Como economizar dinheiro em diferentes fases da vida

Como economizar dinheiro em diferentes fases da vida - Ademilar

Os objetivos e as necessidades mudam a cada fase da vida, mas em comum entre elas está a importância de economizar dinheiro para manter as finanças organizadas.

20 anos

É com o primeiro estágio ou emprego que o jovem dá início a sua vida financeira. Nesta fase, o lema costuma ser “carpe diem”, ou seja, viver o hoje de forma intensa.

Para economizar dinheiro, então, ele deve ter responsabilidade e evitar comprar coisas supérfluas. Gastar menos do que se ganha é outra dica importante: o cartão de crédito pode ser equivocadamente entendido como a extensão do salário, por isso é preciso muita cautela ao utilizá-lo.

O jovem geralmente gasta uma parte considerável do salário com lazer, mas para manter o orçamento em ordem, vale equilibrar as saídas com programas caseiros e também aproveitar os descontos oferecidos por espaços culturais aos estudantes.

Como o hábito de organizar as finanças deve ser adotado desde cedo, o ideal é começar a anotar as entradas e saídas de dinheiro ainda nesta fase. Há vários aplicativos que podem ajudar.

30 anos

Aos trinta, em geral, começam os planos para sair da casa dos pais, comprar um carro ou viajar.

Em relação ao primeiro objetivo, é importante escolher um imóvel que esteja de acordo com a atual condição financeira da pessoa. Um consórcio nesta fase pode ser muito interessante, pois há uma variedade de planos disponíveis, com opções de créditos e parcelas que cabem no orçamento, além da ausência de juros e entrada. Quem ainda mora com os pais pode aproveitar para juntar dinheiro e ofertar um lance, aumentando as chances de contemplação.

No caso de um carro, vale pesquisar bastante e pedir a opinião de familiares na hora da compra. Eles podem indicar o melhor custo-benefício, como um modelo usado, por exemplo.

Já para realizar a viagem dos sonhos é preciso ter disciplina: vale criar um cronograma para definir quanto é necessário juntar a cada mês. Além disso, buscar hospedagens alternativas e viajar na baixa temporada são formas de economizar.

40 anos

Até aqui, muitos objetivos possivelmente já foram conquistados: imóvel e automóvel próprios, a união com a pessoa amada e algumas viagens. Nesta fase o foco costuma ser os filhos e a manutenção dos bens.

Para economizar, é importante ficar atento às compras no supermercado, optando por estabelecimentos populares e ofertas em determinados dias da semana. Para não extrapolar o orçamento, fazer uma lista antes de sair de casa é essencial.

Neste período também pode ser interessante fazer um upgrade de imóvel, buscando um local maior e mais confortável para abrigar toda a família. Novamente o consórcio se mostra um ótimo aliado para quem quer economizar.

60 anos

É importante priorizar as despesas médicas nesta fase, já que elas tendem a crescer. É possível economizar ao buscar programas de fidelidade das indústrias farmacêuticas ou optar por medicamentos genéricos.

Veja também: Como fazer seu dinheiro render até o fim do mês?

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *