Como funcionam os lances no consórcio?

Como funcionam os lances no consórcio? - Ademilar

Quando uma cota de consórcio é adquirida, o cliente paga parcelas mensais que irão compor o fundo do grupo. Para ter acesso ao crédito e investir em projetos como comprar, reformar ou construir um imóvel, o consorciado precisa aguardar o momento da contemplaçãoque pode acontecer a partir de sorteio ou lances. 

Veja neste post quais são os tipos de lance e como eles funcionam em um consórcio!

O que é lance?

O lance é uma oferta feita para tentar antecipar a contemplação. Pode ser definido como o adiantamento do pagamento das parcelas.

Quais são as vantagens de ofertar um lance?

A principal vantagem para quem deseja ofertar lances é a possibilidade de antecipar a liberação do crédito. A partir da contemplação, o consorciado pode seguir com seus projetos imobiliários antes do previsto.

Leia mais: consórcio como investimento financeiro

Quais são os tipos de lance

A Ademilar trabalha com três modalidades de lance: livre, fixo e limitado. Confira mais sobre cada uma delas:

Lance livre

Na modalidade de lance livre, o consorciado é quem define a quantidade de parcelas que deseja ofertar e vence quem oferecer o maior número. Esta opção é recomendada para quem tem mais urgência na contemplação. O lance livre pode ser pago de recursos próprios, embutido do próprio crédito ou com FGTS, seguindo as regras predeterminadas de cada grupo.

Lance fixo

No lance fixo, a quantidade de parcelas a serem ofertadas é predefinida de acordo com o aditivo de cada grupo. Vence a cota mais próxima do primeiro prêmio da extração da Loteria Federal do mês vigente. O pagamento pode ser totalmente descontado do crédito e não há a necessidade do uso de recursos próprios.

Lance limitado

Dependendo do grupo, existe a opção de oferecer o lance limitado, em que concorrem as cotas que ofertarem lance pré-determinado no aditivo do grupo inserido.

Neste caso, a quitação do lance ocorre conforme o aditivo e pode acontecer em duas formas: com o pagamento feito integralmente de recursos próprios ou com parte do lance descontado do crédito e o restante com recursos próprios. Como esta modalidade é permitida somente em alguns grupos, é importante consultar a administradora para verificar a possibilidade.

Como é feito o pagamento dos lances?

De acordo com o aditivo do grupo, o pagamento pode ser feito com recursos próprios, através de boleto bancário, ou com o lance embutido (quando o valor do lance é descontado do próprio crédito). Em alguns grupos é possível unir as duas formas de pagamento.

O consorciado também pode usar o FGTS para o pagamento total ou parcial do lance, e a liberação acontece conforme as normas do Conselho Curador do FGTS.

Tipos de amortização

Ao ofertar um lance, o consorciado pode optar pela forma de amortização. Além da redução do prazo, também é possível diminuir o valor das parcelas mensais restantes. Neste segundo caso, o prazo não é alterado.

Como ofertar um lance?

Definido o melhor momento para o lance, o próximo passo é fazer a oferta. O lance pode ser feito pelo próprio consorciado através do site, até 1 hora antes da realização da assembleia. O acompanhamento do resultado é online e ocorre após a assembleia mensal.

É importante ressaltar que a contemplação depende da disponibilidade dos recursos financeiros do grupo, e o cliente tem 24 horas para fazer o pagamento do lance, caso seja o vencedor.

Para sanar as dúvidas em relação ao tema, disponibilizamos um manual de lances com tudo o que você precisa saber para fazer da sua oferta a vencedora. Além disso, os consultores da Ademilar estão sempre disponíveis para orientar qual é o melhor momento para tentar antecipar a contemplação e qual é o valor adequado a ofertar.

Dicas para ofertar um lance

  • Acompanhe os resultados das assembleias e fique de olho no valor médio de lances oferecidos pelo grupo. Desta forma, será possível estimar a quantia necessária de parcelas para ofertar o lance que pode ser o vencedor.
  • Conheça o perfil do grupo e dos participantes. Além dos valores ofertados pelos demais consorciados, é fundamental conferir o regulamento da administradora.
  • Caso seu lance não seja vencedor logo na primeira tentativa, aguarde um momento mais oportuno e tente novamente ao longo do ano.
  • Analise a melhor época do ano para o investimento e compare com as estatísticas do grupo. Próximo ao Natal e Ano Novo, por exemplo, pode haver menos competição.

Outra forma de contemplação

Os lances não são obrigatórios e o consorciado pode optar por aguardar a contemplação através dos sorteios, realizados em datas previamente estipuladas no calendário anual da administradora. Para saber mais sobre o consórcio de imóveis, leia nosso guia completo.

Artigos relacionados:

É vantajoso comprar uma carta de crédito contemplada?
O que é e como funciona consórcio em andamento?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *