construção, mediante apresentação do alvará de construção, cronograma físico-financeiro e medição de obras. Pode ser utilizado também para abatimento do saldo devedor da cota.

      Obrigado pela visita!

  • Tenho um terreno financiado diretamente pela incorporadora que está construindo o condomínio. Poderia usar a carta de crédito para construção ou teria que quitar primeiro o terreno?
    Valor do terreno 150 mil, valor da obra 350 mil.
    Sou de itu/SP, telefone (11) 99529-2575

    Fico no aguardo,

    Atenciosamente

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Oi Davi, tudo bem?

      O imóvel não pode ficar alienado a duas instituições financeiras. Primeiramente é preciso quitar o terreno. Você deseja que um consultor entre em contato para esclarecer suas dúvidas sobre o consórcio?

  • CHARLES PIRES RODRIGUES says:

    Bom dia.
    Moro com minha mãe, o terreno é de propriedade dela. Eu posso adquirir o consórcio e construir neste terreno? E outra pergunta: posso utilizar o FGTS como lance?
    Obrigado.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Charles, tudo bem?
      Não é possível, para construir e usar o FGTS o terreno precisa ser de titularidade do consorciado.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Eduardo. Tudo bem? No consórcio de imóveis, ao receber o crédito após a contemplação você pode usá-lo para comprar, reformar ou construir imóveis residenciais ou comerciais. Porém, não é possível mobiliar a casa com o crédito do consórcio. Você deseja que um consultor entre em contato para lhe apresentar mais detalhes sobre a modalidade e esclarecer possíveis dúvidas? Se sim, poderia por gentileza nos informar qual o melhor horário e a melhor forma (telefone, e-mail, WhatsApp) para isso?
      Obrigado pela visita em nosso blog. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *