4 vantagens do consórcio sobre o financiamento

4 vantagens do consórcio sobre o financiamento - Ademilar

O consórcio imobiliário é uma modalidade que está em constante crescimento, por conta da economia e da flexibilidade que oferece. Entretanto, o financiamento ainda é um formato tradicional no mercado. Quem pensa em comprar um imóvel, frequentemente compara estas duas opções. Se este também é o seu caso, confira abaixo 4 vantagens do consórcio sobre o financiamento.

1 – Valor de entrada e juros

No financiamento, o consumidor precisa pagar uma entrada de até 30% do valor do imóvel, inviabilizando a compra para muitas pessoas. Na modalidade,há ainda a cobrança de juros, que em algumas instituições podem chegar a quase 10% ao ano, entre taxa efetiva e correção pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Após a liberação do valor, o cliente paga uma fração dessa dívida todos os meses. Além disso, no financiamento de imóveis comerciais é cobrado o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Já no consórcio, a aquisição do imóvel pode ser integralmente parcelada, sem necessidade de pagar entrada ou taxa de adesão.Como não se trata de um empréstimo, também não são cobrados juros, apenas uma taxa de administração, que na Ademilar gira em torno de 0,1% ao mês, uma das mais baixas do mercado. “A grande vantagem é que, nesse sistema, o participante não é um devedor. A garantia do pagamento daquele imóvel é a alienação fiduciária, mas ela acontece em grupo e é administrada por uma empresa”, explica Paulo Rossi, presidente da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Além de seguro e flexível, o consórcio imobiliário permite que o prazo de pagamento e os valores das parcelas estejam de acordo com a realidade financeira do cliente, pois conta com diversos planos com diferentes características. A modalidade é uma forma econômica de adquirir imóveis, podendo ser, em alguns casos, até 50% mais barata que um financiamento, principalmente os de prazos mais longos como 420 meses. Outra vantagem do consórcio é que o crédito é reajustado anualmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), garantindo o poder de compra do consorciado.

2 – Entrega do bem

entrega do bem é outra diferença importante. No financiamento, o cliente pode usufruir do imóvel enquanto abate o saldo devedor. Já no consórcio, o crédito é liberado quando o consorciado é contemplado, por sorteio ou lance. Neste segundo caso, ao pagar o lance vencedor, o saldo devedor já é reduzido na contemplação, diminuindo efetivamente a parcela e/ou o prazo do pagamento. Com o valor total contratado disponível e poder de compra à vista, é fácil negociar ótimos descontos.

3 – Forma de utilização

Com o financiamento é possível comprar casas ou apartamentos, mas somente é permitida a aquisição de um imóvel por pessoa, com a mesma condição contratual, localizado em área urbana e com escritura pública. Além disso, o valor do bem é definido de acordo com a avaliação do banco, portanto, o financiamento não representa uma alternativa flexível para investimento em imóveis.

Já o consórcio oferece várias alternativas de utilização do crédito. Com a modalidade, o consorciado pode comprar, construir e reformar imóveis, além de quitar financiamento imobiliário, liquidar o saldo devedor de imóvel na planta, adquirir placas fotovoltaicas ou até mesmo planejar a aposentadoria. Ter essa gama de oportunidades é interessante, pois os objetivos imobiliários do investidor podem mudar até o momento da liberação do crédito. Com isso, o consorciado consegue utilizar o valor da maneira mais adequada para as suas necessidades.

4 – Forma de investimento

No financiamento, o valor é liberado no início da contratação, sendo uma solução a curto prazo, quando se tem urgência para a aquisição ou se desconhece outras opções. Por sua vez, o consórcio é um ótimo investimento, pois o imóvel adquirido com a finalidade de ser alugado, por exemplo, gera renda extra e garante estabilidade financeira para o futuro.

Depois da contemplação, o valor do aluguel gerado pode quitar as demais parcelas do consórcio, se houver. O retorno financeiro do investimento, somado à ausência de juros, faz do consórcio um excelente instrumento de formação de patrimônio, de forma segura, qualificada e programada.

Faça uma simulação em nosso site e comprove as vantagens do consórcio em relação a outras modalidades de compra parcelada.

Este conteúdo foi originalmente escrito em novembro de 2019 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Casos em que o FGTS pode ser usado no consórcio de imóveis

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *