Assembleia de Consórcio: o que é e como funciona

Assembleia de Consórcio: o que é e como funciona - Ademilar

Adquirir um consórcio é uma maneira eficiente e econômica de conquistar objetivos imobiliários, como comprar, construir e reformar. Para dar sequência nos projetos, após tornar-se um consorciado, é necessário aguardar a contemplação que é definida durante as assembleias.

Mas você sabe como elas acontecem? Neste artigo, esclareceremos as principais dúvidas sobre o tema. Confira!

O que é uma assembleia de consórcio?

A assembleia destina-se à contemplação dos consorciados que estiverem em dia com o pagamento das parcelas, e ocorrem em datas e horários previamente informados pela administradora.

O primeiro encontro acontece assim que a quantidade mínima de integrantes de um grupo é alcançada. Depois disso, as reuniões “ordinárias” ocorrem mensalmente, sendo agendadas com antecedência. Na Ademilar, elas são feitas de forma automática, via sistema. Em caso de necessidade, também podem ocorrer assembleias extraordinárias, convocadas para abordar outros assuntos de interesse do grupo.

Quais são os tipos de assembleia?

As assembleias são sempre registradas por meio de atas redigidas pela administradora e com valor legal. No documento constam os assuntos discutidos e decisões tomadas pelos participantes.

Têm caráter obrigatório, de acordo com a lei que regulamenta o consórcio, e são realizadas em dois formatos: Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária. A Assembleia de Constituição ocorre no início do processo e é do tipo ordinário.

Confira mais detalhes a seguir:

Assembleia Geral de Constituição e eleição de representantes

Também conhecida como assembleia de inauguração, é o primeiro encontro feito na constituição de um novo grupo. Conforme mencionado, possui caráter ordinário.

Nesta reunião, os números das cotas e as condições da modalidade são relembradas. Também são eleitos três consorciados como representantes do grupo, na forma de mandato não remunerado. Se não houver candidatos para a eleição, os representantes serão definidos através de sorteio entre os não contemplados do grupo.

Além de representar os demais consorciados, os três eleitos também têm a responsabilidade de fiscalizar os atos da administradora, por isso podem solicitar acesso a documentos e dados extras de interesse do grupo. Em caso de renúncia, contemplação, exclusão ou outras situações que gerarem impedimento, é promovida nova eleição.

Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) é obrigatória e tem periodicidade mensal. Nela são definidas as contemplações do grupo, ou seja, quem terá acesso ao crédito, seja por sorteio ou lance. Os resultados ficam disponíveis nas plataformas online da Ademilar.

Assembleia Geral Extraordinária

Essa assembleia deve ser convocada para resolver questões eventuais. Podem ser solicitadas pela administradora ou pelos próprios consorciados – no segundo caso, é necessário que mais de 30% dos participantes solicitem realizá-la.

A convocação da assembleia extraordinária deve ser feita por carta notificatória, telegrama ou correspondência eletrônica, com até oito dias de antecedência, constando dia, hora e local da realização, assim como os assuntos a serem discutidos.

Como funciona a votação dos consorciados?

Na Assembleia Geral Extraordinária, as decisões do grupo são tomadas democraticamente com base na maioria simples, por isso todos os consorciados ativos e com o pagamento das parcelas em dia têm direito a voto. Dependendo do assunto, somente consorciados não contemplados poderão votar.

O número de votos está condicionado a quantidade de cotas de cada consorciado. Ou seja, quem possui mais de uma, tem direito a mais de um voto.

Como participar da assembleia de consórcio?

Aqui na Ademilar, todos os consorciados não contemplados e em dia com o pagamento das parcelas participam da assembleia e fazem parte do sorteio.  De acordo com o cronograma da administradora, as AGOs mensais ocorrem entre a terceira e quarta semana do mês.

As assembleias são realizadas automaticamente, porém reuniões extraordinárias podem acontecer presencialmente, após a convocação da administradora.

Como funcionam os sorteios e lances nas assembleias?

Sorteios

O sorteio é uma das formas de contemplação em um consórcio. É realizado mensalmente, em datas previamente estipuladas, de acordo com a extração da Loteria Federal. Tanto consorciados ativos quanto excluídos têm chances de contemplação – somente os clientes inadimplentes não participam de sorteios. Confira os formatos abaixo:

Sorteio cotas ativas: participam todas as cotas que estiverem em dia com o pagamento das parcelas, para ter acesso ao crédito.

Sorteio cotas excluídas: participam todas as cotas excluídas para fins de devolução dos valores pagos, conforme regulamento.

Lances

Os lances são ofertas feitas na tentativa de antecipar a contemplação no consórcio e podem ser realizados até 1 hora antes do início da assembleia. Caso seja vencedor, o consorciado tem 24h para fazer o pagamento.

Saiba mais detalhes sobre lances.

Ao ofertar um lance, é possível escolher se a amortização será feita com redução da parcela ou do prazo. Além disso, existem três tipos de ofertas:

  1. Lances livres: Definição da quantidade de parcelas a cargo do consorciado. Neste caso, o vencedor é quem oferece o maior número.
  2. Lances fixos: Pré-definidos no aditivo do grupo, conforme o número de parcelas. A cota vencedora é a que estiver mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente.
  3. Lances limitados: Concorrem as cotas que ofertarem lance pré-determinado no aditivo do grupo inserido. Essa modalidade é permitida apenas em alguns grupos.  

O desempate é igual para todas as modalidades de lance:

É vencedora a cota que mais se aproximar do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente, independentemente de estar acima ou abaixo desta. Se a proximidade for a mesma, a prioridade será para aquela localizada acima.

Para entender mais sobre como funcionam as modalidades, confira o vídeo.

Ficou com alguma dúvida a respeito das assembleias? Deixe um comentário abaixo!

Artigos relacionados:

Saiba mais sobre como utilizar o Crédito Imobiliário.
É vantajoso comprar uma Carta de Crédito contemplada?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *