Tudo que você precisa saber para começar a investir em um consórcio de imóveis em 2020

Tudo que você precisa saber para começar a investir em um consórcio de imóveis em 2020 - Ademilar

O início do ano é o momento de colocar em prática o planejamento financeiro, e para quem busca adquirir um imóvel, a melhor opção é fazer um consórcio, já que a modalidade permite a compra programada, com diversas opções de créditos e parcelas, que se ajustam a diferentes orçamentos.

No post de hoje vamos ajudar a esclarecer todas as dúvidas para você começar a investir.

Como funciona o consórcio de imóveis?

O consórcio é uma forma de compra compartilhada que reúne pessoas com objetivos imobiliários semelhantes, as quais pagam parcelas para um fundo comum, como uma “poupança coletiva”. O consorciado é direcionado a um grupo conforme o perfil de seu projeto.

Mensalmente, um ou mais integrantes deste grupo são contemplados, o que significa que terão acesso ao crédito.

Vantagens do consórcio imobiliário

Uma das maiores vantagens do consórcio, em relação a outras formas de aquisição de imóveis, é a economia. Na modalidade, como o grupo se autofinancia, não é necessário pagar juros nem entrada. É cobrada apenas uma taxa de administração para a empresa que faz a gestão do grupo. Na Ademilar, ela equivale a 0,1% ao mês, uma das taxas mais baixas do mercado.

Outro fator que facilita a compra é que, após a contemplação, o pagamento do crédito é efetuado ao vendedor do imóvel negociado. Com a carta de crédito, fica mais fácil negociar descontos ao fazer o pagamento à vista.

Em um consórcio, o crédito é reajustado anualmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), garantindo sempre poder de compra ao consorciado.  

Uma das principais vantagens da modalidade, além da economia, é a flexibilidade, pois é possível escolher o plano mais adequado ao orçamento e realizar os objetivos imobiliários conforme a necessidade. O consorciado também tem liberdade para decidir qual construtora ou imobiliária intermediará a negociação.

Formas de utilização do consórcio

Comprar, construir ou reformar imóveis

O crédito do consórcio torna mais viável a realização de projetos imobiliários, graças à segurança e à flexibilidade que oferece.

Consórcio como poupança

O consórcio também é indicado para quem busca poupar, pois é um compromisso financeiro via parcelas programadas, evitando o gasto com itens supérfluos.

Investimento imobiliário e renda extra

Muitas pessoas veem na modalidade uma maneira prática de investimento imobiliário e uma forma de conquistar renda extra. Com a locação de um imóvel adquirido com o consórcio, por exemplo, as parcelas restantes do plano são pagas através do valor obtido com o aluguel, gerando um retorno financeiro considerável. Tendo em mente esse planejamento, é possível garantir várias cotas e ter uma fonte de renda exclusivamente do consórcio.

Aposentadoria imobiliária

Outra forma de utilização da modalidade é como aposentadoria imobiliária. O consórcio é uma maneira prática de obter renda extra vitalícia e um patrimônio para o futuro, através do investimento em imóveis. O lucro obtido é mais vantajoso que uma previdência privada, e existe a possibilidade de receber o crédito antes do fim do plano, por meio da contemplação.

Contemplação no consórcio

A contemplação é quando o valor do consórcio é atribuído ao cliente, ou seja, o crédito é liberado para que o consorciado prossiga com seus projetos imobiliários.

Como ser contemplado no consórcio?

A contemplação pode ocorrer por sorteio a qualquer momento após a contratação da cota. Ela é definida através de assembleias, que na Ademilar acontecem na terceira ou quarta semana do mês, sendo possível acompanhar os resultados pelo site.

Além de sorteio, os consorciados podem tentar antecipar a liberação do crédito por meio de lances, que podem ser livres, fixos ou limitados:

Lance livre

Nessa forma de lance, a quantidade de parcelas é definida pelo consorciado, e vence quem ofertar o maior número. De acordo com as regras de cada grupo, é possível cobrir o lance livre com recursos embutidos no próprio crédito, com o FGTS e recursos próprios.

Lance fixo

O lance fixo é quando a quantidade de parcelas é predefinida conforme o número no aditivo do grupo. O lance também pode ser quitado através de recursos próprios ou com parte do crédito.

Lance limitado

Dependendo do grupo, existe a possibilidade de oferecer o lance limitado, em que o cliente oferta um número definido de parcelas. Nessa situação, a quantidade de parcelas é determinada conforme o aditivo do grupo em que o consorciado está inserido.

Após a contemplação, é preciso apresentar à administradora a documentação necessária para liberação do crédito.  

Carta de crédito

O crédito do consórcio é liberado após a contemplação, e com isso é possível seguir com os projetos imobiliários. A carta de crédito representa o valor contratado, e no caso da compra de um imóvel, o total é repassado diretamente ao vendedor do imóvel. Para quem irá construir ou reformar, o crédito é liberado após a apresentação de documentos como o cronograma de obra ou o projeto feito pelo arquiteto.

Confira nesse vídeo o que é o consórcio e como essa é a forma mais econômica para adquirir seu imóvel!

Agora que você já sabe tudo sobre o consórcio, que tal iniciar 2020 em direção aos seus objetivos imobiliários? Na Ademilar, nossos consultores estão à disposição para auxiliar você durante todo o processo. Faça uma simulação em nosso site e conquiste com a gente!

Veja também: Quanto custa investir em um consórcio?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *