É vantajoso comprar uma carta de crédito contemplada?

É vantajoso comprar uma carta de crédito contemplada? - Ademilar

Quando o consorciado é contemplado, ele pode utilizar o crédito para colocar em prática seus projetos imobiliários. No entanto, algumas pessoas vendem a carta contemplada por não terem a intenção de adquirir o bem no momento ou por desejarem ter um retorno mais qualificado que as aplicações disponíveis. Confira vantagens e cuidados ao comprar uma carta de crédito contemplada.

Carta de crédito contemplada

A carta de crédito é utilizada após a contemplação, seja esta por sorteio ou lance, e permite o uso do crédito conforme suas possibilidades. Um dos benefícios é oferecer poder de negociação à vista.

Adquirir uma carta contemplada significa usufruir do valor imediatamente, sem precisar aguardar a liberação do crédito (por sorteio ou lance). É comum que alguns consorciados já contemplados mudem de planos quanto ao imóvel e decidam, devido ao retorno financeiro qualificado, colocar a carta de crédito à venda.

O que é cobrado em uma carta de crédito contemplada?

Nesse tipo de transação realizada entre clientes/vendedores e clientes/compradores, cobra-se um valor de entrada, em que está incluído o que já foi pago com parcelas e lances, impostos, comissão e ganho financeiro solicitado na negociação.

Esse valor depende da forma como o crédito foi contemplado e quantas parcelas foram pagas. É importante ressaltar que quem opta por essa transação paga um valor maior que em um consórcio próprio, mas o negócio ainda é rentável.

Vale a pena comprar uma carta de crédito contemplada?

A compra da carta contemplada muitas vezes é mais econômica do que um financiamento, mesmo com o valor da aquisição do crédito contemplado (entrada). Essa operação é especialmente vantajosa para quem precisa do bem com urgência, por não ser necessário aguardar a contemplação.

Cuidados com a compra

Ao comprar uma carta de crédito contemplada é necessário tomar algumas precauções. É importante que o interessado pesquise muito bem sobre a cota que pretende adquirir, checando a validade dos documentos. Para ter certeza que o negócio é legítimo, é possível consultar a administradora e tirar possíveis dúvidas com a empresa para considerar a compra.

Após verificar que a cota está com a documentação correta, é necessário fazer os cálculos e definir se o valor a ser pago é interessante.

Se o possível comprador da carta contemplada tem o dinheiro referente a no mínimo 50% do crédito, pode ser mais rentável dar um lance em um consórcio próprio, e economizar por não pagar o ganho financeiro ao vendedor da cota.

Fechando o negócio

Na Ademilar, não são comercializadas cartas contempladas, mas os consultores supervisionam o processo e colocam os interessados em contato. Eles fornecem todo o suporte necessário para a aquisição, como a vistoria do imóvel e o levantamento das documentações do cliente. Esses dados são levados ao comitê de crédito, que aprova ou não a transação.

A partir deste momento, o cliente recebe a certeza de que pode prosseguir com a operação, e a Ademilar autoriza as partes a formularem o contrato.

Quando for efetivar a compra, é importante não pagar nenhum valor sem antes procurar o consultor de investimento e a administradora. O ideal é que o pagamento seja efetuado após vistoria do imóvel, processo aprovado, contrato e termos assinados.

Leia também: Como negociar a cota após a contemplação

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 55 mil clientes e comercializou mais de 13 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *