Conheça as origens das principais tradições do Natal

Todos os anos, assim que o Natal se aproxima, milhares de pessoas repetem antigas tradições: montam a árvore e o presépio, colocam uma guirlanda na porta, espalham bonecos de Papai Noel pela casa e começam a pensar nos pratos que serão servidos durante a ceia. Mas será que todos que incorporam estes costumes em suas rotinas conhecem seus reais significados e suas origens? Confira abaixo como surgiram as principais tradições natalinas.

Árvore de Natal

Conheça as origens das principais tradições do Natal - Ademilar

Acredita-se que o primeiro pinheirinho, como símbolo, tenha surgido em 1510, idealizado por Martinho Lutero. O formato triangular da árvore pode remeter à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e à Sagrada Família, formada por José, Maria e Jesus. A tradição de trazê-la para dentro de casa se difundiu a partir de 1841, quando o príncipe Albert, marido da rainha Vitória, colocou uma árvore no palácio real britânico.

Presépio

O primeiro a montar um presépio foi São Francisco de Assis, que em 1223 decidiu realizar um teatro para representar o nascimento de Jesus - Ademilar

O primeiro a montar um presépio foi São Francisco de Assis, que em 1223 decidiu realizar um teatro para representar o nascimento de Jesus. Foi dele a ideia de acrescentar animais e uma manjedoura, os quais não são citados no texto da Bíblia.

Guirlanda

O significado mais aceito da guirlanda é o de que ela representa a estrela que surge em Belém para anunciar o nascimento de Jesus - Ademilar

O significado mais aceito da guirlanda é o de que ela representa a estrela que surge em Belém para anunciar o nascimento de Jesus. Porém, alguns acreditam que ela deriva de um antigo costume dos alemães, que enfeitavam as portas com galhos num ato de esperança para que o inverno logo chegasse ao fim.

Papai Noel

O bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, bispo turco declarado santo pela igreja após realizar vários milagres - Ademilar

O bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, bispo turco declarado santo pela igreja após realizar vários milagres. Diz-se que ele tinha o costume de distribuir presentes para os mais pobres. Clement Clarke Moore foi o responsável pela atribuição de características que o Papai Noel mantém até hoje. Em 1822 ele escreveu o conto “Um relato da visita de São Nicolau” para suas filhas, no qual dizia que o velhinho andava em um trenó puxado por renas, entrava nas casas pelas chaminés e colocava os presentes aos pés da árvore de Natal ou dentro de meias.

Ceia de Natal

Historiadores afirmam que a ceia de Natal deriva de um antigo hábito dos europeus de abrir suas casas na noite do dia 25 com uma mesa farta para receber viajantes - Ademilar

Historiadores afirmam que a ceia de Natal deriva de um antigo hábito dos europeus de abrir suas casas na noite do dia 25 com uma mesa farta para receber viajantes. O peru, principal prato do jantar, é uma tradição dos norte-americanos, que o consumiram durante muitos anos para celebrar a primeira grande colheita e passaram a colocá-lo na mesa também durante datas importantes, como o Dia de Ação de Graças e o Natal.

Troca de presentes

Enquanto alguns atribuem a troca de presentes aos Três Reis Magos, outros dizem que ela foi inspirada em São Nicolau - Ademilar

Há duas versões para a tradição de trocar presentes na véspera de Natal. Enquanto alguns a atribuem aos Três Reis Magos, que deram ouro, mirra e incenso para Jesus, outros dizem que ela foi inspirada em São Nicolau.

Veja também: Brincadeiras de Natal que as crianças vão amar

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *