No consórcio, a união faz a força

No consórcio, a união faz a força - Ademilar

A expressão “a união faz a força” combina perfeitamente com o consórcio, pois a modalidade une pessoas com objetivos semelhantes, como a compra do imóvel próprio, mas que não têm condições de comprá-lo naquele momento. Em vez de seguirem sozinhos rumo à conquista desse projeto, os consorciados se reúnem em um grupo e juntos conseguem adquirir imóveis de forma econômica, em um sistema de compra coletiva.

Para exemplificar, vale a pena relembrar como o consórcio surgiu. De acordo com a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), foi na década de 60, aqui mesmo no Brasil, que alguns funcionários de um banco tiveram a ideia de formar um grupo de amigos com o objetivo de criar um fundo com dinheiro suficiente para a aquisição de automóveis para todos aqueles que participassem da arrecadação dos recursos.

A época era marcada pela escassez de crédito ao consumidor, e estes amigos inovaram ao contribuir, cada um, com uma parcela do valor do carro. Para definir de quem seria o primeiro veículo, a solução foi fazer um sorteio.

O impacto positivo nas vendas de veículos leves mostrou que o consórcio seria válido para outros segmentos, como o de caminhões. Na década de 70, surgiram os primeiros grupos de motocicletas e eletroeletrônicos e, em 1991, o consórcio passou a garantir a realização do maior sonho dos brasileiros: a casa própria. Foi naquele ano, inclusive, que surgiu a Ademilar, até hoje a única administradora do Brasil a trabalhar exclusivamente com o consórcio de imóveis.

Apesar de ter quase 60 anos de existência, o consórcio nunca foi tão atual, pois se relaciona a um conceito muito em voga: o da economia colaborativa.

Compra em conjunto

Agora que você já sabe como o consórcio nasceu, vamos explicar melhor a essência dessa modalidade: a união de pessoas com objetivos parecidos.

Digamos que você queira comprar um imóvel, mas não tem todo o dinheiro em mãos. A solução poderia ser entrar em um financiamento, mas este serviço cobra juros muito altos e possui prazos bem longos. Outra alternativa seria juntar sozinho todo o valor necessário, mas isso poderia levar anos e anos.

A melhor opção então é entrar em um consórcio. Você escolhe um valor de crédito (digamos R$ 250 mil, que é o valor do imóvel que você planeja comprar, por exemplo) e todos os meses paga uma parcela para ter direito a esse dinheiro. Outras pessoas que também querem adquirir um imóvel contribuem com um valor mensal na mesma conta que a sua – o chamado fundo comum.

Mensalmente, o montante arrecadado permitirá que alguns consorciados realizem seus projetos e define-se quem vai poder usar o dinheiro a cada mês através de sorteio, em que os resultados da extração da Loteria Federal equivalem aos números das cotas. Para tentar antecipar o recebimento do crédito, você também pode ofertar um lance, que nada mais é do que a antecipação do pagamento das parcelas. Para isso é possível usar recursos próprios (como o dinheiro guardado na poupança), o saldo do FGTS e até mesmo o próprio crédito (lance embutido).

Como os participantes do grupo não emprestam dinheiro de um banco, e sim se autofinanciam, não há a cobrança de juros. Os consorciados também não precisam desembolsar com a entrada, por isso o consórcio é tão econômico. Vale ressaltar ainda que o crédito não permanece o mesmo até que você seja contemplado, e sim aumenta. Todos os anos o valor é atualizado de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), para que você não perca o poder de compra. Além disso, o crédito permite comprar à vista, assim é possível ainda negociar ótimos descontos no momento de adquirir o imóvel.

Viu só como é muito vantajoso realizar os seus projetos de forma coletiva? Ao fazer um consórcio, você planeja as suas conquistas em conjunto com outras pessoas que têm objetivos parecidos com o seu! Faça uma simulação e encontre o plano que mais combina com as suas necessidades.

Veja também: Por que o consórcio é um bom negócio

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *