Dicas de finanças para as mães solo

Dicas de finanças para as mães solo - Ademilar

Criar os filhos é um grande desafio, principalmente para as mulheres que exercem a maternidade sozinhas. Para ajudar nesta missão, o planejamento financeiro é essencial, garantindo que não falte nada para você nem para a(s) criança(s).

Crie uma rede de apoio

Ser uma mãe solo não significa lidar com tudo sozinha. Lembre-se: com apoio é possível chegar mais longe. Conte com a ajuda de familiares, amigos e vizinhos quando precisar ficar até mais tarde no trabalho ou se dedicar a uma outra tarefa importante.

Busque conhecimento

Uma vida financeira saudável exige conhecimento. Ao estar bem-informada é possível descobrir os investimentos, as formas de economizar e os planejamentos que mais fazem sentido para você. Aqui no blog, por exemplo, você encontra uma série de dicas de economia doméstica para deixar as contas no azul e ainda incrementar a sua renda.

Monte uma planilha

Tenha na ponta do lápis – ou na tela do computador – quanto você recebe e quanto você gasta mensalmente. É só depois desse controle que será possível se planejar, encontrar formas de cortar gastos e também criar metas em pequeno, médio e longo prazo.

Forme uma reserva de emergência

Como o próprio nome sugere, a reserva de emergência serve para dar conta daqueles gastos inesperados. Ela deve conseguir cobrir pelo menos 6 meses dos gastos familiares e com o valor guardado será possível lidar com imprevistos de forma menos estressante.

O ideal é guardar 20% da renda todos os meses para esse fim. Se em um primeiro momento esse valor parecer alto demais, comece com menos, nem que seja com 5% do orçamento, só não deixe de economizar.

Encontre formas de ganhar uma renda extra

Pense em como você conseguiria incrementar o seu orçamento e corra atrás disso. Seria possível negociar um aumento de salário, ou quem sabe transformar o hobby em trabalho extra (fazer brigadeiro para vender, por exemplo)? Outras formas de conseguir uma grana são vender itens que você não usa mais e encontrar trabalhos de fim de semana.

Às compras

Antes de ir ao supermercado, explique para o seu filho que não será possível comprar tudo o que ele quiser. Para tornar a experiência mais agradável para a criança e ainda ensinar lições de dinheiro e responsabilidade, passe uma parte da lista de compras para ela cuidar.

No momento de comprar roupas, dê preferência a brechós e bazares ou participe de grupos de mães nas redes sociais. É possível ainda trocar roupas com amigas ou colegas de trabalho que tenham filhos na mesma faixa etária.

Momentos em família

Crianças valorizam muito aqueles momentos em que a atenção está toda voltada para elas. Se a sua rotina for muito agitada, não abra mão de pelo menos em um dia da semana reservar um tempo exclusivo para os seus filhos. Pode ser a hora da contação de histórias, a sessão de filmes no sofá da sala ou um piquenique no parque. Estes programas, além de aumentarem muito o bem-estar dos pequenos, ainda permitem que vocês se divirtam juntos sem gastar muito.

Faça um consórcio de imóveis

Entre as várias possibilidades do consórcio está garantir o futuro dos filhos. Logo no primeiro ano de vida da criança você pode comprar uma cota e ir pagando as parcelas. Ao ser contemplada, é possível colocar o imóvel para alugar e então o valor da locação ajudará a quitar o plano. Quando seu filho crescer, ele já terá um patrimônio garantido.

Na Ademilar, oferecemos uma grande variedade de planos, com parcelas que se encaixam no seu orçamento. Vale lembrar ainda que o consórcio funciona como uma poupança programada e é uma ótima opção de investimento. Acesse nosso site, faça uma simulação e encontre o plano ideal para as suas conquistas familiares.

Veja também: Planejamento financeiro sem salário fixo

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *