Saiba mais sobre a fiscalização das administradoras de consórcio

Saiba mais sobre a fiscalização das administradoras de consórcio - Ademilar

Criado em 1962, o sistema de consórcios era inicialmente ligado a entidades civis sem fins lucrativos. A primeira legislação relacionada à modalidade surgiu no início dos anos 70, sendo que na época era a Receita Federal que autorizava a criação de grupos. Foi somente em 1991 que o Banco Central se tornou o órgão responsável pela fiscalização do setor.

Entre as competências do BACEN, além da fiscalização das administradoras e de todas as etapas que envolvem a modalidade, está a autorização para o funcionamento delas, a criação de normas para disciplinar as operações e o estabelecimento de prazos para a duração dos grupos. O Banco Central também pode exigir periodicamente das administradoras informações sobre suas atividades.

Em seu site, o BCB disponibiliza uma listagem com todas as administradoras de consórcio autorizadas a funcionar. A Ademilar, com foco na qualidade do atendimento e segurança de seus consorciados, é fiscalizada pelo órgão desde o início das suas atividades.

Além do Banco Central, outras duas entidades fiscalizam e regulamentam o setor: a ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios) e o SINAC (Sindicato Nacional dos Administradores de Consórcio). Enquanto a primeira exerce papel essencial no desenvolvimento e aperfeiçoamento das normas e dos mecanismos do sistema, a segunda atua como interlocutora da classe, representando os interesses das empresas de consórcios.

Veja também: Deveres da administradora de consórcio

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “Saiba mais sobre a fiscalização das administradoras de consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *