Saiba como declarar seu consórcio no IR

Saiba como declarar seu consórcio no IR - Ademilar

O prazo para declarar o Imposto de Renda 2017 se encerra no dia 28 deste mês. O que para muitos pode gerar dor de cabeça, representa também uma oportunidade para avaliar a saúde financeira e a evolução de um ano para outro. O direcionamento dos recursos, os investimentos, a compra e venda de bens precisam ser analisados nesse momento, já que a declaração do IR é um retrato do que foi realizado em 2016. O ideal é que haja um progresso, do contrário é preciso repensar a relação com o dinheiro.

Para quem decidiu investir em consórcios como forma de evitar os altos juros dos financiamentos, existem alguns passos a serem seguidos no momento de fazer a declaração para a Receita Federal, como explica a diretora-superintendente da Ademilar, Tatiana Schuchovsky Reichmann:

  • Os consorciados que ainda não foram contemplados necessitam declarar os valores já investidos na ficha “Bens e Direitos”, no código 95, especificando os montantes pagos em cada ano em suas respectivas colunas. Quem já foi contemplado, mas ainda não utilizou o crédito, pode proceder da mesma forma, usando o código 99.
  • Quem recebeu a carta de crédito em 2016 deve usar o código 95 na coluna “Discriminação da Declaração de Bens e Direitos” e incluir os dados do consórcio. Na coluna 2015 é preciso informar a soma total paga nesse período. Já na área referente a 2016 deixe a informação em branco. Faça um novo registro na mesma coluna e informe o código 11, no caso de compra de apartamento, ou 12, para casa, e discrimine os dados do imóvel adquirido e sua forma de pagamento – consórcio de imóveis, neste caso. O campo 2015 ficará em branco, e os valores usados na compra serão lançados na coluna 31/12/2016.
  • Quem adquiriu uma cota já contemplada deve declarar o valor pago na ficha “Bens e Direitos”, no código 99, e descrever no histórico que o consórcio já foi contemplado anteriormente. Atenção: é essencial incluir o nome e CPF da pessoa que vendeu a cota para que seja feito o cruzamento de informações.
  • Os consorciados que foram contemplados e quitaram ou adquiriram imóveis em 2016 devem declarar o bem na ficha “Bens e Direitos”, nos códigos 1 a 19, dependendo do caso, pelo valor pago até 31/12/2016. É preciso especificar no histórico a quantia utilizada para a compra das cotas de consórcio que estará no código 99 e será transferida para o código do bem (11 ou 12). A quitação total ou parcial por meio do consórcio deverá ser descrita na coluna “Discriminação”. Informe também os dados da administradora e o montante a ser quitado caso exista saldo devedor, juntamente com o número de parcelas restantes.

Veja também: Imposto de Renda: valor do imóvel só pode ser atualizado em caso de reforma

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

14 comentários em “Saiba como declarar seu consórcio no IR

  • DENILSON RODRIGUES DE CASTRO says:

    Boa tarde, fui contemplado em um consórcio da ademilar e vendi o consorcio para a ademilar mesmo como faço para declarar na declaração do imposto de renda.

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Denilson, tudo bem?

      Você poderia nos informar seu nome completo e os números de grupo e cota ou CPF, por gentileza?

      Obrigado.

  • BOA TARDE,

    ADQUIRI UM CONSORCIO EM 2016 E 2017 FOI CONTEMPLADO, ESTOU UTILIZANDO O DINHEIRO PARA CONSTRUIR UMA CASA NO TERRENO Q JA TINHA, COMO PROCEDER NESSE CASO ?

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Elisama, tudo bem?

      Você poderia nos informar seu nome completo e os números de grupo e cota ou CPF, por gentileza?

      Obrigado.

  • Bras Lima Dos Santos says:

    ola fui contemplado em uma cota e adquiri a outra no lance pago ja a um ano e pouco nunca declarei pois sou aposentado por invalidez , como vou fazer a declaração do ir se o meu salario não da o total de ganho .

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá Bras.

      Por gentileza, poderia nos informar seus números de grupo e cota ou CPF, por gentileza?

      Obrigado.

  • NATHALIA DE OLIVEIRA BARBOSA says:

    Bom dia,
    Fui contemplado em 3 cotas em 2017 e usei o dinheiro para uma construção em terreno próprio. Como declaro tudo isso?

    Grupo 390
    Cota 020 388 458

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Nathalia.

      Em nosso site, na área restrita para consorciados, é possível obter um informe sobre o IR para ajudá-la na declaração. 😉

      • NATHALIA DE OLIVEIRA BARBOSA says:

        Sim, porém uma das cotas está quitada e não consigo as informações. No caso a CT 358 do Grupo 390 .Como faço?

        • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

          Olá, Nathalia.

          Encaminhamos seus dados para o Núcleo de Atendimento ao Cliente. Em breve entrarão em contato. 😉

    • Ademilar Consórcio de Imóveis says:

      Olá, Adriano.

      Os valores já investidos devem ser registrados na ficha “Bens e Direitos” e será preciso selecionar o código 99, no caso de crédito ainda não utilizado.

  • Boa noite!

    Poderia me informar como devo declarar meu consórcio q quitei em 2017 e nao havia sidoi utilizada a carta? Recebi o dinheiro em credito em conta. Esse cota estava contemplada e rendeu juros, ou seja, recebi bem mais do que eu paguei em parcelas.
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *