Os significados por trás das simpatias de Ano-novo

Os significados por trás das simpatias de Ano-novo - Ademilar

A noite de Ano-novo envolve várias simpatias. Até mesmo quem não se considera supersticioso acaba colocando alguma tradição em prática, tudo para garantir que o ano que está chegando seja mais farto e feliz. Saiba agora o que significam os rituais da data:

Comer doze uvas: o costume de comer doze uvas, uma para cada badalada do relógio, veio da Espanha. No país, ele foi introduzido em 1909, depois de uma farta colheita ser distribuída na véspera do Ano-novo. Acredita-se que as uvas representem prosperidade e fartura. Para que o dinheiro não falte no ano seguinte, não se esqueça de guardar as sementes na carteira.

Tomar champanhe: por também ser feita de uvas, acredita-se que a bebida garanta prosperidade. Uma das principais simpatias relacionadas ao champanhe envolve dar três pulinhos com uma taça na mão (melhor ainda se for de cristal, para purificar as energias) e depois jogar toda a bebida para trás, sem olhar. O ritual tem por objetivo deixar no passado as coisas ruins. Não se preocupe se molhar alguém, pois acredita-se que a pessoa terá sorte o ano todo.

Sementes de romã: associada à fartura, a romã também atrai a fertilidade, por isso, as mulheres que desejam engravidar devem incluí-la entre as suas simpatias. Indica-se comer a fruta em sete pedaços e guardar as sementes na carteira até o próximo ano para atrair dinheiro ou segurar três sementes com os dentes à meia-noite.

Os gregos acreditam que a lentilha simboliza fartura porque os grãos aumentam de tamanho depois de cozidos - Ademilar

Lentilha: os gregos acreditam que o grão simboliza fartura porque ele aumenta de tamanho depois de cozido. Já para os italianos, comer uma colher de lentilha na passagem do ano garante comida na mesa os doze meses seguintes. Para a simpatia funcionar, no entanto, este deve ser o primeiro alimento a ser consumido.

Carnes: estão sempre presentes na ceia as carnes de porco ou peixe, pois estes animais só andam (ou nadam) para frente, garantindo prosperidade. Evita-se o consumo de peru, que cisca para trás, e do caranguejo, que anda para os lados, porque isso significaria atraso de vida.

Pular sete ondas: a simpatia remete aos povos africanos, para os quais o sete é um número espiritual. De acordo com religiões como a umbanda e o candomblé, o ato ajuda a purificar o espírito e invoca Iemanjá, a rainha do mar, que poderá auxiliar a superar as dificuldades do ano que está por vir.

Vestir branco: a cor também está ligada à cultura africana e representa paz e purificação. Para garantir sorte e boas notícias, a roupa usada no dia 31 deve ser nova.

Roupas íntimas: acredita-se que usar uma calcinha nova ajuda a atrair boas vibrações. A cor deve estar de acordo com o que se deseja para o próximo ano. O amarelo, por exemplo, promete dinheiro e o verde, esperança e saúde. Rosa e vermelho simbolizam romance e paixão, respectivamente, azul e lilás, espiritualidade, e laranja, energia e fertilidade.

Para os povos antigos, o barulho dos fogos ajudaria a afastar os maus espíritos - Ademilar

Fogos de artifício: os indianos e os chineses foram os primeiros a incluir os fogos em datas comemorativas. Inicialmente, eles eram usados em combate, mas quando percebeu-se que suas cores e imprevisibilidade os tornavam impróprios para uso militar, foram designados somente para entretenimento. Para os povos antigos, o barulho dos fogos ajudaria a afastar os maus espíritos.

Veja também: Conheça as origens das principais tradições do Natal

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 25 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *