Estilo provençal: do sul da França para a sua casa

Estilo provençal: do sul da França para a sua casa - Ademilar

O estilo de decoração provençal, como o nome sugere, remete à região de Provença, no sul da França. Nos séculos 18 e 19, famílias camponesas almejavam uma decoração luxuosa e requintada, à altura das casas da corte francesa. Com isso, artesãos locais usaram os recursos e materiais que tinham disponíveis para criar móveis inspirados nas peças estilo Luís XV e Luís XVI.

Móveis com aspecto desgastado são indispensáveis na decoração provençal - Ademilar

Na criação do mobiliário provençal era usada uma madeira de baixa qualidade, e para esconder as imperfeições, os artesãos utilizavam uma mistura de gesso e cola, chamada de gesso cré, que se desgastava com o passar do tempo, dando às peças um ar envelhecido. Hoje, o visual pode ser reproduzido com a técnica da pátina.

Para economizar, reaproveite as peças que você já tem ou então use móveis encontrados em feiras de antiguidades ou em lojas de mobiliário usado - Ademilar

Assim, móveis com aspecto desgastado são indispensáveis na decoração provençal. Para economizar, reaproveite as peças que você já tem ou então use móveis encontrados em feiras de antiguidades ou em lojas de mobiliário usado. Na sala, não dispense um sofá com aparência antiga ou poltronas com pés de madeira. Já no quarto, a peça que não pode ficar de fora é a penteadeira.

Complemente a decoração com acessórios de estampas florais ou “toile de jouy” - Ademilar

Como as casas da região eram rústicas, com paredes de pedra, por exemplo, vale reproduzir este traço nos seus ambientes, até mesmo usando papel de parede. Complemente a decoração com acessórios de estampas florais ou “toile de jouy”, que simbolizam cenas rurais e do cotidiano.

Monte arranjos com lavanda, em alusão aos campos floridos característicos da Provença - Ademilar

Embora o branco predomine neste estilo, cores como verde, azul, lilás e amarelo também são bem-vindas, assim como flores naturais. Monte arranjos com lavanda, em alusão aos campos floridos característicos da Provença, preferencialmente usando vasos com visual desgastado ou leiteiras de ferro, que remetem à vida rural.

Veja também: Como decorar ao estilo Shabby Chic

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *