Dicas Financeiras 15 mar / 2019

Os benefícios das compras à vista

Os benefícios das compras à vista - Ademilar

Usar o cartão de crédito frequentemente, sem o devido controle, ainda é uma constante na realidade dos brasileiros. Apesar de ser uma ferramenta muito boa quando usada com cautela, o cartão pode levar muita gente ao endividamento.

Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em conjunto com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que em dezembro de 2018 foram identificados 62,6 milhões de consumidores com alguma conta atrasada e o CPF restrito para contratar crédito ou parcelar compras, um aumento de 4,4% em relação ao final de 2017.

Por isso, as compras à vista são sempre incentivadas por especialistas em finanças e educadores financeiros. Confira abaixo os benefícios deste tipo de aquisição.

 

Você começa o mês seguinte com o salário “mais líquido”

 

Ao dar preferência às compras à vista, você não fica com o salário comprometido pelos próximos meses. Desta forma, economiza os juros das parcelas e também gera mais dinheiro para si, afinal, as lojas costumam oferecer descontos no preço final para as compras à vista.

 

Você cria o senso de planejamento

 

Ao optar por pagar à vista, é preciso guardar a quantia suficiente para quitar o valor final. Para isso é necessário contar com um planejamento financeiro, de forma que a aquisição não comprometa outras contas, como moradia, alimentação e transporte. Com isso, você aprende a planejar melhor o seu orçamento.

 

Você evita o efeito “bola de neve”

 

Geralmente, as pessoas não fazem apenas uma, mas várias compras de forma parcelada. Assim, todos os meses são várias prestações a serem controladas e, caso não sejam pagas, viram uma verdadeira bola de neve. Ao pagar à vista, você evita contrair várias dívidas, decisão importante na hora de organizar as finanças.

 

Você consegue ótimos descontos ao comprar um imóvel

 

Isto é possível para quem adere a um plano de consórcio, afinal, a modalidade proporciona poder de compra à vista. Após a contemplação, com o crédito para a aquisição de um imóvel em mãos, o consorciado consegue negociar melhores preços junto ao proprietário ou construtora.

 

Lembrete: quando não houver desconto, opte pelo parcelamento invertido

 

Esta é uma forma inteligente de usar o cartão de crédito (e assim acumular milhas para viajar, por exemplo) quando a loja não oferecer desconto na compra à vista. Separe o valor total do produto e o deixe guardado na poupança. Todos os meses, saque uma parte dele, equivalente à parcela, para pagar a fatura. Desta forma você não compromete o seu salário e ainda usa o cartão de uma maneira responsável.

Veja também: O que é e como desenvolver a sua inteligência financeira

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 45 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! http://www.ademilar.com.br/

———

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *