Dicas Financeiras 16 maio / 2018

6 em cada 10 brasileiros não gostam de gastar tempo para cuidar das finanças

6 em cada 10 brasileiros não gostam de gastar tempo para cuidar das finanças - Ademilar

Uma vida confortável, que possibilite realizar sonhos de consumo e concretizar grandes projetos, exige dedicação no que se refere ao planejamento financeiro. Porém, manter em dia a organização das finanças pessoais é uma tarefa que não atrai boa parte dos brasileiros. É o que mostra um levantamento realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em conjunto com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

De acordo com a pesquisa, 57,6% dos entrevistados admitiram que nunca ou somente de vez em quando gostam de gastar tempo controlando o orçamento. Desatenção esta que traz consequências: 17,1% afirmaram que sempre ou frequentemente precisam pegar dinheiro emprestado (através de cheque especial ou cartão de crédito) para conseguir pagar as contas, taxa que sobe para 23,9% entre os mais jovens.

A maioria dos participantes, porém, sabe que pensar com antecedência nas despesas pode ser bastante benéfico. Entre os entrevistados, 56,2% responderam que se sentem melhor quando planejam o orçamento para os próximos seis meses (entre as classes A e B a porcentagem aumenta para 66,3%).

O problema é que nem sempre isso é colocado em prática, pois 48,2% deles nunca ou só às vezes fazem um planejamento financeiro cuidadoso para garantir um orçamento no azul no próximo semestre.

A pesquisa indica ainda que somente metade das pessoas ouvidas (51,4%) sabem o quanto precisam poupar todo mês. Na hora de perseguir metas maiores e de longo prazo, a amostra ficou dividida: 48,2% estabelecem objetivos e os seguem à risca para realizar sonhos de consumo e 48,5% nunca ou somente às vezes agem desta forma.

Na opinião do educador financeiro do Meu Bolso Feliz, José Vignoli, não há desculpas para não levar uma vida financeira mais equilibrada, afinal, há grande oferta de conteúdo de qualidade em portais, ensinando o consumidor a se relacionar com o dinheiro de forma descomplicada. Para Vignoli, lidar com o orçamento exige apenas bom senso e disciplina.

Veja também: Hábitos financeiros para adotar antes dos 30 anos

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 40 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *