É possível quitar um financiamento com o consórcio?

É possível quitar um financiamento com o consórcio? - Ademilar

Embora o financiamento seja uma das formas mais tradicionais para se adquirir imóveis, muitas pessoas desconhecem a possibilidade de quitá-lo por meio do consórcio. É sobre isso que falaremos no post de hoje.

Em 2009, entrou em vigor a Lei dos Consórcios (nº 11.795/08). Desde então, a carta de crédito obtida no consórcio de imóveis pode ser utilizada para a quitação de um financiamento imobiliário. Mas, para isso, é importante estar atento a todas as especificações dessa operação.

Quitar o financiamento é uma boa opção para abater os altos juros cobrados pelas instituições financeiras. Assim, é possível economizar e ainda poupar tempo, uma vez que o prazo máximo de um consórcio é de 20 anos, enquanto o do financiamento pode chegar a 30.

Para facilitar a compreensão de como esse procedimento deve ser realizado, confira o que é a carta de crédito e quais são as vantagens de adquiri-la.

Crédito do consórcio

A carta de crédito permite o uso do crédito conforme a modalidade do consórcio, como adquirir imóveis, reformar, construir ou quitar um financiamento. Ela é utilizada após a contemplação, que pode ocorrer por sorteio ou lance. Para o sorteio, respeita-se a extração pela Loteria Federal. Lembrando que não há como prever quando o cliente será contemplado.

Como utilizar o crédito do consórcio no financiamento

Para utilizar a carta de crédito na quitação, é preciso que os contratos tanto do financiamento como do consórcio sejam do mesmo titular. Além disso, precisam pertencer à mesma categoria, ou seja, consórcios imobiliários só quitam financiamentos imobiliários. As duas instituições envolvidas têm que estar em conformidade com o processo, e a liberação do crédito só poderá ser realizada se o valor da carta for igual ou superior à dívida do financiamento.

Quando contemplado, o consorciado dará início na liberação do crédito, de acordo com o procedimento da administradora. Após a quitação da dívida e o contrato assinado por todas as partes, inclusive pelo banco como Interveniente Quitante, o cliente dará entrada no registro de imóveis para baixar a alienação do banco e passar para a Ademilar. 

Vantagens da carta de crédito de usar carta de crédito no financiamento

Ao quitar o financiamento com o crédito do consórcio, você ficará livre de uma pendência e poderá solicitar desconto no boleto de quitação, caso o banco tenha essa opção. Além disso, algumas financeiras reduzem taxas e juros como incentivo. Esse desconto é assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor e o banco ou a financeira deve oferecer um abatimento proporcional dos acréscimos. Logo, a vantagem principal da operação é substituir os altos juros do financiamento por uma taxa de administração do consórcio, de valor bem menor. Na Ademilar, ela gira em torno de 0,1 % ao mês, uma das mais baixas do mercado.

Notou o quanto quitar o financiamento com o consórcio imobiliário pode contribuir para o seu futuro? A modalidade permite inúmeras possibilidades, faça já uma simulação no site da Ademilar.

Leia também: Vantagens do consórcio de imóveis sobre o financiamento

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *