Como decorar espaços coletivos

Como decorar espaços coletivos - Ademilar

Montar um coworking pode ser uma ótima opção de investimento, afinal, o número de microeempredores e freelancers que necessitam de um espaço de trabalho mais flexível e não querem arcar com os custos de um lugar próprio está em constante crescimento. Um levantamento da Serasa Experian, por exemplo, mostra que a cada 10 segundos “nasce” um MEI (microempreendedor individual) no Brasil.

Os escritórios compartilhados devem ser planejados para aumentar a produtividade dos trabalhadores, e a decoração exerce papel fundamental neste sentido. Confira abaixo algumas dicas de como personalizar um coworking e potencializar o desempenho das pessoas que contratam um espaço no local.

Móveis

A mobília deve ser a protagonista de um escritório compartilhado, sempre priorizando a funcionalidade e o conforto. Cadeiras articuláveis e ajustáveis são uma boa pedida.

Como a flexibilidade é uma característica dos coworkings, também é indicado que os móveis possam ser trocados de lugar com facilidade, para o caso de um evento ou de uma reunião.

Assim, as mesas com rodinhas, com tampo e suportes dobráveis ou as triangulares (que podem ser empilhadas) são ótimas opções.

Antes de escolher a mobília, porém, é preciso levar em conta a proposta do coworking e o seu público-alvo (por exemplo, mães, advogados, arquitetos, empresas de tecnologia, etc). Assim ficará mais fácil adquirir os móveis e os elementos decorativos que melhor combinam com o estilo do espaço.

Cores

As cores podem impactar diretamente a produtividade, então, é essencial escolher as tonalidades de acordo com as sensações que elas despertam.

Amarelo, laranja e vermelho são cores estimulantes, que trazem energia e motivação. O roxo, por sua vez, é considerado o tom da transformação e remete à sabedoria. Assim, todas essas se mostram boas opções. Mas para que o local não fique muito carregado, vale aplicar essas cores nos detalhes, como nos tampos de mesas, painéis de parede, artigos de escritório e objetos de decoração.

Por outro lado, azul e verde são associados à tranquilidade e à harmonia e por isso podem ser uma ótima escolha para os ambientes de integração e descompressão (onde os trabalhadores conseguem relaxar no dia a dia, como salas de jogos).

Iluminação

É comprovado que a iluminação natural influencia positivamente na produtividade, por isso, grandes janelas e divisórias transparentes são recomendadas para espaços coletivos de trabalho.

Também é preciso investir na iluminação artificial. Para iluminar o ambiente de maneira uniforme, sem criar contrastes e brilhos exagerados, as lâmpadas de LED se mostram as ideais. Além disso, não aquecem o espaço.

Estações de trabalho

No momento de montar um escritório compartilhado, é essencial equilibrar ambientes que estimulem a integração com aqueles que permitam ao trabalhador ter privacidade.

Para isso é possível apostar em grandes mesas, onde um coworker possa se sentar ao lado de outro, e salas privativas, para o caso de atendimentos individuais e negociações confidenciais. Para compor o espaço, vale contar também com algumas salas envidraçadas. Neste caso, é importante se certificar de que o vidro possua um bom nível de isolamento acústico.

Espaços de integração

Como uma das principais propostas de um escritório compartilhado é promover o networking, investir em áreas de convivência é importante para manter as pessoas integradas e estimular a descontração.

Em coworkings voltados a executivos, por exemplo, é possível ter máquinas de café expresso e poltronas estofadas. Já os escritórios coletivos mais despojados permitem ambientar essas áreas com torneiras de chope, mesa de pingue-pongue ou sinuca e pufes.

Plantas

Além de deixar os espaços de trabalho mais aconchegantes e bonitos e de purificar o ar, as plantas também contribuem para a produtividade dos trabalhadores.

Para coworkings, boas opções são jardins verticais (paredes verdes) com folhagens e espécies como cactos, suculentas e orquídeas, que se adaptam bem a ambientes fechados.

Agora que você já sabe como decorar um coworking, vale descobrir como investir em um espaço deste tipo. O consórcio de imóveis pode ajudar, pois a modalidade não cobra juros nem entrada e permite a compra, construção e reforma de imóveis comerciais. Acesse o site da Ademilar e encontre os melhores planos para realizar tudo isso.

Veja também: Saiba como utilizar a decoração industrial para transformar o ambiente

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *