Como economizar energia elétrica em casa

Como economizar energia elétrica em casa - Ademilar

O valor da conta de luz está vindo muito alto? Com atitudes simples e algumas mudanças de hábito é possível economizar dinheiro e diminuir o desperdício sem abrir mão do ventilador ou do ar-condicionado nos dias mais quentes.

Banheiro

Não ultrapasse o tempo de 10 minutos de banho e coloque a chave do chuveiro na posição verão, o que ajuda a economizar até 30% de energia. Regularmente, faça a limpeza dos buracos por onde sai a água, para aumentar a vazão. Evite remendos, que desperdiçam energia e podem causar acidentes. Se a resistência queimar, substitua por uma nova.

Cozinha

Abra a porta da geladeira o mínimo possível - Ademilar

Abra a porta da geladeira o mínimo possível, assim o motor não precisa trabalhar dobrado para esfriá-la de novo a cada abertura. Evite guardar alimentos quentes ou armazenados em potes e panelas sem tampa. Se não for possível esfriá-los antes, coloque-os na parte de baixo da geladeira.

Para saber se a borracha da porta ainda está cumprindo bem sua função, faça um teste usando uma folha de papel. Prenda-a na porta: se ela sair com facilidade ao ser puxada, está na hora de trocar a borracha.

Roupas

Junte a maior quantidade de peças possível que podem ser lavadas e passadas de uma só vez. Deixe as roupas mais leves por último. Como elas precisam de menos calor do ferro de passar, podem ser desamassadas com o equipamento desligado, mas ainda quente.

Ar-condicionado

Adquira um aparelho de tamanho condizente com as necessidades do ambiente. Antes de ligar o ar-condicionadofeche portas e janelas. Evite selecionar temperaturas muito baixas, o que forçará o aparelho a trabalhar mais para resfriar o espaço. Se for se ausentar do cômodo por pouco tempo, não desligue o ar. Caso contrário, o equipamento gastará mais energia para resfriá-lo novamente.

Lâmpadas

Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED em vez das incandescentes - Ademilar

Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED no lugar das incandescentes. Ambas têm maior durabilidade, e a de LED não esquenta o ambiente.

Equipamentos eletrônicos

Adquira sempre aparelhos que apresentam o selo Procel. A eletricidade consumida por equipamentos em modo stand by pode representar um aumento de 15% na conta. Quando não estiverem em uso, devem ser retirados da tomada. Se você tem o costume de dormir assistindo à TV, programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

Ao aderir essas sugestões, sua conta de energia vai reduzir significantemente. Confira mais dicas para cuidar da sua casa aqui: Fique bem. Previna-se

Este conteúdo foi originalmente escrito em janeiro de 2018 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Como economizar água no dia a dia

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *