O que é e como desenvolver a sua inteligência financeira

O que é e como desenvolver a sua inteligência financeira - Ademilar

Inteligência financeira é um termo que está em alta e vem sendo cada vez mais difundido pelos especialistas em finanças. O conceito foi apresentado inicialmente no livro “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki, lançado no fim dos anos 90. O autor afirmou que a inteligência financeira depende da boa utilização de quatro habilidades:

 

Alfabetização financeira

 

A capacidade de entender os números, lidar com o dinheiro e fazê-lo render.

 

Estratégias de investimento

 

A habilidade de fazer o dinheiro trabalhar para você (e não o contrário).

 

Mercado

 

É preciso entender como ele funciona para não correr riscos ou perder oportunidades.

 

Leis

 

Como tudo deve ser feito de maneira legal, é necessário ter conhecimentos sobre as leis do mercado financeiro, para não cair em armadilhas.

 

Para o professor Fernando Agra, por sua vez, inteligência financeira significa “saber utilizar o dinheiro de maneira equilibrada de forma que ele traga qualidade de vida”. Ou seja, ser inteligente, financeiramente falando, tem a ver com entender as próprias necessidades e desejos e saber alocar o dinheiro com sabedoria.

É importante ressaltar que inteligência financeira não é proporcional ao saldo bancário. Qualquer pessoa, com conhecimento e determinação, pode desenvolver a sua e passar a ter uma relação melhor com o dinheiro e o consumo, para construir patrimônio e evitar o endividamento.

Confira abaixo algumas maneiras de desenvolver a sua inteligência financeira:

 

– Faça o dinheiro render. Para isso, tenha total controle sobre o quanto você ganha e gasta. Ao conhecer o próprio orçamento é possível avaliar se as suas despesas estão de acordo com o seu padrão de vida e alinhadas às suas prioridades. A partir daí você poderá aplicar o seu dinheiro, para que ele se multiplique. Se você procura um investimento rentável e flexível, o consórcio é uma ótima opção.

 

– Entenda que tempo é dinheiro. Ao relacionar estes dois fatores você pensará duas vezes antes de fazer uma compra e também conseguirá se planejar efetivamente para alcançar uma vida financeira mais equilibrada e com mais prazer.

 

– Não seja “Maria vai com as outras”. Não é porque um investimento está “na moda” que ele é indicado para o seu perfil. É sempre mais fácil seguir exemplos do que pensar de forma individual, mas permita-se questionar e encontrar o caminho que funciona melhor para você e os seus objetivos.

Veja também: Defina metas e atinja objetivos com a ajuda do método SMART

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 45 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *