Série “Saindo de Casa”: cozinha trivial

Série “Saindo de Casa”: cozinha trivial - Ademilar

Você não precisa correr para a casa da mãe ou da avó sempre que sentir vontade de comer aquele feijão bem temperado, o arroz soltinho ou as batatas fritas crocantes por fora e macias por dentro. Algumas das receitas mais tradicionais do nosso dia a dia você confere como preparar agora:

Feijão

Deixe os grãos de molho por cerca de três horas e, um pouco antes do preparo, retire as cascas soltas e os feijões muito amassados.

Coloque o feijão em uma panela de pressão na proporção de uma medida do grão para duas de água. Acrescente também algumas pitadas de sal, folhas de louro e pedaços de bacon ou linguiça.

Cozinhe em fogo baixo por quarenta minutos, aproximadamente, ou até que os grãos estejam macios. Em outra panela, refogue alho picado com uma concha de feijão, amassando-o em seguida, para engrossar o caldo. Transfira essa mistura para a panela de pressão e deixe cozinhar até que o caldo esteja no ponto de sua preferência.

Arroz

A reclamação principal de quem prepara arroz é de que os grãos ficam empapados. Para deixá-los soltinhos, refogue alho e cebola em uma colher de sopa de óleo até dourar e, então, adicione o arroz, mexendo até que fique transparente.

Em seguida coloque água quente – são duas xícaras para cada uma de arroz –, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo baixo.

Evite mexer até o final do cozimento. Desligue o fogo quando restar só um pouquinho de água no fundo da panela e mantenha os grãos descansando por mais dez minutos, o que ajudará a soltá-los.

Batata Frita

De preferência, use a batata do tipo Asterix, que retém menos água. Cozinhe algumas unidades cortadas em palitos até que se forme uma espuma branca.

Em seguida, seque-as em papel toalha e frite-as em óleo na temperatura de 180 ºC. Antes de servir, escorra em papel absorvente, para que elas fiquem sequinhas e crocantes.

Carne suculenta

Compre cortes macios – como filé mignon ou alcatra –, com cerca de dois centímetros de espessura. Tire as peças da geladeira aproximadamente meia hora antes de fritá-las e seque-as com papel toalha.

Coloque um bife por vez em uma frigideira de fundo grosso. Fica a seu critério acrescentar ou não alguma gordura, como manteiga ou azeite de oliva – neste caso, apenas uma colher de sopa é suficiente.

Como o sal desidrata a carne, só tempere quando o bife já estiver no fogo.

Não fique virando a peça na frigideira. O ideal é fritar cada lado por cerca de três minutos e virar o bife com o auxílio de uma espátula ou pegador, o que evita a perda de suco e garante a suculência da carne.

Se você gosta de carnes ao ponto ou mal passadas, tire as peças logo após os seis minutos. Mas se quiser saborear um bife bem passado, frite cada lado por quatro minutos.

Macarrão

Ainda que muito prático, o macarrão exige alguns cuidados para que não fique duro ou grudento.

Ferva um litro de água para cada 100g da massa, e cozinhe durante o tempo indicado na embalagem. Acrescente o sal apenas após a fervura.

Coloque o macarrão na panela sem quebrá-lo e, durante o cozimento, mexa a massa com o auxílio de um garfo, para soltá-la.

Escorra o macarrão e acrescente o molho de sua preferência. Para uma massa mais básica, apenas misture uma colher de sopa de manteiga.

Morar sozinho é desafiador. Supere-se toda sexta-feira com as dicas em nosso blog. Fique de olho!

Veja também: Série “Saindo de Casa”: Ovo

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 24 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *