O que você precisa saber antes de investir em um consórcio

O que você precisa saber antes de investir em um consórcio - Ademilar

A casa própria é um sonho para muitas pessoas. Nem todos, no entanto, conseguem transformá-lo em realidade com o pagamento à vista.

Investir em consórcio de imóveis

O consórcio imobiliário, nesse caso, é uma alternativa para a compra do imóvel. Pensando em esclarecer o funcionamento do consórcio para os interessados em investir em um imóvel, o Jornal do Consórcio entrevistou Paulo Rossi, presidente da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Confira as principais respostas.

Como funciona o consórcio de imóveis?

Paulo Rossi afirma que o consórcio pode ser definido como um grupo de pessoas que se reúne para comprar um imóvel, sendo que cada membro paga parcelas mensais para a administradora, que, por sua vez, fica responsável por gerenciar o dinheiro. Quando as prestações alcançam o valor determinado – por exemplo, um consórcio de R$ 100 mil –, um participante é sorteado e pode comprar a casa.

Como entrar em um consórcio?

Como entrar em um consórcio

Primeiramente, deve-se procurar uma administradora. Ela é responsável por reunir as pessoas que querem um imóvel. Quando se atinge o número mínimo de participantes, o consórcio inicia-se. O presidente da ABAC lembra que, antes de entrar no consórcio, é preciso saber quais são as parcelas para o imóvel desejado.

Como fazer para ser contemplado?

Há duas maneiras de receber o crédito: através do sorteio mensal ou por meio dos lances. Nesse último, é contemplada a pessoa que oferece mais dinheiro, como em um leilão.

Se o lance não for o mais alto, quem o ofereceu perde o dinheiro?

Quando o lance do participante não é o ganhador, ele pode pegar o dinheiro de volta ou usar para pagar as próximas parcelas do consórcio. Portanto, não há perda em nenhum momento.

A carta de crédito é entregue em dinheiro?

De acordo com Rossi, não. No momento em que a pessoa é sorteada, ela deve escolher o imóvel desejado e informar a administradora, a qual fará todo o processo da compra. O dinheiro da carta de crédito não cai na conta pessoal do consorciado – usa-se a quantia na aquisição do bem.

É possível comprar outra coisa com a carta de crédito?

O bem precisa ser da categoria ‘imóvel’. Por exemplo, há a possibilidade de se comprar uma casa nova, usada, um apartamento, uma sala comercial ou um terreno.

E se o imóvel tiver um preço diferente da carta de crédito?

Não há problema, diz Rossi.  Caso o imóvel seja mais barato, é possível comprá-lo e utilizar o resto do valor para pagar as parcelas do consórcio e os documentos e impostos referentes à compra. Se for mais caro, usa-se a carta de crédito e se completa o restante com recursos próprios.

Qual é o prazo máximo para comprar o imóvel, depois da contemplação?

Se o contemplado não quiser comprar o imóvel no momento da contemplação, a administradora deve depositar o valor da carta de crédito em uma aplicação financeira determinada pelo Banco Central.

Vale lembrar que o consórcio não serve apenas para a aquisição de um bem. Esse investimento também possibilita a formação de uma poupança, a construção de um imóvel com as características desejadas e até a reforma da propriedade.

Veja também: Saiba como funciona um consórcio de imóveis

—————————————————————————————–

A Ademilar é especializada em consórcio de imóveis, e desde 1991 já atendeu mais de 22 mil famílias. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma aposentadoria imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada para melhor atendê-lo.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

4 comentários em “O que você precisa saber antes de investir em um consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *