Como ensinar educação financeira às crianças

Como ensinar educação financeira às crianças - Ademilar

Ensinar educação financeira às crianças é fundamental, uma vez que a aprendizagem na infância guiará a pessoa em todas as escolhas na adolescência e na vida adulta. Assim, uma criança que tenha recebido lições sobre dinheiro certamente irá gerir melhor o orçamento no futuro.

Não há uma idade exata para iniciar os ensinamentos. O momento adequado é aquele em que a criança demonstra curiosidade sobre o tema. Veja algumas ideias para abordar a educação financeira com os pequenos.

Passeios e compras

Quando terminar a quarentena, evite que todas as saídas com as crianças resultem em uma compra: o prazer de passear deve ser separado do ato de consumir. Sempre que possível, opte por programas gratuitos e/ou culturais, como um passeio no parque ou uma visita ao museu. E no dia reservado às compraspesquise os preços dos produtos, mostre à criança duas ou três opções do mesmo item e explique as possibilidades financeiras da família.

Poupança

Você pode ensinar o hábito de poupar presenteando a criança com dois cofres. Um deles para guardar o dinheiro voltado a gastos imediatos e outro para algo mais específico e maior.  Mostre como ela deve separar a quantia para cada objetivo.

Mesada

A mesada (ou semanada) é uma ótima forma de treinar a criança a administrar o próprio dinheiro, evitando que gaste sem responsabilidade ao receber o primeiro salário. O valor pode estar associado a pequenas tarefas, o que trará responsabilidade e autonomia.

Objetivos

A criança deve ser estimulada a ter objetivos com o dinheiro. Se o sonho é uma bicicleta, deixe que ela junte o valor necessário, ou pelo menos parte dele, e que compre o produto somente quando o dinheiro for suficiente.

Planilha

Uma das principais dicas para organizar as finanças é anotar todos os gastos: isso também vale para as crianças. Encoraje o seu filho a escrever em um caderno o quanto gastou de sua mesada e a quantia que conseguiu economizar.

Contas

Não basta dizer à criança para apagar a luz quando sair do quarto ou demorar menos no banho: é preciso que ela entenda que uma conta alta reduzirá a renda disponível para um passeio, por exemplo.

Respeito

Todos os produtos adquiridos devem ser respeitados. Ensine o seu filho a não ser displicente com o que compra, como quando ele dá uma mordida em um chocolate e dispensa o resto.

Com as sugestões acima, os pequenos terão a consciência financeira necessária para administrar o dinheiro no futuro. Veja dicas sobre atividades para fazer com as crianças aqui: Fique bem. Previna-se

Este conteúdo foi originalmente escrito em outubro de 2017 e atualizado para conter informações mais completas e precisas.

Veja também: Espaço de leitura para as crianças

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 60 mil clientes e comercializou mais de 14 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *