Dia dos Avós: dicas antigas que fazem bem para as finanças

Dia dos Avós: dicas antigas que fazem bem para as finanças - Ademilar

Hoje é comemorado o Dia dos Avós, e a data é muito propícia para refletir sobre hábitos antigos que podem fazer muito bem para as finanças.

Cartão de crédito

Durante a juventude, os pagamentos que seus avós faziam eram em espécie, não havia cartão de crédito. É claro que você não precisa abrir mão desta opção, até porque ela facilita a compra de itens de grande valor e também traz vantagens, como a possibilidade de converter o que foi gasto em milhas para viajar. No entanto, o cartão de crédito exige disciplina, que você aprenda a fazer escolhas e consiga diferenciar desejo de necessidade.

Então, vale fazer o exercício de usar menos o cartão e priorizar as compras à vista, com dinheiro vivo. Assim você consegue controlar melhor o orçamento e ainda tem mais chances de conseguir descontos.

Compras mais difíceis

Gastar dinheiro era mais difícil 60 ou 70 anos atrás. Não havia shoppings a poucos metros de distância e muito menos a possibilidade de fazer compras com um clique.

Por isso, da próxima vez que quiser adquirir algo, tire um tempo para refletir se você realmente precisa daquilo. A facilidade de compra pode incentivá-lo a querer algo, mesmo que não exista real necessidade.

Entretenimento

Antigamente, a diversão dos nossos avós era conversar com os amigos na varanda ou na praça, ouvir rádio e disputar partidas de jogos de tabuleiro e baralho. Esses hábitos nos mostram que não precisamos de muito para nos divertir. Por exemplo: eventualmente, faça programas mais caseiros com seus amigos, sem gastar muito.

“Não adianta chorar sobre o leite derramado”

Você com certeza já ouviu sua avó falar isso, mas alguma vez parou para pensar que o ditado também pode ter relação com o dinheiro?

Ou seja, uma vez que a bagunça está feita, é preciso arrumá-la. Se você gastou mais do que podia, não adianta ficar se lamentando, tente renegociar a dívida ou procurar formas de ganhar dinheiro extra.

Aproveite esta sexta-feira para, além de fazer essas reflexões sobre o seu orçamento, tirar um tempinho para visitar, telefonar ou mandar uma mensagem para os seus avós, eles com certeza vão adorar!

Veja também: Como economizar quando se tem filhos pequenos

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *