Planejamento financeiro sem salário fixo

Planejamento financeiro sem salário fixo - Ademilar

Ter horários flexíveis e ser o seu próprio chefe são algumas das vantagens dos freelancers e profissionais autônomos. Essas formas de trabalho, porém, também têm suas dificuldades, como a falta de benefícios dos assalariados e a variação nos ganhos mensais. Se um planejamento financeiro é importante para quem trabalha com carteira assinada, para aqueles que não têm salário fixo ele é indispensável.

 

Separação de contas

 

Um dos maiores erros cometidos por freelancers e profissionais autônomos é manter apenas uma conta para os gastos pessoais e profissionais. Se você mistura o dinheiro que será usado para manter a sua atividade profissional com aquele usado para as despesas pessoais, ficará muito difícil entender de quanto você precisa para cada esfera da sua vida.

 

Planejamento financeiro profissional

 

Para fazer o controle financeiro profissional é preciso separar o dinheiro recebido em três categorias: salário, custos com o trabalho (internet, deslocamento, aluguel de um coworking para reuniões, materiais, etc.) e reservas para investimentos. Com estes valores em mãos, ficará mais fácil precificar o seu trabalho e entender quanto de lucro ele oferece.

É interessante ainda fazer dois orçamentos, um mensal e outro anual, uma vez que a renda pode variar de acordo com determinados períodos do ano.

 

Fluxo de caixa

 

Essa ferramenta é essencial para controlar as finanças, pois ajuda a identificar os meses em que costumam surgir despesas extras e também deixam você preparado para os períodos em que os rendimentos são mais baixos.

 

Capital de giro

 

Separe uma parte do que você recebe para reinvestir na sua atividade profissional. Assim, quando chegar a hora de fazer um curso ou comprar um novo equipamento, haverá capital de giro para isso.

 

Outras dicas

 

Organização e investimento na carreira também podem influenciar na sua renda. O profissional que se planeja e cria uma lista de prioridades consegue monitorar o tempo gasto com cada tarefa e assim definir com quantas demandas pode se comprometer por vez, sem correr o risco de desperdiçar horas preciosas ou ficar sobrecarregado.

Nos meses em que a procura pelo seu trabalho costuma diminuir, aproveite para se aprofundar nos estudos e obter novas qualificações, que ajudarão você a ser mais valorizado como profissional e, consequentemente, possibilitarão que cobre mais pelos seus serviços.

Veja também: Ganhe dinheiro extra através da internet

—————————————————————————————–

A Ademilar é especialista em consórcio de investimento imobiliário e, desde 1991, já atendeu mais de 40 mil clientes. Para comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos e fazer uma Aposentadoria Imobiliária Ademilar, contamos com uma equipe especializada.

Acesse o site ou agende uma visita! https://www.ademilar.com.br/

———

Sobre a Ademilar

A Ademilar é especialista e pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, desde 1991 já atendeu mais de 50 mil clientes e comercializou mais de 10,5 bilhões em créditos. Se o seu objetivo é comprar, construir, reformar, investir em imóveis, garantir o futuro dos filhos ou fazer uma aposentadoria imobiliária, a Ademilar irá te ajudar a planejar o seu futuro e o de sua família!

Acesse o site e faça uma simulação www.ademilar.com.br

Conheça mais sobre consórcio

2 comentários em “Planejamento financeiro sem salário fixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *