Como economizar água no dia a dia

Como economizar água no dia a dia - Ademilar

Segundo a Organização das Nações Unidas, 110 litros de água por dia são suficientes para atender às necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. Porém, no Brasil o gasto diário pode facilmente superar os 200 litros. Ainda de acordo com a ONU, dois terços da população mundial sofrerão com a escassez de água em 2050. Assim, é fundamental repensar os hábitos e ser consciente quanto à utilização dos recursos naturais como também do orçamento da família. Veja algumas formas de fazer a diferença dentro de casa e no condomínio.

Em casa

Reduzir o tempo no chuveiro em 10 minutos pode ajudar a economizar 90 litros de água. Se não conseguir diminuir a duração do banho, vale desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo, neste caso a economia pode chegar a 80 litros.

Enquanto espera a água do chuveiro ou da torneira esquentar, guarde o líquido em um balde ou jarra e o utilize posteriormente para regar plantas, cozinhar ou até mesmo para limpeza.

Em vez de lavar frutas, legumes e verduras sob água corrente, limpe-as usando duas bacias ou tigelas - Ademilar

Em vez de lavar frutas, legumes e verduras sob água corrente, limpe-as usando duas bacias. Em uma delas você pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio ou vinagre e usar a outra para o enxague.

Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida de pratos e talheres usando o guardanapo ou a esponja e prefira limpá-los na pia cheia de água, o que o ajudará a economizar até 15 litros por minuto.

Escolha plantas que consomem menos água, como cactos e suculentas, ou então espécies nativas. Na hora da rega, dê preferência ao período matinal ou ao fim da tarde.

No condomínio

O primeiro passo é fazer campanhas de conscientização através de cartazes e comunicados internos.

O zelador ou o síndico devem realizar inspeções periódicas em busca de vazamentos. O conserto pode representar uma economia de até 20% na conta de água.

O ideal é usar a vassoura em substituição a mangueira (que chega a gastar 280 litros em 15 minutos) para limpar as áreas comuns e a calçada. Se houver espaço, é possível construir reservatórios para armazenar a água da chuva e usá-la para regar os jardins ou fazer a limpeza do prédio.

Enquanto não estiver sendo usada, a piscina deve ser coberta com uma lona - Ademilar

Enquanto não estiver sendo usada, a piscina deve ser coberta com uma lona, ajudando a reduzir a evaporação em até 90%.

Outra ideia sustentável para o seu lar e que ocasiona em redução nas contas do fim do mês são as placas fotovoltaicas, que permitem que a casa utilize da energia solar ao invés da eletricidade, e também ajuda na valorização do imóvel.

Com o consórcio de imóveis da Ademilar é possível se programar para economizar nos custos domésticos em longo prazo utilizando o crédito para a compra e instalação das placas fotovoltaicas. Simule já em nosso site!

Este conteúdo foi originalmente escrito em março de 2018 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Como economizar energia elétrica em casa

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *