Sala comercial: é melhor alugar ou comprar?

Sala comercial: é melhor alugar ou comprar? - Ademilar

A dúvida entre alugar ou comprar um imóvel não é de exclusividade das famílias. Muitos empreendedores, ao começarem um negócio próprio, também costumam refletir se o ideal é apostar no aluguel ou na compra de uma sala comercial.

O aluguel pode ser uma boa opção quando a empresa é nova e ainda não possui uma base de clientes estabelecida ou quando há planos de mudança em curto prazo. Porém, vale lembrar que a locação não traz retorno para o inquilino.

Como afirma Sérgio Melo, economista e consultor de empresas, em entrevista ao portal O Povo Online, uma grande vantagem da compra é poder investir no imóvel para adaptá-lo de acordo com as particularidades do negócio sem riscos de, ao terminar o contrato de locação, ter que devolvê-lo e perder todo o dinheiro gasto.

Ao adquirir uma sala comercial diminuem-se as despesas operacionais, por não ser necessário pagar aluguel, geralmente mais caro do que os de imóveis residenciais. Como explica Jorge Leitão, gerente de uma empresa de engenharia, em entrevista para o Jornal do Commercio, essa diferença no valor do aluguel se dá por conta de diversos fatores: a quantidade de elevadores e a área comum são maiores, o terreno é mais caro devido à localização e o investimento em fachada é mais alto. Para ele, a compra é a melhor opção, pois o imóvel fará parte do patrimônio do profissional e é um excelente investimento.

Comprar a sala comercial também será a alternativa mais indicada quando a localização exercer um papel fundamental para o negócio, contribuindo de alguma forma com o aumento nas vendas por conta do maior fluxo de pessoas ou da facilidade de acesso, garantindo a redução dos custos pela proximidade com fornecedores-chave ou quando tiver potencial para atrair novos funcionários.

No que prestar atenção ao escolher uma sala comercial

A escolha de uma sala comercial deve levar em conta diversos fatores além do preço e do tamanho do imóvel.

1. Localização

É importante verificar se a região está próxima do público-alvo ou de outras empresas que fazem parte do ecossistema do negócio, como fornecedores. Outro ponto de atenção é se há estacionamento no empreendimento ou nas proximidades.

2. Segurança

O empreendedor também deve analisar se o local é seguro, de fácil acesso e bem atendido pelo transporte coletivo.

3. Estado de Conservação

Deve-se observar ainda o estado geral de conservação da sala comercial, incluindo as instalações elétricas e hidráulicas.

4. Espaço

É preciso entender se o espaço é suficiente para o número de pessoas que irá ocupá-lo.

Conte com o consórcio para comprar um imóvel comercial

Depois de ler as nossas dicas, você se interessou em comprar uma sala comercial? Então o consórcio de imóveis pode ser o seu melhor aliado. Com a modalidade é possível investir em imóveis comerciais e, se o local precisar de alguns ajustes para receber o seu negócio, também permite reforma.

O consórcio imobiliário pode ser um atrativo também para aqueles que não possuem uma empresa, mas que pensam em viver da renda de aluguéis, afinal, outra possibilidade de uso do crédito é investindo em imóveis residenciais, uma opção interessante inclusive para garantir uma aposentadoria tranquila.

Aqui na Ademilar, somos especializados em consórcio de imóveis! Faça uma simulação agora mesmo para encontrar o plano que melhor combina com o seu projeto de empreendedorismo.

Veja também: As vantagens financeiras de um consórcio

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *