A importância da educação financeira

A importância da educação financeira - Ademilar

Para garantir estabilidade financeira, é importante fazer boas escolhas de consumo e, principalmente, estruturar o orçamento visando sempre o futuro. A consciência quanto à organização do próprio dinheiro é um hábito que provém da educação financeira. Veja nesse post importantes dicas para utilizar os recursos de maneira inteligente.

O que é educação financeira?

Educação financeira é a organização do orçamento mensal, que permite compreender a melhor forma de usar o dinheiro, o que é essencial para a concretização de objetivos futuros. 

A falta de educação financeira é o motivo pelo qual muitas pessoas têm dificuldade de poupar. Para contornar essa situação, o importante é analisar o rendimento mensal e de que forma ele é gasto.

Com a estabilização do sistema inflacionário no país, as decisões de consumo da população foram se transformando, no sentido de deixar o imediatismo de lado. E nesse contexto é importante fazer da educação financeira um tema a ser discutido, para que haja um real desenvolvimento econômico pessoal.

Por que é importante?

Ter uma visão consciente do consumo e de sua relação com o dinheiro serve para o bom andamento das finanças, pois assim o orçamento pode ser utilizado para atingir objetivos financeiros, evitando a inadimplência. Para que isso aconteça, é importante entender como administrar a renda e quais são as melhores decisões a serem tomadas.

Dicas de educação financeira

Manter-se informado sobre as possibilidades de investimentos disponíveis é a melhor forma para utilizar os recursos assertivamente, uma vez que a organização é a base para a gestão das finanças. Confira abaixo algumas dicas!

Controle seus gastos

Esse tópico parece óbvio, mas é fácil perder o controle dos gastos. Procure saber exatamente quanto é direcionado para cada aspecto da sua vida. A forma mais simples de verificar isso é anotando os valores exatos de todas as despesas, inclusive as menores. Isso permite saber em que áreas é possível economizar e quais podem receber mais recursos.

Além do papel, existem várias maneiras de controlar o orçamento, como aplicativos que facilitam a anotação dos gastos, os cálculos e a organização financeira. A Ademilar disponibiliza, inclusive, uma planilha de planejamento e orçamento pessoal, que é uma ferramenta prática para controlar as despesas. Assim, é fácil saber se você está consumindo itens supérfluos, que poderiam facilmente ser removidos do orçamento, ou visualizar como as dívidas podem ser negociadas.

Defina metas

Com o controle do orçamento feito, o próximo passo é realizar o planejamento financeiro, fundamental para estruturar os objetivos, como adquirir um imóvel. Reflita sobre quais são as prioridades para o futuro e de que forma é possível garantir a segurança financeira. Então, defina metas, indicando um prazo para colocá-las em prática: curto, médio ou longo.

Invista

Um dos maiores benefícios da educação financeira é realizar objetivos sem dificuldades, uma vez que os planos estão de acordo com o orçamento. E para que isso aconteça, é essencial organizar a verba de forma que uma parte seja direcionada para o futuro, considerando também uma reserva para emergências. Garantir a segurança econômica da família é viável, desde que isso seja colocado em prática cedo.

Vale ressaltar que adquirir o hábito de reservar uma parte do orçamento mensal para planejar o futuro é muito importante, independentemente do valor inicial destinado para isso. Essa reserva pode ser utilizada para investir em um imóvel ou programar a aposentadoria, por exemplo.

Uma maneira inteligente de atingir objetivos financeiros é através do consórcio imobiliário, pois a modalidade permite comprar, construir e reformar imóveis. O consórcio é indicado para quem busca uma alternativa para começar a poupar e mostra-se uma oportunidade para a formação de patrimônio.

Outra possibilidade da modalidade é a aposentadoria imobiliária, em que, após a contemplação, os imóveis adquiridos através do crédito do consórcio garantem renda extra vitalícia para um maior conforto e qualidade de vida no futuro. Além disso, com esse valor é possível quitar o plano e repetir a operação.

Faça uma simulação no site da Ademilar e planeje objetivos que caibam no seu orçamento!

Leia também: Como ensinar educação financeira às crianças

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *