Consórcio para reforma de imóveis: Descubra como fazer

Consórcio para reforma de imóveis: Descubra como fazer - Ademilar

Quem tem um imóvel próprio está sempre pensando em formas de deixá-lo ainda melhor, seja renovando as cores das paredes ou aumentando os cômodos. No entanto, a reforma, por ser um investimento de alto valor e que exige planejamento, muitas vezes é adiada.

Mas, você sabia que o consórcio imobiliário também pode ser utilizado para reformas? Conheça as vantagens do Consórcio Compra Compartilhada e entenda como funciona!

Por que reformar um imóvel?

Além da necessidade de renovar a parte estrutural de um imóvel, é comum o desejo de promover mudanças no lar. As reformas não só possibilitam que a residência fique mais moderna, espaçosa e aconchegante, mas também garantem a valorização do bem.  

Confira alguns motivos para investir na reforma de um imóvel:

1 – Bem-estar

Muitos optam pela reforma para garantir mais conforto e qualidade de vida, seja escolhendo novos pisos e revestimentos ou até mesmo repaginando as cores da casa.

2 – Necessidade

Com o tempo, é comum que algumas partes do imóvel fiquem deterioradas, tornando-se necessário trocar a tubulação ou investir na pintura dos ambientes, por exemplo.

3 – Valorização para venda

Um acabamento novo e moderno pressupõe menos necessidade de futuros consertos. Por isso, reformas são capazes de aumentar em até 40% o valor de venda do imóvel, fazendo com que a opção seja interessante para quem planeja comercializar um empreendimento.

4 – Valorização para aluguel

A conservação é um dos itens que mais pesam na decisão dos inquilinos, atrás apenas da localização. Com um imóvel recém reformado, a probabilidade de locação é maior e a rentabilidade é mais alta.

Apesar das vantagens e do retorno financeiro com a venda ou aluguel dos imóveis reformados, esse tipo de projeto pode pesar no orçamento familiar. É aí que entra o consórcio para reformas.

Consórcio de imóveis: uma alternativa inteligente

O consórcio imobiliário é uma excelente opção para quem busca valorizar o patrimônio através da reforma, pois é um objetivo a médio e longo prazo, podendo ser definido com tranquilidade e eliminando possíveis desgastes que ocorrem quando a obra é feita sem o recurso financeiro necessário ou planejamento.

A modalidade também pode ser utilizada para compra de imóveis e terrenos, construção, quitação de financiamentos imobiliários, entre outras possibilidades. É uma alternativa para quem não dispõe da quantia total ou não quer se descapitalizar.

Confira o guia completo sobre consórcio de imóveis.

Como funciona o consórcio para reforma?

O consórcio funciona como uma poupança coletiva, com prazo de duração, a qual os participantes contribuem mensalmente, construindo um fundo comum com dinheiro suficiente para que cada integrante do grupo realize seu próprio projeto imobiliário quando for contemplado.

O que posso adquirir com o consórcio para reforma?

Na modalidade de crédito para reforma é possível usar o valor tanto para o pagamento da mão de obra, quanto para a compra de materiais, como:


– Tintas acabamento;

– Revestimentos;

– Pisos;

– Componentes de instalações hidráulicas e elétricas;

– Produtos de marcenaria (exceto móveis);

– Produtos de manutenção;

– Demais itens necessários para os serviços de reparos.

Entenda as principais etapas do consórcio:

Compra da Cota

Ao entrar em um grupo de consórcio, o cliente paga parcelas mensais, definidas de acordo com o crédito escolhido. A principal vantagem é que o valor é parcelado de forma integral e não são cobrados juros nem entrada.   

Liberação do crédito

Após a contemplação, por sorteio ou lance, é possível usar o crédito para realizar a reforma. Vale ressaltar que para a liberação do crédito, o imóvel a ser reformado entra como garantia e precisa ter a construção averbada e ser de titularidade do consorciado.

O  crédito do consórcio é disponibilizado pela administradora a partir da análise e aprovação da documentação necessária para o processo de reforma e da alienação do bem. Entre os documentos necessários estão: contrato de empreitada assinado pelo consorciado e pela empresa de construção civil, engenheiro ou arquiteto, ou lista com todas as notas fiscais relativas à obra.

Quais são as vantagens do consórcio para reforma?

Além dos benefícios já mencionados, existem diversas outras vantagens em utilizar o consórcio imobiliário para reforma, entre elas podemos citar:

  • Flexibilidade de utilização do crédito: o valor pode ser usado tanto para o pagamento da mão de obra quanto para a aquisição dos materiais para a reforma da residência, exceto a mobília;
  • Valorização do bem para a venda ou aluguel: muitas vezes a parcela do consórcio fica inferior ao valor que o proprietário receberá ao alugar ou vender um imóvel mais bem preparado;
  • Diversas opções de planos: o cliente pode escolher a opção que mais se enquadra à sua realidade financeira;
  • Planejamento financeiro: é possível fazer da reforma uma meta a ser alcançada sem desestruturar o orçamento mensal.

Faça uma simulação de consórcio e saiba como a Ademilar pode ajudá-lo na renovação do seu imóvel.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo, ou entre em contato conosco.

Leia também:

Consórcio para imóveis usados: entenda como funciona.
Motivos para investir no mercado imobiliário.

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *