Tire as suas dúvidas sobre a assembleia do consórcio

Tire as suas dúvidas sobre a assembleia do consórcio - Ademilar

Adquirir um consórcio é uma maneira eficiente e econômica de conquistar objetivos imobiliários, como comprar, construir e reformar. Para dar sequência aos projetos, é necessário aguardar a contemplação que é definida durante as assembleias. Mas você sabe como acontecem as assembleias de um consórcio? Veja a seguir como funciona na Ademilar.

Quais são os tipos de assembleia do consórcio?

Durante o período do plano do consórcio e com a finalidade de manter o bom andamento do grupo, as assembleias são sempre registradas por meio de atas redigidas pela administradora e com valor legal. Têm caráter obrigatório, de acordo com a lei que regulamenta o consórcio, e são realizadas em três situações diferentes, com frequências e pautas variadas:

Assembleia geral de constituição

Também conhecida como assembleia de inauguração, é o primeiro encontro feito na constituição de um novo grupo. Nesta reunião, os números das cotas e as condições da modalidade são relembradas. Também são eleitos três consorciados como representantes do grupo, na forma de mandato não remunerado.

Assembleia geral ordinária (AGO)

A assembleia geral ordinária, ou AGO, é a data em que são definidas as contemplações, ou seja, quem terá acesso ao crédito, seja por sorteio ou lance. Não é necessária a presença dos consorciados, os resultados ficam disponíveis nas plataformas online da Ademilar.

A contemplação por sorteio tem os números das cotas apurados de acordo com o resultado da Loteria Federal. Já a contemplação por meio de lances pode acontecer pelo lance livre, quando o vencedor é quem oferta a maior quantidade de parcelas, ou do lance fixo ou limitado, quando o cliente oferece um número limite de parcelas, e a apuração do contemplado ocorre conforme aditivo do grupo. É importante ressaltar que os lances são enviados em até quinze minutos antes do início da assembleia e as contemplações estão vinculadas à arrecadação de cada grupo.

Para entender mais sobre como funcionam as modalidades de lances, confira este vídeo:

Assembleia geral extraordinária (AGE)

A Assembleia geral extraordinária, ou AGE, é uma reunião que acontece eventualmente e deve ser convocada pela administradora com, no mínimo, oito dias de antecedência. Ela é realizada para tratar de algum tema que necessite da atenção dos consorciados e resolver questões eventuais.

Como participar da assembleia?

O consorciado participa das assembleias da Ademilar quando faz a oferta de seu lance, de forma totalmente online. Na empresa, as AGOs mensais ocorrem entre a terceira e quarta semana do mês. Também acontecem reuniões presenciais esporádicas, que é o caso das AGEs convocadas pela administradora quando necessário.

A Ademilar disponibiliza no site uma Área do Cliente para que os consorciados acompanhem os resultados das assembleias e outras informações que podem os auxiliar durante o processo.

Leia também: Conheça os direitos e deveres dos consorciados

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *