Como harmonizar cores?

Como harmonizar cores? - Ademilar

Decorar bem um ambiente implica saber harmonizar cores e essa não é uma tarefa fácil, como muitos podem pensar. Você já ouviu falar na roda das cores? Ela nos ajuda a saber qual cor combina mais com outra. Isso deixa a decoração ainda mais bonita. Veja aqui no blog da Ademilar!

A roda das cores

A roda é composta de três tipos de cores. As primárias, que são as cores básicas e que dão origem a todas as outras; as secundárias, que são obtidas com a mistura de duas das cores primárias, como o laranja, que nasce da junção entre vermelho e amarelo; e as cores terciárias, que são a união entre primárias e secundárias, por exemplo o turquesa, que é resultado da mistura entre azul e verde.

Roda das cores - Ademilar

Até aqui tudo bem, pois isso a gente aprende quando somos crianças. Mas não é só isso. É preciso saber como as cores se relacionam. Vamos explicar:

Cores complementares

Na roda, as cores que estão de lados opostos são complementares e embora possa parecer estranho elas podem ser combinadas, pois o contraste entre elas resulta em um realce agradável.

Cores harmoniosas

Como harmonizar cores? - Ademilar
Decoração feita com cores harmoniosas.

 

As cores harmoniosas são as que estão entre as cores primárias na roda, que são claramente percebidas como sendo da mesma família, mas que precisam de um certo cuidado ao serem combinadas.

Cores quentes e frias

Como harmonizar cores? - Ademilar
A cor fria das plantas foi usada para dar equilíbrio ao ambiente todo pensado em cores quentes.

 

De um lado da roda estão as cores quentes (amarelo, laranja e vermelho) e de outro as cores frias (azul, verde, violeta), divisão que já mostra um equilíbrio.

Na decoração de um ambiente, se a cor central for fria é possível aquecê-la um pouco usando uma cor quente complementar. Porém é preciso ficar atento para que os tons não tenham a mesma intensidade e um não “roube” a atenção do outro. Ou seja, sempre reduza ou aumente bastante a intensidade de uma das cores.

Cores neutras na decoração - Ademilar
Cores neutras na decoração

 

Cores neutras

Fora isso, há ainda as cores neutras, como branco, bege ou cinza, que são muito versáteis e combinam com praticamente todas as cores da roda.

De forma prática é preciso saber que a opção por uma decoração monocromática pode pedir móveis e objetos decorativos contrastantes para ficar boa.

Como harmonizar cores? - Ademilar
Decoração monocromática equilibrada com cores neutras.

 

Já uma paleta de cores harmoniosa ficará bacana se forem misturadas cores vibrantes e tons menos intensos. Uma decoração com cores primárias em tons fortes ganhará equilíbrio com a ajuda das cores neutras.

Os mais ousados poderão optar por cores complementares, mas sempre com uma predominando sobre a outra. Por outro lado, pessoas básicas podem se identificar com uma composição toda em tons neutros, que não enjoam e deixam o ambiente com um ar bem clean.

Comente as dicas!

Veja também: Os 8 itens que toda sala deve ter

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “Como harmonizar cores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *