Como calcular a quantidade de lâmpadas em um ambiente

Como calcular a quantidade de lâmpadas em um ambiente - Ademilar

Ao decorar um ambiente é muito importante dar atenção especial à iluminação, de modo que a decoração seja balanceada com a luz natural do ambiente. Em muitos casos, apenas usar a intuição pode não ser certeiro e resultar em uma iluminação inadequada. Entretanto, segundo o site eHow Brasil, existe uma fórmula matemática simples que pode ajudar a calcular a quantidade de lâmpadas correta para cada tipo de ambiente.

Instruções:

Primeiramente, você precisa ter em mãos trena, lápis, papel e calculadora.

1. Meça o cômodo, incluindo as aberturas e os cantos ou as áreas que ficarão escondidas ou na sombra, mesmo com a iluminação de teto. De modo geral, o que você precisa saber é a largura e o comprimento, em metros, do cômodo que você deseja iluminar.

2. Multiplique a largura pelo comprimento, em metros, arredondando para cima as medidas, para formar o número inteiro ou a metade mais próxima. Depois, multiplique o resultado por 16. Você obterá a quantidade aproximada de watts necessária para iluminar o ambiente de maneira adequada. Por exemplo, para um cômodo de 3 m por 3,5 m a fórmula será 3 x 3,5 = 10,5. Por sua vez, 10,5 x 16 = 168 watts, o total aproximado para iluminá-lo.

3. Espalhe o total de watts necessário em vários lustres ou luminárias diferentes, como um ventilador de teto com espaço para quatro lâmpadas de 40 watts cada, totalizando 160 watts, e uma luminária de mesa com outra lâmpada de 40 watts. Na realidade, isso totaliza 200 watts, mais que o ambiente usado como exemplo tecnicamente necessitaria para ser iluminado adequadamente.

4. Para compensar o excesso, aumente a iluminação da área de trabalho ou do canto em que fica a escrivaninha, multiplicando a área do ambiente por 27 em vez de 16. Isso fornecerá maior brilho na iluminação e você poderá concentrar parte dele especificamente sobre a área que deseja iluminar com mais intensidade. Como a luz se dispersa pelo ambiente, use uma luminária ou um lustre de teto para essa área de trabalho (como uma ilha de cozinha, por exemplo), aumentando a iluminação disponível.

Veja também: Aquecedor solar é boa opção de economia.

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

83 comentários em “Como calcular a quantidade de lâmpadas em um ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *