Quem tem um imóvel próprio está sempre pensando em formas de deixá-lo ainda melhor, seja renovando as cores das paredes ou aumentando os cômodos. No entanto, a reforma, por ser um investimento de alto valor e que exige planejamento, muitas vezes é adiada.
Mas, você sabia que o consórcio imobiliário também pode ser utilizado para reformas? Conheça as vantagens do Consórcio Compra Compartilhada e entenda como funciona!
Por que reformar um imóvel?
Além da necessidade de renovar a parte estrutural de um imóvel, é comum o desejo de promover mudanças no lar. As reformas não só possibilitam que a residência fique mais moderna, espaçosa e aconchegante, mas também garantem a valorização do bem.
Confira alguns motivos para investir na reforma de um imóvel:
1 – Bem-estar
Muitos optam pela reforma para garantir mais conforto e qualidade de vida, seja escolhendo novos pisos e revestimentos ou até mesmo repaginando as cores da casa.
2 – Necessidade
Com o tempo, é comum que algumas partes do imóvel fiquem deterioradas, tornando-se necessário trocar a tubulação ou investir na pintura dos ambientes, por exemplo.
3 – Valorização para venda
Um acabamento novo e moderno pressupõe menos necessidade de futuros consertos. Por isso, reformas são capazes de aumentar em até 40% o valor de venda do imóvel, fazendo com que a opção seja interessante para quem planeja comercializar um empreendimento.
4 – Valorização para aluguel
A conservação é um dos itens que mais pesam na decisão dos inquilinos, atrás apenas da localização. Com um imóvel recém reformado, a probabilidade de locação é maior e a rentabilidade é mais alta.
Apesar das vantagens e do retorno financeiro com a venda ou aluguel dos imóveis reformados, esse tipo de projeto pode pesar no orçamento familiar. É aí que entra o consórcio para reformas.
Consórcio de imóveis: uma alternativa inteligente
O consórcio imobiliário é uma excelente opção para quem busca valorizar o patrimônio através da reforma, pois é um objetivo a médio e longo prazo, podendo ser definido com tranquilidade e eliminando possíveis desgastes que ocorrem quando a obra é feita sem o recurso financeiro necessário ou planejamento.
A modalidade também pode ser utilizada para compra de imóveis e terrenos, construção, quitação de financiamentos imobiliários, entre outras possibilidades. É uma alternativa para quem não dispõe da quantia total ou não quer se descapitalizar.
Confira o guia completo sobre consórcio de imóveis.
Como funciona o consórcio para reforma?
O consórcio funciona como uma poupança coletiva, com prazo de duração, a qual os participantes contribuem mensalmente, construindo um fundo comum com dinheiro suficiente para que cada integrante do grupo realize seu próprio projeto imobiliário quando for contemplado.
O que posso adquirir com o consórcio para reforma?
Na modalidade de crédito para reforma é possível usar o valor tanto para o pagamento da mão de obra, quanto para a compra de materiais, como:
– Tintas acabamento;
– Revestimentos;
– Pisos;
– Componentes de instalações hidráulicas e elétricas;
– Produtos de marcenaria (exceto móveis);
– Produtos de manutenção;
– Demais itens necessários para os serviços de reparos.
Entenda as principais etapas do consórcio:
Compra da Cota
Ao entrar em um grupo de consórcio, o cliente paga parcelas mensais, definidas de acordo com o crédito escolhido. A principal vantagem é que o valor é parcelado de forma integral e não são cobrados juros nem entrada.
Liberação do crédito
Após a contemplação, por sorteio ou lance, é possível usar o crédito para realizar a reforma. Vale ressaltar que para a liberação do crédito, o imóvel a ser reformado entra como garantia e precisa ter a construção averbada e ser de titularidade do consorciado.
O crédito do consórcio é disponibilizado pela administradora a partir da análise e aprovação da documentação necessária para o processo de reforma e da alienação do bem. Entre os documentos necessários estão: contrato de empreitada assinado pelo consorciado e pela empresa de construção civil, engenheiro ou arquiteto, ou lista com todas as notas fiscais relativas à obra.
Quais são as vantagens do consórcio para reforma?
Além dos benefícios já mencionados, existem diversas outras vantagens em utilizar o consórcio imobiliário para reforma, entre elas podemos citar:
- Flexibilidade de utilização do crédito: o valor pode ser usado tanto para o pagamento da mão de obra quanto para a aquisição dos materiais para a reforma da residência, exceto a mobília;
- Valorização do bem para a venda ou aluguel: muitas vezes a parcela do consórcio fica inferior ao valor que o proprietário receberá ao alugar ou vender um imóvel mais bem preparado;
- Diversas opções de planos: o cliente pode escolher a opção que mais se enquadra à sua realidade financeira;
- Planejamento financeiro: é possível fazer da reforma uma meta a ser alcançada sem desestruturar o orçamento mensal.
Faça uma simulação de consórcio e saiba como a Ademilar pode ajudá-lo na renovação do seu imóvel.
Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo, ou entre em contato conosco.
Este conteúdo foi originalmente escrito em fevereiro de 2020 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.
Leia também:
Consórcio para imóveis usados: entenda como funciona.
Motivos para investir no mercado imobiliário.
Sobre a Ademilar
A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!
Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br