O home office ideal

O home office ideal - Ademilar

Muitas pessoas, seja por vontade própria ou necessidade, trocam as salas de escritório pelo chamado home office. Para o rendimento não cair ao trabalhar em casa, é preciso tomar alguns cuidados na hora de organizar esse espaço. A Revista Casa e Jardim reuniu os principais, confira:

Iluminação

De acordo com Vanessa Cassol, arquiteta especializada em iluminação, as lâmpadas de cores frias estimulam a produtividade e as de cores quentes dão a sensação de aconchego. No home office, o ideal é criar um equilíbrio e unir lâmpadas dos dois tipos, para os diferentes momentos do dia. Assim, recomenda-se instalar uma luminária pendente com lâmpada de LED branca no teto, combinando-a com uma luminária flexível de lâmpada incandescente, que pode ser colocada sobre a mesa de trabalho.

Considere também montar o escritório em um cômodo bem iluminado por luz natural, o que garante economia de energia.

Conforto e ergonomia

Ao trabalhar em casa, certamente você ficará sentado durante a maior parte do tempo. Sendo assim, não abra mão de uma cadeira confortável e ergonômica, com rodinhas, além de encosto e assento reguláveis. Com relação à mesa, as ideais têm o tampo sem brilho, para evitar reflexos e desconcentração. O móvel deve ter pelo menos 60 centímetros de altura e, para não comprometer a boa postura, vale adquirir ainda apoios para os pés e para o monitor, de modo que este fique posicionado na altura dos olhos.

Personalização

Mesmo sendo um ambiente voltado para o trabalho, o home office não deve abrir mão da pessoalidade. Para ter prazer ao trabalhar, decore o ambiente com cores agradáveis e escolha objetos que transmitam boas sensações – como fotos de família e lembranças de viagens.

Organização

Para garantir a produtividade, ter organização é fundamental. Diversos produtos, como caixas organizadorasgavetasarquivos e nichos, podem ajudar a separar papéis e acessórios usados no dia a dia. As estantes, por sua vez, permitem que o morador encontre rapidamente o que necessita para trabalhar, enquanto os quadros de avisos são ótimos aliados daqueles mais distraídos.

Delimitação de espaços

Independentemente do cômodo escolhido para abrigar o home office, é importante delimitá-lo, principalmente para que os outros moradores tenham a consciência de que aquele local é exclusivo para o trabalho, e não para descanso ou diversão. O biombo é uma alternativa de fácil instalação e de baixo custo. É possível apostar em um piso de cor diferenciada, para delimitar o local ou em paredes – mesmo que elas não fechem o ambiente, ajudam a separá-lo.

Reformar

Mesmo que a escolha de fazer home office não pareça definitiva, ter um cômodo para trabalhar é interessante para que todos na casa contem com um cantinho onde é possível se concentrar, escrever, estudar e se dedicar a projetos. Na Ademilar, uma das possibilidades de uso do crédito imobiliário é a reforma, que permite que você adapte sua casa para receber um espaço específico para trabalho. Faça já uma simulação no site e escolha um plano de acordo com a sua necessidade.

Você trabalha em casa e tem alguma dica de decoração ou arquitetura para deixar esse espaço ainda mais organizado e confortável? Conte para a gente nos comentários.

Este conteúdo foi originalmente escrito em agosto de 2014, e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Organize seu home office

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *