Use o consórcio para quitar o financiamento do imóvel

Use o consórcio para quitar o financiamento do imóvel - Ademilar

consórcio imobiliário é um investimento seguro e versátil, que permite ao cliente conquistar um bem de forma programada. Com a modalidade é possível comprar, reformar e construir imóveis, garantir uma aposentadoria tranquila e até mesmo quitar um financiamento imobiliário.

Lei dos Consórcios, em vigor desde 2009, assegurou que esse investimento se tornasse ainda mais vantajoso. Por meio dela, hoje é possível utilizar o crédito, obtido por sorteio ou lance, para quitar o financiamento bancário.

Dessa forma, o consorciado consegue economizar tempo e dinheiro, uma vez que troca os altos juros do financiamento – cobrados durante 25, 30 e até 35 anos – pela baixa taxa de administração do consórcio – que na Ademilar gira em torno de 0,1% ao mês, uma das menores do mercado, em um prazo máximo de 20 anos.

Pagando o financiamento antes do prazo previsto, haverá o abatimento proporcional dos juros cobrados, portanto, a economia é uma das principais vantagens dessa operação. Vale destacar, também, que se a carta de crédito tiver um valor superior ao financiamento, é possível utilizar o saldo residual para amortizar o saldo devedor da cota de consórcio ou, ainda, para um novo procedimento imobiliário.

Como quitar o financiamento utilizando o consórcio

Para finalizar o pagamento do financiamento utilizando o consórcio imobiliário, é importante se atentar a alguns requisitos necessários, como verificar se o financiamento é da mesma natureza que o consórcio, ou seja, para fins imobiliários, uma vez que não é permitida a quitação de mútuo de dinheiro e empréstimos quando o imóvel é garantia dessa dívida. Também é preciso confirmar com a instituição financeira responsável pelo financiamento se ela está de acordo com a operação. Para a quitação, o crédito da cota de consórcio deve ser suficiente para pagar o valor total do financiamento. Caso não cubra esse valor, deverá ser amortizado primeiramente com recursos próprios, para depois liberar o crédito da cota. Vale lembrar que o consorciado deve estar com todas as parcelas em dia e a cota precisa ser de mesma titularidade do detentor do financiamento.

Economize adquirindo um consórcio imobiliário

O consórcio de imóveis é um ótimo investimento e uma forma econômica de construir patrimônio. Na modalidade não são cobrados juros nem entrada, diferentemente de outras opções disponíveis no mercado.

A modalidade é, também, uma forma de garantir estabilidade financeira para o futuro, adquirindo-se imóveis para locação e, assim, obtendo renda extra com os aluguéis. Nesse sentido, o lucro gerado com o bem a partir do momento da contemplação, pode quitar as parcelas restantes.

Com o consórcio imobiliário, poupar para concretizar seu objetivo é fácil! Faça uma simulação no site e realize seus projetos imobiliários com a Ademilar.

Este conteúdo foi originalmente escrito em junho de 2014 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Saiba como funciona um consórcio de imóveis

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

57 comentários em “Use o consórcio para quitar o financiamento do imóvel

  • E refinanciamento imobiliário também pode? Estou falando sobre home equity, ou seja, crédito com garantia de imóvel que nada mais e que um novo financiamento imobiliário. A carta de crédito pode ser usada para a quitação? Obrigado.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabio.

      Não é possível. Por determinação do Banco Central do Brasil, o crédito do consórcio só pode ser utilizado para quitação de financiamento imobiliário.

  • No caso de utilizar a carta de crédito para liquidar um financiamento imobiliário, quais são os tributos e valores que devem ser pagos? ITBI deve ser pago novamente? Grato.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabio.

      No caso de quitação de financiamento, o ITBI não é pago novamente. O consorciado terá as despesas de contrato, reconhecimento de firma, Funrejus e registro.

  • ADRIANO NERVIS says:

    Prezados,
    Se eu pagar o meu financiamento imobiliário com carta de consórcio, preciso pagar todos os impostos novamente, tais como ITBI, e outros custos com cartório?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Adriano.

      Ao quitar o financiamento imobiliário com o consórcio é preciso pagar novamente o contrato (que tem força de escritura pública), registro e o FUNREJUS. O ITBI não é cobrado novamente, pois neste caso não há transferência de propriedade.

  • Sergio Lolata says:

    Boa noite, caso o valor da carta de crédito seja superior ao valor do saldo devedor do financiamento, posso receber a diferença ou utilizar para comprar um veículo, por exemplo? Em caso positivo, é o credor do financiamento quem pagará a difierença?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Sergio.

      O valor do crédito do consórcio imobiliário só pode ser utilizado para uma finalidade imobiliária, como compra e venda, reforma, construção ou quitação de financiamento. Assim, não há possibilidade de compra de veículo com o crédito do consórcio imobiliário.

      A sobra do crédito pode ser utilizada para abatimento do saldo devedor ou ficar prevista no contrato para aquisição de outro imóvel.

  • Boa tarde
    Estou comprando um imovel de uma amigo meu, mas ele tem o saldo devedor de 75 mil e o valor da compra é 115 mil é possivel a quitaçao?
    E a carta contemplada é de 180 mil como faz pra receber a difefrença que é 105 mil?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Matheus.

      O consórcio pode ser utilizado para a compra do imóvel e para a quitação do saldo devedor junto ao banco. O saldo remanescente precisa estar vinculado a um procedimento imobiliário ou ao abatimento de parcelas, por exemplo.

      Obrigado pela visita! 🙂

  • Olá, fiz o financiamento do meu imóvel há alguns anos. Juntamente, fiz um empréstimo com o banco para colocar gesso, móveis planejados, piso etc. Gostaria de pegar uma carta de crédito para pagar ambas as dívidas e ficar com apenas o valor da prestação da carta de crédito. Isso é possível?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Letícia.

      Com a carta de credito é possível quitar financiamento bancário, e se houver sobra de crédito, é possível utilizar o valor para reforma de imóvel (exceto móveis planejados).

      Obrigado pela visita!

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Eliton.

      É possível sim, desde que o valor do imóvel seja igual ou superior ao valor das cartas.

  • Marco Freitas says:

    Ola! Posso usar um consorcio quitado e comtemplado para amortizar financiamento na Caixa Econômica Federal? Tenho duvidas.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Marco, tudo bem?

      Pode sim. Se a cota for de mesma titularidade do financiamento, o crédito poderá ser utilizado para amortizar a dívida.

      Obrigado pela visita!

  • Gabriel Fernandes says:

    Olá! Posso utilizar um consórcio imobiliário do Bradesco contemplado mas não quitado para amortizar um financiamento imobiliário na CEF?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Gabriel, tudo bem?

      Não é possível, pois o imóvel que será dado como garantia para Ademilar também é hoje a garantia para o financiamento e o imóvel não pode ficar alienado a duas instituições financeiras.

  • Gabriel Fernandes says:

    Gostaria também de saber se é possível utilizar um crédito imobiliário para “refinanciar” um imóvel que já é meu (e está quitado)

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Também não seria possível. É preciso ser realizado um procedimento imobiliário, seja de reforma ou construção em imóvel quitado.

      Obrigado pela visita!

  • Boa tarde, gostaria de saber se pegando uma carta de credito superior ao valor do financiamento que quero quitar, o restante é possível utilizar para documentação?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Mislene, tudo bem?

      No caso de quitação de financiamento, é possível utilizar parte do crédito para custos com vistoria do imóvel, contrato e reconhecimento de firma.

      • Tenho um financiamento imobiliário em meu nome e de minha esposa.

        Uma carta contemplada de consórcio de imóvel em apenas no meu nome pode quitar o financiamento?

        • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

          Olá Cesar, tudo bem?
          A carta de crédito obrigatoriamente terá que estar em nome dos dois, iremos incluir a cônjuge como segundo titular, pois a dívida a ser quitada precisa ser de mesma titularidade do consórcio.
          Obrigado pela visita!

  • Tenho um apto financiado pelo Bradesco falta 324 meses para pagar saldo devedor 251 mil meu apto vale 500 mil se eu quiser uma carta contemplada da ademilar de 351 mil eu posso quitar e ficar com 100 mil.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Oi Eduardo, tudo bem?

      O crédito da Ademilar se destina a compra de imóveis, construção, reforma ou quitação de financiamento. Se houver sobra de crédito, ela não é paga diretamente ao consorciado. Esse valor ficará retido para um outro procedimento ou será utilizado para abatimento do saldo devedor.

      Obrigado pela visita!

  • ANDRISELE NERICKE says:

    Boa tarde,
    Meu pai pode comprar uma carta contemplada para quitar uma divida minha de terreno sendo que o contrato de compra e venda está apenas no meu nome ?
    Ou eu teria que transferir este contrato para o nome dele ?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Oi Andrisele, tudo bem?

      Nesse caso o dono do financiamento imobiliário a ser quitado deve ser o titular da cota.

      Obrigado pela visita!

  • Bom dia.
    Caso o crédito da carta seja maior que o valor do imóvel, o restante posso utilizar para pagar o ITBI e custas de cartório?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Lucas, tudo bem?

      Sim, é possível direcionar até 4% do crédito para custas de registro, Funrejus e ITBI na compra e venda apenas. Se ainda assim houver sobra de crédito e for imóvel averbado, poderá usar para reformá-lo.

  • TENHO UM FINANCIAMENTO NO BRADESCO COM MAIS 2 IRMÃOS EM CONJUNTO.
    TENHO UMA CARTA DE CRÉDITO CONTEMPLADA PELA ADEMILAR DE VALOR SUPERIOR AO SALDO DEVEDOR DESSE FINANCIAMENTO. POSSO UTILIZÁ-LA PARA QUITAR ESSE FINANCIAMENTO ? QUAIS OS GASTOS QUE EU TERIA PARA REALIZAR ESSA TRANSAÇÃO?

    OBRIGADO

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Oi Renato, tudo bem?

      Poderia por gentileza nos informar seus números de grupo e cota ou CPF, por gentileza?

      Obrigado!

        • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

          Olá Renato, tudo bem?

          Obrigado pelo retorno.

          Por gentileza, entre em contato com o Departamento de Contemplação no 41 3023-2000, pois cada processo requer uma documentação específica.

  • Posso usar carta de imóvel com valor menor de financiamento e o resto em dinheiro para quitar o financiamento no banco? Obrigado

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabricio, tudo bem?

      É possível amortizar anteriormente essa diferença e depois, no nosso processo de liberação de crédito, o banco emitirá justamente o valor da quitação. Assim, quitaremos o financiamento e a alienação, que anteriormente era do banco, passará para Ademilar.

      Obrigado pela visita!

  • Olá.
    Tenho um financiamento SFI junto a Caixa. Foi de um terreno urbano. Realizei a construção da casa com recursos próprios.
    Já tenho o habite-se e estou finalizando a averbação.
    Posso usar o FGTS para dar o lance no consórcio e caso seja contemplada, o consórcio quita o SFI junto a Caixa? Aí ficaria só com o consórcio.
    Os valores estão dentro da carta e do valor de FGTS.
    Obrigada

  • Minha dúvida, para ser mais específica, é se o consórcio quita a dívida ou faz uma espécie de portabilidade?
    Porque na portabilidade, por ser um SFI, não conseguiria usar o FGTS, certo?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Ketlen, tudo bem?

      O FGTS não pode ser utilizado para quitação de financiamento.

      Obrigado pela visita!

  • Elber Ribeiro says:

    Bom dia,
    Possuo um contrato de crédito imobiliário com minha esposa.
    Estou pensado em contratar um consórcio de imóvel para com sorte ser contemplado e quitar o mesmo.
    Minha dúvida é a seguinte: o consórcio será apenas no meu nome e o crédito imobiliário está em meu nome e da minha esposa, ela sendo a titular e eu co-titular. Posso usar a carta de crédito para quitar o crédito imobiliário nessas condições?
    Obs: o consócio será contratado na mesma Instituição Bancária

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Oi Elber, tudo bem?

      Você comentou que pretende contratar o consórcio na mesma instituição bancária do crédito imobiliário. Neste caso, seria melhor você tirar essa dúvida diretamente com a instituição, porque na Ademilar não oferecemos financiamento.

      Mas se você tiver interesse em quitar financiamento, oferecemos esse serviço. Você pode conferir mais detalhes aqui https://www.ademilar.com.br/consorcio-de-imoveis-ademilar e se quiser conversar com um consultor para saber mais detalhes, é só nos informar qual o melhor horário e a melhor forma (e-mail, telefone, WhatsApp) para isso.

      Obrigado!

  • Fabrício says:

    Olá..Possuo um financiamento imobiliário pela caixa tipo aporte..usei um imóvel como garantia para levantar dinheiro para capital de giro em minha empresa..
    O Saldo devedor é de 90.000
    É possível eu quitar o aporte com consórcio de imóveis contemplado?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Fabrício, tudo bem?

      Não é possível quitar mútuo de dinheiro ou empréstimo bancário com o consórcio. A quitação com o crédito da modalidade é possível apenas para financiamentos da mesma natureza, ou seja, quando envolvem um procedimento imobiliário.

      Obrigado pela visita!

  • Beatriz Barbosa says:

    Boa tarde. Possuo um financiamiento no sistema SFI da CEF para o terreno de minha casa, hoje a construção já foi finalizada e averbada no Registro de Imoveis, mas o financiamento continua sendo apenas no terreno. Neste caso seria possível contratar um consórcio imobiliário para quitar o financiamento e utilizar o FGTS para lance inicial no valor de 90% da carta de crédito?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Beatriz, tudo bem?
      Infelizmente não é possível usar o FGTS vinculado ao consórcio para quitação de financiamento, mesmo para lance.

  • Ola,
    Possuo uma cédula de crédito bancário, com alienação de imóvel, é possível a quitação com a carta de crédito da Ademilar?

    Tentei fazer uso do FGTS para abater essa dívida, mais foi indeferido pela Caixa, dizendo estar fora dos parâmetros do SFH, o que não atende as regras do manual de moradia CEF.

    Em sendo positivo o uso da carta de credito Ademilar para quitar essa cédula de credito Bancário, posso fazer uso do FGTS para dar lance na carta de credito da Ademilar?

    Obrigado

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Sergio,
      O crédito do consórcio pode ser utilizado somente para quitação de financiamento habitacional. Se o imóvel foi dado como garantia para o cliente “emprestar” algum dinheiro do banco, ou seja, mutuo para dinheiro, não é possível usar a carta para fazer a quitação.

      Obrigada pela visita em nosso blog.

  • Boa noite,
    Tenho uma casa financiada na caixa e o valor para quitação e de 52 mil, Tenho um consórcio no bradesco de 68 mil, dei o lance e saiu para mim, estaria sobrando 16 mil considerando que quitei a casa, com 6 mil eu quito o consórcio e o restante 10 mil o Bradesco me devolve sendo que foi quitado ?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Cláudio, tudo bem? Sua administradora poderá te passar informações precisas sobre a sua cota, o ideal seria entrar em contato diretamente com eles. Obrigado pela sua visita em nosso blog. 🙂

  • Minha casa é financiada pelo Minha Casa, Minha vida. Posso usar a carta de crédito para quitar minha casa e utilizar o saldo restante para reformar?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Juliana. Tudo bem?
      Podemos quitar financiamento nesse formato, mas nessa modalidade da CEF existe um período de carência para a quitação por outra instituição. Se passado o período, pode ser quitado e reformado com a sobra de crédito, se for imóvel averbado.
      Obrigado pela visita! 🙂

  • Boa tarde, comprei um imovel financiado pela caixa e continuo pagando no nome da pessoa( foi realizado contrato em cartório, mesmo sabendo de todos os riscos que tenho) e agora fui contemplado pelo Bradesco o consórcio em R$140.000,00 a divida é de R$200.000,00 neste caso pago os R$60.000,00 e os R$140,000,00 que está no nome da outra pessoa e passa para o meu nome a casa?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Junior. O ideal seria verificar com administradora responsável. Eles poderão te orientar com precisão.

      A Ademilar é uma administradora de consórcios, em que você ingressa em um grupo e paga parcelas mensais para ter direito ao crédito.
      Convidamos você a conhecer um pouquinho mais sobre o consórcio em nosso site: http://www.ademilar.com.br

      Obrigado pela visita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *