Dicas Financeiras 30 ago / 2017

Hábitos de consumo que ajudam a economizar

Hábitos de consumo que ajudam a economizar

A crise econômica vem exigindo que os consumidores brasileiros mudem seus hábitos de consumo em busca de saúde financeira. É o que aponta a edição mais recente da Total Retail, que entrevistou 24 mil pessoas em 29 territórios, mil delas no Brasil.

O estudo apontou que o brasileiro tem pesquisado mais antes de comprar, seja frequentando mais varejistas para encontrar as melhores ofertas (63%), seja indo mais vezes às lojas físicas em busca das melhores oportunidades (46%).

Ricardo Neres, sócio da PwC, empresa responsável pela pesquisa, afirma que o que chamou a atenção foi a volta da velha medida de “gastar sola de sapato para procurar os preços mais atrativos. “As pessoas estão frequentando mais as lojas físicas, não para comprar, mas para procurar novas promoções”, comenta.

Além da pesquisa de preços, há outros hábitos de consumo que ajudam a economizar:

Planejar as compras

Dos almoços durante a semana ao smartphone novo, todas as compras devem ser planejadas. Isso evita que uma decisão impulsiva faça sobrar mês no final do salário.

Hábitos de consumo que ajudam a economizar

Negociar

Não tenha vergonha de pechinchar, especialmente se for pagar à vista. Antes de se dirigir ao caixa, converse com o vendedor sobre as condições de pagamento para decidir a mais vantajosa para aquela compra.

Ler o contrato

Muitas vezes, produtos e serviços vêm acompanhados de um contrato. O documento garante que os seus direitos e os da loja ou do prestador sejam protegidos. Por isso, não tenha preguiça, leia-o com atenção. Se alguma cláusula não agradar você, converse com o fornecedor e veja se é possível alterá-la.

Hábitos de consumo que ajudam a economizar

Conhecer seus direitos

O Código de Defesa do Consumidor estabelece, por exemplo, que, em caso de vício na prestação de um serviço (erro na execução que ocasione diminuição do valor ou disparidade em relação à mensagem publicitária), o cliente exija a devolução do dinheiro ou que o serviço seja feito novamente de graça ou por um preço menor. Ter consciência de questões como estas evita que você saia lesado após uma compra.

Veja também: Brasileiros mudam estratégia para compra da casa própria

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 38 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *